Um princípio básico de arquivos é o da proveniência, segundo o qual devem ser mantidos reunidos, num mesmo fundo, todos os documentos provenientes de uma mesma fonte geradora de arquivo. Para tanto, as unidades administrativas que irão se constituir em fundos de arquivo devem ser determinadas tendo em vista dois critérios a serem aplicados, que são:
Refere-se ao aspecto de disposição, que deve ser analisado nas instalações de arquivos:
Como se constitui uma comissão de avaliação e destinação e qual a sua tarefa?
Sobre Gestão de Informação, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Alguns processos utilizados para manter os dados organizados incluem rotinas de processamento, armazenamento, classificação, identificação e compartilhamento de registros.
( ) O processo de gestão da informação das instituições públicas devem se alinhar às necessidades de oferta e demanda de informações no segmento onde atua, tendo como referência os objetivos das políticas públicas.
( ) O principal objetivo de uma política de gestão da informação é garantir que todos os dados cheguem às pessoas certas sem que ocorram erros ou problemas de integridade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Em relação a gestão de documentos, assinale a alternativa incorreta
Para arquivar um documento é importante utilizar embalagens que protejam os documentos durante o período em que estarão guardados. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
São atributos exigidos de profissionais do atendimento ao público:
1. Responsabilidade e respeito.
2. Prestar atenção nas pessoas que recebem ou com as quais mantém contato.
3. Prometer alguma coisa mesmo que saiba que não poderá cumprir.
4. Utilizar-se da subjetividade e da discricionariedade na priorização do atendimento ao usuário.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas
Os documentos são constituídos por elementos internos e externos, sendo que alguns teóricos incluem, também, elementos intermediários e de utilização. Quando se classifica um documento em pré-original, original ou pós-original é o mesmo que classificá-lo segundo
O nome dado ao conjunto de ações voltadas para a preservação de um único bem e objetivam a estabilização de danos físicos ou químicos, tendo em conta o não comprometimento da integridade e do caráter histórico do documento, é
Assinale a alternativa que apresenta um exemplo de equipamento de proteção coletiva (EPC), de acordo com as normas de segurança regulamentadas no Brasil.
A atribuição a documentos, ou às informações neles contidas, de graus de sigilo, conforme a Lei n° 12.527/2011, denomina-se
O nome dado ao recurso de comunicação utilizado no processo de microfilmagem, para informar ao pesquisador tanto as imperfeições que existem nos originais microfilmados no rolo, como, também, outros dados considerados importantes, anotados pela equipe durante o preparo, é
É um exemplo de método de arquivamento ideográfico:
A etapa pela qual determinado documento, depois de ser recebido no setor de protocolo, é categorizado como oficial ou particular é conhecida como:
Julgue o item
A digitalização dos documentos destinados ao arquivo morto é importante para possibilitar a inutilização ou incineração desses documentos