Julgue o item seguinte, referente a modelos de gestão pública: o patrimonialista, o burocrático e o gerencial.
O modelo de gestão patrimonialista caracteriza-se pela fusão entre as noções de soberania, pertencente à esfera pública, e patrimônio, concernente à esfera privada.
Julgue o item seguinte, referente a modelos de gestão pública: o patrimonialista, o burocrático e o gerencial.
O modelo gerencial, motivado pela busca de meios capazes de enfrentar a crise fiscal do Estado e torná-lo mais eficiente, surgiu no Brasil na segunda metade do século XX.
Em relação à evolução da administração, julgue o item
A tentativa de implantação do modelo gerencial no Brasil surgiu em um contexto de superavit fiscal no final dos anos 1980, que levou à necessidade de rápidos investimentos por parte do Estado.
A partir da Constituição da República de 1988, o federalismo passou a ser a forma de Estado adotada no Brasil. No federalismo,
No que se refere aos mecanismos e arranjos de governança e financiamento de políticas públicas no Brasil, julgue o item a seguir.
Os arranjos institucionais dizem respeito a estruturas, processos, mecanismos, princípios, regras e normas que influenciam a governança em política pública.
A reforma do Estado Brasileiro, materializada pelo Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (PDRAE), foi responsável por viabilizar o desempenho de atividades estatais por entidades não pertencentes ao aparato estatal, a exemplo das Organizações Sociais.
Assinale a opção que corresponde ao processo descrito no texto.
O processo de abertura comercial no país, iniciado em 1990 com o governo Collor, teve dentre outras consequências a reavaliação do papel do Estado na economia, tornando necessária a implantação de um novo modelo de Administração Pública:
Julgue as afirmativas abaixo sobre os modelos de gestão pública. I. O Brasil, ao longo do seu desenvolvimento, teve quatro modelos de gestão pública, sendo eles: reinado, patrimonialista, burocrático e gerencial também conhecido como nova gestão pública. II. O modelo patrimonialista surgiu na época colonial, perdurando até os anos de 1930 e caracterizou-se como um modelo em que não havia distinção entre o público e o privado. III. O modelo burocrático se consolidou na década de 30, tendo como base a racionalidade, a impessoalidade e a profissionalização e, dessa forma, foi muito eficiente. IV. A nova gestão pública começou a ser consolidada no Brasil em 1992, baseada em modelos já adotados por países como Nova Zelândia, Inglaterra, Suíça e Austrália. V. A nova gestão pública é baseada na eficiência, adotando técnicas da administração privada. Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas.
Com referência à evolução do modelo racional-legal para o paradigma pós-burocrático, julgue o item a seguir.
Contrapondo-se à ideologia do formalismo e à recompensa pelo desempenho, características da boa administração burocrática, o paradigma gerencial fundamenta-se nos princípios da confiança e da capacitação permanente.
Em uma situação hipotética, a Secretaria de Administração de um Estado possui, atualmente, uma estrutura organizacional funcional. Em virtude de recentes metas de qualidade, o Secretário optou por um projeto estrutural baseado em equipes. Com essa decisão, pretende-se obter como principais vantagens:
A respeito da evolução da administração pública brasileira, julgue o próximo item.
Entre os parâmetros norteadores da nova administração pública, destaca-se a adoção de indicadores de desempenho e de controle dos resultados.
No que se refere aos mecanismos e arranjos de governança e financiamento de políticas públicas no Brasil, julgue o item a seguir.
A representação parlamentar reduz a possibilidade de participação da sociedade na gestão da coisa pública.
No que se refere à evolução das teorias da administração e sua aplicabilidade à gestão pública brasileira, julgue o item subsequente.
A nova administração pública (NAP) rompeu com as práticas patrimonialistas e o autoritarismo na gestão pública brasileira.
O empreendedorismo governamental tem origem na desconfiança da população na capacidade de a Administração Pública suprir satisfatoriamente as necessidades dos cidadãos, por meio do uso adequado dos recursos públicos.
As opções a seguir apresentam premissas e recomendações dessa abordagem, à exceção de uma. Assinale-a.
De acordo com o Plano Diretor da Reforma do Aparelho de Estado, um dos fatores para a crise do Estado é o esgotamento da estratégia estatizante de intervenção do Estado. Nos países desenvolvidos, essa estratégia estatizante é simbolizada pelo Estado