Princípio adotado pela Teoria das Relações Humanas:
O manual do empregado tem por finalidade
Nos Sistemas de Informação, conhecimento é uma propriedade
A etapa do processo de comunicação, importante porque informa à origem que a mensagem foi recebida e compreendida pelo receptor, é denominada:
O recrutamento é o esforço que a empresa faz para trazer para si novos colaboradores de fontes internas e externas. O recrutamento interno apresenta a seguinte desvantagem para a empresa:
Um Supervisor de primeira linha:
De Chiavenato tem-se que o controle estatístico da qualidade tem por objetivo localizar desvios, erros, defeitos ou falhas no processo produtivo, comparando o desempenho com o padrão estabelecido, o que pode ser feito de três maneiras. Uma dessas três maneiras está apresentada corretamente na alternativa:
A atividade de Sistemas, Organização e Métodos (SO&M) é tipicamente uma função de , no entanto é, para o Analista de Desenvolvimento Organizacional que atua em órgãos de linha uma importante ferramenta de trabalho, que está relacionada diretamente com o alcance dos seus objetivos.Assim, o analista deve:
Para Kotter, a sequência das etapas do
Desenvolvimento Organizacional (DO) está assim
estabelecida:
o industrial francês Henri Fayol é considerado por muitos estudiosos da Administração como o verdadeiro pai da moderna teoria da administração. Fayol enumerou, com base em sua experiência, 14 princípios básicos de Administração. "Lealdade e devoção devem ser conseguidas pelo administrador, mediante uma combinação de interesse humano e justiça ao lidar com os subordinados". A justiça deve prevalecer em toda organização, justificando a lealdade e a devoção de cada funcionário à empresa. Esse princípio recebeu a denominação de:
O Planejamento, em uma organização, pode ser visto de três maneiras diferentes: planejamento estratégico, tácito e operacional. O planejamento estratégico e o estabelecimento de objetivos apresentam algumas etapas. Uma delas é
Assinale a única opção correta.
A gestão da mudança atua em todos os níveis organizacionais e em todas as áreas de negócio.
O primeiro passo está em mudar o comportamento individual para ter condições de mudar o Comportamento organizacional. Relacione a Coluna A, à esquerda, que representa as fases da mudança individual que habilitam a mudança organizacional, na Coluna B, à direita.

Assinale a opção que indica as relações corretas.
Assinale a única opção incorreta.
Acerca dos programas de análise e melhoria de processos, analise as assertivas a seguir classifi candoas como falsas(F) ou verdadeiras(V). Ao final, assinale a opção que contenha a sequência correta.
( ) Os modelos de qualidade, em si, geralmente se concentram no local, no tático e na melhoria de
processos não interligados.
( ) O balanced scorecards fornece a orientação que as organizações precisam para redistribuir seus escassos recursos concentrando-os nos processos mais críticos para a implementação da estratégia.
( ) As relações de causa e efeito no mapa estratégico e os objetivos estratégicos do balanced scorecards enfatizam as melhorias nos processos mais importantes para a execução bem-sucedida da estratégia.
( ) Um conjunto de processos locais melhores, mais rápidos e mais baratos funciona como garantia da
estratégia.