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O período helenístico da arte grega foi de grande profusão nas produções das técnicas de escultura e possuía um princípio canônico desenvolvido por Policleto, tal princípio se preocupava principalmente com:

O ofício da dramaturgia enquanto parte dos elementos formais do teatro, é correto afirmar que sua função corresponde a:

Em uma aula sobre “artes cênicas (teatro)"; voltada para alunos do Ensino Fundamental, o Professor de Artes poderá apresentar a seguinte definição:

“Conversa entre dois personagens. Encaixe de palavras trocadas pelas personagens de uma peça de teatro."

No contexto da temática proposta, o fragmento acima conceitua:

O neoclassicismo foi um movimento artístico (pintura, literatura, escultura e arquitetura) surgido na Europa por volta de 1750, durando até meados do século XIX. Esse movimento teve como objetivo principal resgatar os valores estéticos e culturais das civilizações da Antiguidade Clássica (Grécia e Roma). Dessa forma teve como principal expoente:

Um Professor de Artes que trabalha o conteúdo “o corpo pode ser um instrumento musical” com alunos do Ensino Fundamental, amplia noções e conceitos acerca do seguinte eixo norteador:

Um Professor de Artes que deseja desenvolver o eixo norteador “culturas do Brasil” com alunos do Ensino Fundamental, deverá fazê-lo através do seguinte conteúdo:

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, em 1971, pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a arte é incluída no currículo escolar com o título de:

“O novo movimento nasceu na Alemanha (...) trouxe de volta traços que haviam desaparecido, como o conteúdo reconhecível, a referência histórica, a subjetividade e crítica social. Ressuscitou a imagem, a pintura de cavalete, a escultura entalhada e moldada e a pincelada violenta, personalizada".

O trecho acima, de Carol Strickland (Arte Comentada: da pré-história ao pós-moderno) refere-se ao estilo:

Valorização da cultura greco-romana, racionalismo, antropocentrismo, hedonismo, são características de qual movimento estético?

Na obra de Ana Mae Barbosa (org), “Inquietações e Mudanças no Ensino da Arte", Ivone Mendes Richter trabalha com o conceito de interdisciplinaridade, que, para ela, significa:

Leia o trecho abaixo e assinale a alternativa que se refere ao movimento abaixo :

"Teve maior representatividade entre os anos de 1907 e 1914, mais especificamente na pintura. Seu propósito era decompor, fragmentar as formas geométricas. Investia na subjetividade de interpretação das obras, afirmando que um mesmo objeto poderia ser visto de vários ângulos. Na literatura, caracteriza-se pela representação de uma realidade fragmentada, que é retratada por palavras dispostas simultaneamente, com o objetivo de formar uma imagem. Os principais artistas que representaram esta vanguarda foram: Pablo Picasso, Fernand Léger, André de Lothe, Juan Gris e Georges Braque, na pintura, e Apollinaire e Cendras na literatura."

Sobre o ensino do teatro no ensino fundamental analise as afirmativas abaixo:

I- O teatro, no processo de formação da criança, cumpre não só função integradora, mas dá oportunidade para que ela se aproprie crítica e construtivamente dos conteúdos sociais e culturais de sua comunidade mediante trocas com os seus grupos. No dinamismo da experimentação, da fluência criativa propiciada pela liberdade e segurança, a criança pode transitar livremente por todas as emergências internas integrando imaginação, percepção, emoção, intuição, memória e raciocínio.

II- O professor deve organizar as aulas, oferecendo estímulos por meio de jogos preparatórios, com intuito de desenvolver habilidades necessárias para o teatro, como atenção, observação, concentração e preparar temas que instiguem a criação do aluno em vista de um progresso na aquisição e domínio da linguagem teatral. É importante que o professor esteja consciente do teatro como um elemento fundamental na aprendizagem e desenvolvimento da criança sendo exclusivamente transmissão de uma técnica.

III- Exercícios que vão desde os jogos simples de uma criança imitando um personagem, uma profissão, um animal ou um objeto, até o jogo coletivo, composto de idéias e sugestões de cada um. Os alunos, atuando, encontram-se frente a problemas que necessitam de soluções e que envolvem observação, imaginação, percepção, relacionamento, espontaneidade, equilíbrio, ritmo, entre outros. O modo como cada um aborda e resolve estas dificuldades revela ao educador as tendências e a personalidade do aluno. No decorrer das atividades, o professor poderá distinguir, com facilidade, os superficiais, os espontâneos, os contraídos, os desorganizados, os criativos, os oprimidos, os opressores, enfim, uma gama de tipos humanos característicos.

Assinale alternativa CORRETA:

Leia as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA:

I - A história da arte abrange os tempos, a arte expõe o passado e cria o presente. Ela está ao nosso redor e com ela compomos a história de uma sociedade. Existem objetos do homem que envolve os seus sentimentos, eles são conhecidos como obras de arte. Elas fazem parte da cultura de um povo e são capazes de descrever situações sociais ou não.

II - A arte pode ser definida como produto da criação do homem e de seus valores na sociedade. Dentro dela há múltiplos procedimentos e técnicas empregadas para compor uma obra.

Ela é necessária, faz o homem se comunicar e refletir sobre as questões sociais e culturais.

A educação estética compreende todos os modos de expressão artística e constitui uma abordagem integral da realidade, onde coexistem diferentes manifestações culturais. É a educação dos sentidos, nos quais a consciência, a inteligência e o julgamento das pessoas estão baseados. O ajustamento harmonioso dos sentidos ao meio ambiente, ou ao mundo externo, talvez seja a função mais importante da educação estética. A percepção de um objeto ou fenômeno que instiga a sensação de prazer provoca a fruição ou gozo e a essas sensações damos os nomes de belo, bonito e beleza.

A respeito desse assunto, julgue o item a seguir.

No Brasil, artes plásticas, música e teatro são o núcleo curricular básico da arte-educação.

Com relação a arte e cidadania e a aspectos culturais populares brasileiros nas manifestações populares, julgue o item que se segue.

O termo cultura visual é empregado em referência às visitas a museus, teatros e galerias de arte.

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