Na área corporativa, espera-se que osconhecimentos sejam aplicados em conjuntocom as habilidades dos profissionais, e asatitudes empregadas sejam as mais adequadaspara atingir as metas propostas. Leme (2010),diz que a avaliação de conhecimentos,habilidades e atitudes podem ocorrer de quatroformas: autoavaliação, avaliação superior,avaliação conjunta e avaliação de múltiplasfontes. Em relação às formas empregadas paraa avaliação dos elementos no conceito decompetências, assinale a alternativa correta.
O desenvolvimento de competências profissionaistem sido enfatizado pelas organizações como umaforma de obter e assegurar sucesso em mercadoscompetitivos (ROBBINS, 2011). Em relação aodesenvolvimento de novas competências para oséculo XXI, assinale a alternativa incorreta.
Quando o indivíduo comporta-se em um papel dentro das organizações, inter-relacionando-se com os demais indivíduos como um sistema aberto, ele representa o conceito de
O(s) teórico(s) da administração de qualidade que tinha(m) por principal ideia a trilogia da qualidade formadapor planejamento, controle e aprimoramento:
Em uma análise de racionamento de capital, o gráfico que coloca TIRs de projetos em ordem decrescente contra o investimento total em unidades monetárias é trazido
Acerca da qualidade em serviços, analise as afirmativas a seguir:
É correto o que se afirma
A ideia da qualidade pode ser expressa por várias definições, logo, a definição baseada em excelência encontra-se em
Conforme Maximiano (2010), a Teoria Clássica da Administração caracterizava-se pela ênfase na estrutura da organização e na busca pela eficiência, iniciando-se na França, através de Henri Fayol (1841-1925), engenheiro que apresentou suas ideias através de princípios e técnicas.
Sobre esse tema, assinale a alternativa INCORRETA em relação aos princípios defendidos por Fayol.
São declarações escritas sobre as intenções da organização em relação a determinado assunto. Apontam os meios e a forma de alcançar os objetivos principais e quando bem elaboradas e executadas, conduzem a esses objetivos. Marque a opção cujo elemento do planejamento corresponde à definição apresentada.
A respeito da gestão de pessoas, julgue o item.
O índice de turnover indica o grau de horas extras por colaborador em uma organização e é um importante instrumento para medição do clima organizacional.
Em relação à liderança e à motivação, julgue o item.
O modelo de grade gerencial proposto por Blake e Mouton pressupõe que o líder está sempre voltado para dois assuntos principais: as tarefas e as pessoas que executam as tarefas.
No que se refere ao clima e à cultura organizacional, julgue o item.
A cultura organizacional pode ser definida como um conjunto de normas não escritas que orientam o comportamento dos membros de uma organização no dia a dia.
Julgue o item, relativos às modernas técnicas de gestão.
As oportunidades e as ameaças são fatores que ocorrem no ambiente externo, não podem ser controlados pela organização, mas devem ser considerados na elaboração do planejamento estratégico.
A respeito da gestão organizacional, julgue o item a seguir
Pela metodologia BSC (balanced scorecard), um objetivo estratégico que vise à expansão de receitas e ao aumento de valor para os clientes deve ser devidamente classificado na perspectiva interna do mapa estratégico.
No que se refere à gestão da qualidade, julgue:
O programa de qualidade total preconiza que planos, metas e objetivos devem ser de conhecimento apenas
por parte da alta direção.