Definimos Unidade de Comando:
Analise as afirmativas sobre a estrutura Funcional: I. A estrutura funcional é a mais usada e conhecida. É a estrutura proposta por Henry Fayol. A empresa deve ser departamentalizada, ter um órgão administrativo e demais departamentos funcionais por especialidades: produção, finanças, marketing, contábil, etc. e cada funcionário deve responder a um único chefe (unidade de comando). Na estrutura funcional cada departamento conta com especialistas na função. II. A estrutura funcional é mais indicada em ambientes mecanicistas, onde as mudanças não são constantes. A especialização é valorizada, os degraus hierárquicos são bem definidos e é sabido o que fazer para galgar funções mais elevadas. A comunicação é facilitada, pois o departamento é formado por profissionais da mesma área e, portanto falam a mesma “língua”. III. Tal abordagem não é indicada para ambientes dinâmicos e em constantes mudanças. A estrutura tem dificuldade em responder de maneira rápida ao mercado. Também existem rachas departamentais, tanto por poder como por dinheiro. A preocupação com o todo não existe, cada departamento se preocupa em cumprir sua função com eficácia e passar a batata quente para frente. Está correto o que se afirma em:
Todos os processos da administração (Planejamento, Organização, Direção e Controle) envolvem tomada de decisões, o que torna o ato de tomar decisões a principal tarefa de todo administrador, seja ele do setor público ou privado. O processo decisório, para resolver problemas e aproveitar oportunidades, realizado de forma estruturada, possui cinco fases principais. São elas:
Em Teorias da Administração, afirma-se que o homem é um individuo flexível, resistente à frustração, capaz de adiar recompensas, com desejo permanente de realização, tem participação simultânea em vários sistemas sociais e variação de papéis sociais. É um indivíduo que consegue lidar de forma adequada com as mudanças rápidas e contínuas. É ainda um homem político, que age estrategicamente para o atingimento de suas metas e objetivos organizacionais. Essa caracterização se refere ao homem do tipo:
Os esforços de marketing de uma organização consistem no conjunto de ações com o objetivo de criar valor para seus consumidores. A criação e captura desse valor é objeto do mix de marketing. Sobre os quatro Ps, assinale a alternativa correta.
As demonstrações financeiras têm como objetivo
proporcionar informação a respeito da posição
patrimonial e financeira, do desempenho e dos fluxos
de caixa de uma empresa. Considerando a análise das
demonstrações financeiras, analise as afirmações
abaixo.
1) Para calcular e analisar a margem operacional
bruta de uma empresa é necessário obter o valor
das despesas operacionais, evidenciado na
demonstração do resultado do exercício.
2) Os indicadores de endividamento permitem ao
analista inferir sobre a origem das fontes de
recursos utilizados para financiar as aplicações de
recursos das empresas.
3) A análise da rentabilidade da empresa pode ser
obtida pela relação do lucro de um período com o
total dos capitais próprios.
4) O índice de liquidez corrente será sempre igual ou
superior ao índice de liquidez seca.
Estão corretas, apenas:
A análise do valor do dinheiro no tempo parte da
compreensão de que a capacidade do poder aquisitivo
da moeda, havendo períodos inflacionários, é
reduzida. Nesse sentido, se um cidadão possui o valor
de R$ 1.000,00 (mil reais) na data de hoje, ele não
conseguirá adquirir um mesmo ativo em um tempo
futuro. Considerando o exposto, analise as
proposições a seguir.
1) O valor futuro corresponde à quantia para a qual
um fluxo ou uma série de fluxos de caixa evoluirá
no tempo, considerando a aplicação de uma taxa
de juros.
2) O valor futuro de uma anuidade constitui uma série
de pagamentos variáveis realizados em intervalos
fixos durante um número não especificado de
períodos.
3) Custo de oportunidade compreende a taxa de
retorno sobre o melhor investimento alternativo
disponível de igual risco.
4) O processo de capitalização envolve quatro
variáveis, a saber: valor presente, valor futuro, taxa
de juros e tempo.
Estão corretas:
A avaliação de desempenho nas organizações possui duas vertentes: técnico/operacional e desenvolvimento/aprendizagem. Um dos métodos de avaliação utilizados pela avaliação de desempenho, com foco no desenvolvimento e aprendizagem, é:
Julgue os itens que se seguem, relativos a aspectos diversos do
processo de planejamento.
Uma organização que apresenta um produto ou serviço com características que os diferenciem dos oferecidos pelo mercado adota uma estratégia de enfoque.
Julgue os itens subsecutivos, relativos a fundamentos de
organização e cultura organizacional.
Uma vantagem da estrutura organizacional com base em produtos ou serviços é garantir o emprego do profissional que é especializado em uma única linha de produtos ou serviços em período de crise.
Julgue os itens subsecutivos, relativos a fundamentos de
organização e cultura organizacional.
Uma estrutura organizacional retrata o formato da divisão e coordenação das atividades dos membros da organização, podendo incluir linhas de autoridade, níveis hierárquicos e amplitude de controle administrativo.
Julgue os itens seguintes, acerca de gestão de pessoas.
A gestão estratégica de pessoas deve servir aos objetivos do negócio da organização por meio do planejamento, da organização, da coordenação e do controle de técnicas capazes de promover o desempenho eficiente das pessoas.
A respeito de comportamento organizacional, julgue os itens
seguintes.
Ao longo do processo de desenvolvimento, as lideranças devem eliminar os conflitos entre os membros das equipes, pois eles prejudicam a coesão e a identificação necessárias ao alcance dos níveis de produtividade exigidos.
Acerca de cultura e gestão de desempenho organizacional, julgue
os itens subsequentes.
Em razão de se fundamentar em crenças arraigadas, atitudes, valores e pressupostos básicos — embora seja observada em artefatos, símbolos, linguagens e normas —, a cultura organizacional não está sujeita à mudança deliberada.
Julgue os itens subsequentes, relativos à gestão de processos
de mudança organizacional.
Evita-se a resistência de gestores mais antigos, que podem sentir seu status quo ameaçado, com a adoção de uma estratégia possível: a transformação dos seniores em agentes de mudança, envolvidos no processo desde o início, tornando-se responsáveis pelo que ocorre na organização.