Determinado Design Instrucional foi contratado por uma importante empresa. No seu primeiro mês de trabalho lhe foi solicitado que acompanhasse um curso que acontecia em cinco turmas distintas, cada uma com um professor. Ele observou vários pontos em comum entre os professores – domínio do conteúdo, comprometimento com o curso e abertura para a participação dos alunos. Havia também algumas diferenças entre eles – os slides de alguns estavam mais ergonômicos, alguns tinham dificuldade de respeitar os horários dos intervalos e algumas turmas estavam mais dispersas que outras. Ele notou ainda que apenas um desses professores utilizou em sala de aula outros recursos didáticos além da apresentação de slides e da exposição dialogada do conteúdo. Tendo observado que esse professor foi justamente aquele que obteve melhor avaliação dos alunos, o Design Instrucional contratado deveria incluir em seu relatório uma sugestão de que os demais professores:
A aprendizagem humana pode ser categorizada de diferentes formas. As ações da área de Treinamento, Desenvolvimento e Educação nas organizações estão passando por importantes mudanças, tendendo a considerar cada vez mais a aprendizagem:
De acordo com a Portaria/MP nº 208, de 25 de julho de 2006, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, o Sistema de Gestão por Competência é:
A política e as diretrizes para o desenvolvimento de pessoal da administração pública federal direta, autárquica e fundacional prevê que:
Quando a Administração Pública, ao atuar no exercício de sua discrição, deve obedecer a critérios aceitáveis do ponto de vista racional, em sintonia com o senso normal de pessoas equilibradas e respeitando as finalidades que presidiram a outorga da competência exercida, ela está se submetendo a um princípio que limita os seus poderes. Trata-se do princípio do(a ):
Uma concessão de serviço público compreende a delegação de sua prestação, feita pelo poder concedente, mediante licitação, na modalidade de concorrência, à pessoa jurídica ou consórcio de empresas que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco e por prazo determinado. A forma de extinção de uma concessão que decorre de inadimplemento ou adimplemento defeituoso por parte da concessionária, recebe a seguinte denominação:
Assinale a opção correta, a respeito do ciclo de vida de um processo, de acordo com o BPM CBOK (corpo comum de conhecimentos em gerenciamento de processos de negócio) e a literatura pertinente.
Atualmente, o processo de gestão estratégica de pessoas tem como um dos principais objetivos sustentar o caminho das organizações na direção da visão, missão, objetivos estratégicos e valores organizacionais. Verifica-se, portanto, uma significativa mudança (na gestão de pessoas), passando de uma abordagem tradicional e operacional para uma abordagem moderna e estratégica. É exemplo desse movimento:
Sobre os objetivos e características do Plano Diretor da
Reforma do Aparelho do Estado, implementado nos anos
1990, no âmbito federal, considere:
I. Publicização, que corresponde à assunção, pelo
Estado, dos serviços próprios do denominado
Núcleo Estratégico.
II. Flexibilização, oferecendo aos gestores maior
autonomia e estabelecendo o controle e cobrança
de resultados a posteriori.
III. Desestatização, que compreende a privatização, a
terceirização e a desregulamentação.
Está correto o que consta APENAS em
Considere que determinada organização tenha optado por agrupar suas atividades concentrando em um mesmo órgão aquelas da mesma natureza ou especialidade, contemplando, por exemplo, departamento de contabilidade, de vendas e de pessoal. O critério de departamentalização adotado pela referida organização é:
Fluxograma é uma representação gráfica que apresenta a sequência de um trabalho, através de
símbolos convencionais representando,de forma dinâmica, o fluxo ou a sequência normal do sistema/
processo/trabalho.
No fluxograma parcial ou descritivo, o símbolo abaixo se refere
São consideradas vantagens do fluxograma, EXCETO,
Um órgão público com atuação em todas as unidades da federação é caracterizado pela excelente qualificação, profissionalismo e competência do quadro de funcionários. As equipes de trabalho são coesas e as tarefas fortemente estruturadas. O órgão vem enfrentando pressões no sentido de tornar-se mais efetivo no desempenho de sua missão institucional. A direção do órgão acredita que a melhoria no desempenho passa por uma mudança na cultura da empresa, especialmente no estilo de liderança. Assim, foi iniciado um processo de substituição de líderes orientados para a tarefa por líderes orientados para as pessoas. No contexto descrito, de acordo com as teorias de liderança, é provável que:
Uma organização pública pretende implementar uma técnica de gestão de resultados, mas sabe que, para tal, é necessário um planejamento prévio. Essa organização apresenta como sua finalidade “assegurar acesso à justiça aos cidadãos, com independência, ética e eficiência, visando à paz social”. A declaração acima descreve, para a organização, como é operacionalizado o conceito de:
A fase interna dos processos de compras deve conter alguns
elementos essenciais. A falta de informações pode
comprometer a boa tramitação do pleito, suscitando, em
momentos posteriores, aquisição de objetos em
desconformidade com a real necessidade do órgão
solicitante ou, ainda, questionamentos de instâncias
jurídicas e órgãos de controle. Portanto, o conhecimento da
Lei de Licitações e Contratos (nº 8.666/93) é fundamental.
Com base nela, leia as seguintes afirmativas.
I. Em órgãos públicos, é recomendável a divisão do objeto
em parcelas, quando técnica e economicamente viável,
preservando-se, em cada etapa, a modalidade de
licitação pertencente ao todo. Essa linha de ação visa
harmonizar-se com os princípios da economicidade e da
ampliação da competitividade, e que tem seu
fundamento legal na lei.
II. A Lei de Licitações e Contratos veda a indicação
arbitrária ou subjetiva da marca do bem a ser adquirido.
No entanto, são 3 (três) as hipóteses nas quais a
indicação de marca é permitida: como parâmetro de
qualidade (critérios de comparação); para atender ao
princípio da padronização; e quando for tecnicamente
justificável.
III. O fracionamento de despesa caracteriza-se quando se
divide a despesa para utilizar modalidade de licitação
inferior à recomendada pela legislação para o total da
despesa, ou para efetuar contratação direta. O
fracionamento de despesa é uma prática vedada pela
legislação. No caso do fracionamento de despesa que
resulta em uma contratação direta, o agente
responsável incorre nas penalidades constantes da lei.
Pode-se afirmar que: