Sobre os principais aspectos que envolvem a burocracia na administração pública, de acordo com Matias-Pereira (2008), é correto afirmar, EXCETO:
Antônio Augusto Prates, em sua obra Administração Pública e burocracia estabelece diversas características sobre a Administração Burocrática racional legal. Os itens abaixo fazem parte do rol dessas características EXCETO:
A respeito da evolução da administração pública brasileira, julgue o próximo item.
A nova administração pública se baseia na aplicação do poder racional-legal à gestão pública, seguindo parâmetros weberianos.
A respeito da evolução da administração pública brasileira, julgue o próximo item.
A ênfase em estrutura organizacional é típica das teorias estruturalistas, neoestruturalistas e da contingência, que correspondem a abordagens teóricas desenvolvidas após a década de 70 do século passado.
Com referência à reforma do Estado e à administração pública gerencial, julgue o item subsequente.
A administração pública burocrática é autorreferente, ao passo que a administração gerencial é orientada para o cidadão.
O Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (PDRAE), proposto por Bresser Pereira na década de 90, tinha como foco principal a reforma administrativa do Estado pautada em uma ótica gerencial.
De acordo com o PDRAE, a reforma tinha o intuito de promover, dentre outras matérias:
Após a Grande Depressão, expandiu-se pelo mundo, nos anos 1930, o modelo conhecido por Estado de Bem-Estar. Para os críticos desse modelo, contudo, ele tem como desvantagem o fato de que
A respeito da evolução da administração pública brasileira, julgue o próximo item.
As primeiras teorias da administração, a exemplo da administração científica, focavam em delimitar tarefas e garantir sua execução, enquanto abordagens mais complexas, a exemplo da contingência, focam em elementos ligados ao ambiente de atuação.
Com referência à reforma do Estado e à administração pública gerencial, julgue o item subsequente.
A administração pública gerencial brasileira envolve quatro setores: o núcleo estratégico, as atividades exclusivas do Estado, os serviços não exclusivos do Estado e a produção de bens e serviços para o mercado.
“A Nova Administração Pública ou “revolução gerencial" é um dos movimentos mais recorrentes e atualmente discutidos em todo o mundo, tendo surgido na segunda metade do século XX como alternativa para superar os problemas causados pelas chamadas “buropatologias" estatais associados à incapacidade de os governos atuarem com eficácia, eficiência e efetividade em determinados setores da economia."
Após a leitura deste breve trecho publicado pela Confederação Nacional dos Municípios, assinale a alternativa que apresenta correta relação conceitual com o assunto Nova Administração Pública:
O chefe de departamento da secretaria de educação do município “X", temendo a reprovação de seu filho na disciplina de matemática na escola, oferece ao professor um cargo em comissão na secretaria em troca de uma “ajudinha" na prova. No contexto dos paradigmas da administração pública, essa atitude do chefe de departamento, que percebe o aparelho estatal como instrumento do detentor do poder, pode ser considerada típica do modelo:
De acordo com a teoria liberal da escolha pública, os governos locais devem atuar com independência frente ao governo central, adquirindo a liberdade de arrecadar e alocar recursos de acordo com as necessidades de sua população.
A descentralização fiscal, embora possua algumas vantagens, sofre críticas em relação à possibilidade de
Julgue o próximo item, relativo aos modelos de gestão adotados na administração pública brasileira desde 1930.
A lógica de conceder empregos e benefícios públicos para atender a interesses pessoais e não aos interesses públicos é um traço típico do modelo patrimonialista.
Atenção: A questão refere-se ao Conteúdo Programático de Noções de Administração Geral e Pública.
O modelo de Administração gerencial que se procurou implementar no Brasil a partir do Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado, nos idos de 1995, apresentou o conceito de publicização, consistente
No que se refere aos mecanismos e arranjos de governança e financiamento de políticas públicas no Brasil, julgue o item a seguir.
Considerado um elemento fundamental para o grau de governança democrática, o accountability refere-se à capacidade financeira e gerencial do Estado de implementar políticas públicas.