O Professor pode apresentar aos seus alunos, os diversos instrumentos musicais existentes. Trata-se de educação musical prevista no currículo de Artes. Observe as imagens a seguir:
Considerando a educação musical e, pela classificação das famílias ou naipes, o instrumento acima apresentado pertence à:
Para ampliar saberes e conhecimentos dos alunos do Ensino Fundamental, o Professor poderá apresentar a seguinte definição:
“É a demão que prepara a superfície a ser trabalhada. Geralmente se usa a base para artesanato, pois foi especialmente formulada para essa finalidade."
No contexto das Artes plásticas, o fragmento acima conceitua:
São considerados os principais pintores do cubismo, EXCETO:
Assinale a alternativa que apresenta todas as cores Terciarias:
Sobre as características do ritmo salsa, marque V para verdadeiro e F para falso.
( ) A salsa é caracterizada pelo movimento quaternário, ou seja, pelo movimento em quatro tempos.
( ) Os movimentos são executados para frente e para trás.
( ) A salsa faz o uso de muitos movimentos com giros.
( ) A salsa é um ritmo que só pode ser coreografado em dupla ou mais.
Assinale a alternativa CORRETA.
Em relação à História do Ensino da Arte no Brasil, assinale a alternativa incorreta.
São atribuições do cargo/função de Educador Social de Artesanato: I. Desenvolver atividades na área do artesanato (com EVA, Madeira, material reciclável, pintura em toalhas e vidros, caixas entre outros), e/ou artes plásticas. II. Aplicar atividades culturais e de lazer. III. Mediar os processos grupais, fomentando a participação democrática dos usuários e sua organização. IV. Registrar a frequência diária dos usuários. V. Acompanhar o desenvolvimento de oficinas e atividades.
Qual foi o movimento artístico que contribuiu, decisivamente, para o surgimento da arte moderna e que se caracteriza, dentre outros, pelo uso de cores fortes, pinturas por manchas largas na formação de grandes planos, cujos artistas se diziam baseados no instinto "selvagem"?
O informalismo e a arte abstrata, surgidos no Brasil no período de 1960 a 1970, estão diretamente ligados a que artistas?
“Em música, a partir dos anos ___, dominou o __________________, que teve à frente o compositor _____________. Embora não tenha sido o primeiro programa de educação musical brasileiro sério, nem o único, pois coexistiu em um emaranhado de tendências diversas, notadamente a escolanovista, esse projeto pretendia levar a linguagem musical de maneira sistemática a todo o país [...]." (Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Arte).
Assinale a alternativa que preenche as lacunas de forma correta:
Desenvolvido pelo compositor alemão Carl Orff, o método Orff utiliza um instrumental especialmente elaborado para crianças, incluindo xilofones, metafones pentatônicos e tambores de pequenas dimensões. Assim, o aluno é levado a construir:
De acordo com a autora Rosa lavelberg, a produção artística é a oportunidade de o aluno testar, conhecer e escolher diferentes cores, formatos, gestos, movimentos corporais e sons. É o momento de mostrar suas escolhas, mudar de ideia, decidir novamente. Portanto, o estudante deve ter a chance de:
A arte é um fenômeno cultural carregado de complexidade e que abre perspectivas para a criação e produção de processos comunicativos, na medida em que favorece:
Chegando a terras brasileiras, o Barroco teve grande presença na região de Minas Gerais, onde recebeu uma série de características que muito o particularizavam. Por se tratar de um tipo de arte que não rompeu radicalmente com o Renascimento, o Barroco expressou a religiosidade católica sem abandonar a exploração dos sentimentos e o emprego de curvas que demarcaram a arte renascentista. No Brasil, tais concepções foram expressas com o emprego de materiais como o(a):
Investigar a dança a partir da cultura corporal de movimento que se estabelece em espaços escolares, é adentrar no universo cultural e social de corpos historicamente construídos e, consequentemente, referir-se: