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Julgue os itens subsequentes com referência aos sistemas informatizados de gestão arquivística e à microfilmagem de documentos de arquivo.

A captura, o armazenamento, a indexação e a recuperação de todos os tipos de documentos de arquivo são requisitos arquivísticos que caracterizam um sistema informatizado de gestão arquivística de documentos.

Os Arquivos têm ciclo de vida e este é contado a partir da produção do documento e da sua frequência de uso. Depois de destituído dessa vigência, o documento pode ser guardado em função da importância das informações nele contidas. Então, o ciclo pode ser categorizado em três fases ou arquivos:
I- Arquivo Corrente ou de Gestão, também conhecido como de Primeira Idade ou Ativo.
II - Arquivo Intermediário, também conhecido como de Segunda Idade ou Semiativo.
III- Arquivo Permanente, também conhecido como de Terceira Idade ou Histórico.

Agora, de acordo com as afirmativas acima, faça a correta associação.
( ) São os conjuntos documentais custodiados em caráter definitivo, em função do seu valor. O acesso é público.
( ) São conjuntos de documentos estreitamente vinculados aos objetivos imediatos para os quais foram produzidos e que se conservam junto aos órgãos produtores em razão de sua vigência e frequência de uso. São muito usados pela administração.
( ) São arquivos que aguardam, em depósito de armazenamento temporário, sua destinação final. Apresenta pequena frequência de uso pela administração.

A sequência correta é:

Um documento de arquivo só tem sentido se relacionado

De acordo com o Decreto n. 4.073/02, o Sistema Nacional de

Arquivos – SINAR tem por finalidade implementar a política

nacional de arquivos públicos e privados, visando à gestão, à

preservação e ao acesso aos documentos de arquivo. O SINAR

tem como órgão central:

Podemos definir a classificação como a operação que determina

O processo de avaliação de documentos segue procedimentos que visam a alcançar resultados mais amplos, como a elaboração de uma Tabela de Temporalidade de Documentos.
Para elaborar essa tabela é necessário desenvolver as seguintes atividades:

O Gerenciamento de Eletrônico de Documentos – GED é o conjunto de tecnologias utilizadas para organização da informação não estruturada de um órgão ou entidade, que pode ser dividido nas funcionalidades

Na ESAD (G) (2000), o item que trata da História Arquivística objetiva fornecer informação sobre a história da unidade de descrição, que seja significativa para sua autenticidade, integridade e interpretação.

As regras a seguir definem essa questão, à exceção de uma. Assinale–a.

A mensagem de correio eletrônico reconhecida como um documento arquivístico deverá ter qualidades inerentes a esse documento. Essas qualidades estão relacionadas a seguir, à exceção de uma. Assinale–a.

Analise as afirmativas a seguir.
I. A descentralização dos arquivos é um traço característico da administração de arquivos, antes de ocorrer a Revolução Francesa.
II. Após a Revolução Francesa foi reconhecido o direito do público de acessar os arquivos.
III. A Revolução Francesa em nada contribuiu para a centralização ou a descentralização de arquivos.
Assinale:

"Restos humanos que podem ser de um guerrilheiro do Araguaia foram encontrados nesta semana na região conhecida como Tabocão, no Brejo Grande do Araguaia, a 90 quilômetros de Marabá." (Jornal Liberal). Baseados na notícia acima, é correto afirmar que:

Nos procedimentos dos serviços de arquivo transferir documentos da fase intermediaria para a permanente chama-se:

Visando regular os procedimentos a serem observados pela União, Estados, Distrito

Federal e Municípios, quanto ao acesso a informações previsto no inciso XXXIII do

artigo 5º, no inciso II do § 3º do artigo 37 e no § 2º do artigo 216, todos da

Constituição da República, foi editada a Lei Federal 12.527/2011, que prevê,

EXCETO:

A salva-guarda de documentos é uma atividade de extrema importância para as organizações e requer do

secretário conhecimentos acerca da classificação dos arquivos quanto ao estágio de evolução, bem como

os métodos de arquivamento.

Com relação à gestão de documentos, relacione a coluna da esquerda com a da direita.

(I ) Método Alfabético. (A ) Abriga os documentos conservados em razão de valor histórico,

probatório ou informativo.

(II ) Arquivo Permanente. (B ) Dispõe dos documentos que apresentam interesse e são objetos

de consultas, embora os assuntos neles contidos já tenham sido

solucionados. São os arquivos temporários.

(III ) Arquivo Intermediário. (C ) Trata dos documentos que circulam pelos canais decisórios, buscando

solução ou resposta.

(IV ) Arquivo Corrente. (D ) Permite consulta direta, sem necessidade de recorrer a um índice.

Assinale a alternativa que contém a associação correta.

Com os avanços das tecnologias e com o aumento das necessidades administrativas, científicas e jurídicas, vai haver um grande crescimento da documentação gerada. Como consequência, o armazenamento cumulativo e integral dessa documentação nos arquivos torna-se

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