Não são considerados princípios da nova gestão pública:
O modelo burocrático de Administração pública costuma ser criticado pelo excesso de rigidez; contudo, um outro aspecto deste que costuma ser ressaltado pela literatura consiste na
Os modelos teóricos da Administração Pública mudaram e evoluíram. Hoje, o modelo adotado pela Administração Pública brasileira tem na forma de controle dos resultados seu principal diferencial entre os modelos passados, e é denominado de:
Julgue o item seguinte, referente a modelos de gestão pública: o patrimonialista, o burocrático e o gerencial.
Para obter melhorias no funcionamento do setor público, o modelo de gestão gerencial rompeu princípios burocráticos e alterou a estrutura de funcionamento desse setor.
Julgue o item seguinte, referente a modelos de gestão pública: o patrimonialista, o burocrático e o gerencial.
O modelo de gestão pública gerencial atribuía ao funcionário o exercício do controle, ou seja, a garantia do poder do Estado.
Julgue o item a seguir, referente a abordagens da administração e a aspectos das gestões pública e privada.
A burocratização é um fenômeno típico e exclusivo da administração pública.
Com base na evolução dos modelos de administração pública no Brasil e na reforma do Estado, relacione a coluna 1 com a coluna 2 e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Desde a sua formação inicial, o estado moderno atravessou três séculos de evolução, passando por quatro estágios consecutivos de desenvolvimento. A respeito desses estágios, é correto afirmar que
Um gestor público que adota práticas de gestão autorreferidas, com foco na gestão de processos e com racionalidade absoluta, emprega princípios típicos da administração pública
Com relação à reforma do Estado, julgue o item
O modelo neoliberal‐conservador objetivava reestabelecer o equilíbrio fiscal do Estado e equilibrar o balanço de pagamento dos países em crise.
No que se refere ao Estado gerencial, julgue o item
A questão da transparência é irrelevante no Estado gerencial, pois os fenômenos que enfraquecem a democracia foram solucionados e a confiança no Estado, a legitimidade dos governos e a moral pública reestabelecidas.
A burocracia na gestão pode apresentar um conjunto de disfunções na Administração Pública que justificaram a reforma do estado em diferentes países.
O excesso de burocracia gera nas organizações a
Os modelos de Administração pública que se sucederam apresentam características próprias, que distinguem cada qual dos demais, entre elas
A formulação e implementação de políticas públicas exige uma nova arquitetura na gestão pública. Essa nova arquitetura está fundamentada
A respeito do modelo de excelência em gestão pública, julgue o item seguinte.
O modelo de excelência em gestão pública é uma adaptação dos critérios do prêmio nacional da qualidade (PNQ), voltado para a administração pública.