Com relação à gestão de políticas públicas intersetoriais, julgue o item que se segue.
A fim de atender demandas sociais, a intersetorialidade requer capacidade de negociação e intermediação de conflitos para a resolução de um problema coletivo.
Acerca dos mecanismos governamentais para preservação da priorização do interesse público na gestão pública brasileira, julgue o item que se segue.
A governança pública é um mecanismo para evitar conflitos de agência entre cidadãos (principais) e servidores públicos (agentes).
Com base em conhecimentos relativos à administração geral, julgue o item subsequente.
A reforma administrativa decorrente da CF introduziu o modelo gerencial de administração com a finalidade de dar mais dinamismo e agilidade à ação estatal.
O modelo de administração que admite o cidadão como cliente dos serviços do Estado denomina-se
O processo de burocratização que instituiu um modelo de gestão pública pautado no uso do poder racional-legal e na incorporação da racionalidade técnica e do profissionalismo ocorreu no governo de
Com relação à distinção entre política pública e decisão política, analise as afirmativas a seguir.
I. Uma política pública geralmente envolve mais de uma decisão e requer diversas ações estrategicamente selecionadas para implementar as decisões tomadas.
II. A decisão política corresponde a uma escolha dentre as opções de alternativas conforme a hierarquia das preferências dos atores envolvidos, expressando uma adequação entre os fins pretendidos e os meios disponíveis.
III. Embora uma política pública implique uma decisão política, nem toda decisão política chega a constituir uma política pública.
Está correto o que se afirma em
Constitui(em) característica(s) própria(s) e inovadora(s) do modelo gerencial de Administração pública, que o diferencia(m) dos outros modelos precedentes:
O modelo de administração pública implantado no Brasil, que preza
por impessoalidade, profissionalismo e racionalidade técnica para
combater a corrupção e o nepotismo, ficou conhecido como modelo
Correlacione as tipologias listadas a seguir aos seus respectivos conceitos.
1.Consistem na distribuição de recursos a determinados segmentos da sociedade ou a regiões especificas e, em geral, demandam controle social por meio de conselhos ou de outras formas de participação popular. Não implica em custos diretos (ou diretamente percebidos) para a parcela da sociedade não beneficiada.
2.Destinam-se à definição das “regras do jogo" político, em termos de estrutura e modo de acesso ao poder, bem como as formas de negociação política.
3.Tem o intuito de redistribuir renda e direitos, por meio do deslocamento de recursos das camadas mais privilegiadas financeiramente para as menos (ou economicamente ativas para inativas). Impõem perdas concretas para determinados grupos sociais e ganhos incertos para outros.
4.Normatizam o funcionamento de serviços públicos ou a oferta de recursos públicos. São concretizadas por meio de decretos, portarias, ordens e proibições. As normas produzidas podem tratar a comunidade de forma isonômica ou, por vezes, atender a interesses mais restritos.
( ) Políticas Distributivas
( ) Políticas Redistributivas
( ) Políticas Constitutivas
( ) Políticas Regulatórias
Assinale a opção que mostra corretamente a correlação, de cima para baixo.
A respeito da evolução da administração pública no Brasil, julgue os itens subsequentes.
Os princípios da administração pública gerencial, surgida no fim do século XX, incluem o combate ao nepotismo e à corrupção, por meio do controle rígido dos processos organizacionais e dos procedimentos operacionais, modo mais seguro de combatê-los.
Com relação à administração pública, julgue os itens que se seguem.
No Brasil, a Nova Administração Pública baseava-se no
modelo de administração pública gerencial, que incorpora
práticas da administração de empresas privadas à
administração pública.
É considerado um mecanismo característico da administração gerencial:
O conhecimento do grau de maturidade da gestão de riscos de organizaç es públicas é importante para que sejam feitas recomendações para a melhoria da governança e para a efetividade das políticas públicas. Há diversos modelos de referência (ou framework) para gestão de riscos. Entretanto, há um modelo que introduziu a noção de que controles internos devem ser ferramentas de gestão e monitoração de riscos para o alcance de objetivos, e não apenas para riscos de origem financeira, deixando de lado a função de mero avaliador da conformidade legal das despesas públicas. Esse modelo é conhecido como “Enterprise Risk Management”. A descrição acima refere-se ao modelo de referência apresentado à administração pública no Brasil pelo TCU e criado internacionalmente pelo(a):
Com relação à administração pública, julgue os itens que se seguem.
No modelo de administração pública patrimonial, os bens do
Estado são administrados de forma pessoal, como se
pertencessem ao próprio governante.
As Atividades Acadêmicas Curriculares Complementares devem ser implementadas quando da implantação de um novo projeto pedagógico para o Curso. Porque Atividades Acadêmicas Curriculares Complementares concernentes à pesquisa servem de base para estimular o desenvolvimento de projetos de pesquisa contudo não há necessidade de constar em documento especifico para incentivar a prática do pensamento científico, bem como definir seus procedimentos na IES, principalmente, no que se refere a Iniciação Científica. (ANDRADE;AMBONI, 2003:3) Sobre as duas afirmativas, é correto afirmar que