Segundo a publicação Princípios Básicos da Museologia (COSTA, 2006), a portaria do museu deve abrigar uma recepção. Dentre as responsabilidades da portaria se encontra:
De acordo com a Política de Preservação de Acervos Institucionais (MAST, 1995), a instituição deve elaborar para casos de incêndio, pânico, roubo, vandalismo e acidentes que podem ocorrer aos seus funcionários e usuários, ao seu acervo e ao prédio, um programa específico de:
A Regulação de Sistemas de Saúde contempla um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde, abrangendo: o controle de bens de consumo que, direta ou indiretamente, se relacionem com a saúde, compreendidas todas as etapas e processos, da produção ao consumo; e o controle da prestação de serviços que se relacionam direta ou indiretamente com a saúde. Esse conjunto de ações citado está relacionado com atividades de:
No desenvolvimento da Teoria das Organizações, um importante marco corresponde aos estudos de Henry Fayol, inseridos na denominada Escola Clássica, que, entre outros postulados, aponta o princípio da cadeia escalar, segundo o qual
A Portaria Interministerial Nº 1.677, de 7 de outubro de 2015, define os procedimentos gerais para o desenvolvimento das atividades de protocolo no âmbito dos órgãos e entidades da Administração Pública Federal. Conforme esta Portaria, consideram-se atividades de protocolo:
No processo de evolução da Administração Pública no Brasil, a instituição do Departamento Administrativo do Serviço Público - DASP, situa-se
As estruturas organizacionais comportam diferentes relações formais em seu âmbito interno. Exemplo de tais relações é aquela exercida pelo chefe de um órgão diretamente sobre seus subordinados, a qual se denomina
A respeito do trabalho em equipe, julgue o item subsequente.
Em grupos de trabalho, delegam-se as tarefas entre os colaboradores, ao passo que, em equipes de trabalho, compartilham-se as atividades entre seus membros.
A respeito das abordagens do processo organizacional, da gestão estratégica e da gestão de pessoas, julgue o item a seguir.
O controle, entendido como função administrativa, tem por objetivo monitorar e avaliar atividades, perpassando pelos níveis estratégico, tático e operacional da organização.
Para realizar suas funções, executar seus papéis e buscar uma atuação eficaz, o administrador deve não só desenvolver várias habilidades, requeridas em maior ou menor amplitude em função do nível hierárquico em que atua, mas também fazer o uso delas. No nível estratégico são requeridas em maior amplitude as habilidades relacionadas à capacidade de
A Teoria dos Sistemas considera que
As funções organizacionais constituem sistemas da organização formados por subfunções específicas. É próprio do sistema organizacional responsável pela transformação da matéria-prima, energia e informação em bens e/ou serviços as subfunções de:
As teorias X e Y de McGregor voltam-se ao comportamento humano nas organizações. Na teoria Y, as pessoas são consideradas:
A departamentalização ocorre por intermédio de diversos critérios. Uma delas apresenta as seguintes características: esforço temporário na criação de um produto, serviço ou resultado único e exclusivo; atividades temporárias; atribuições associadas às pessoas; designação de pessoal para outras unidades organizacionais ou novos trabalhos temporários após o término de trabalhos; alto grau de responsabilidade da equipe de execução e, geralmente, ausência de um sistema adequado de comunicação. Essas características são próprias da departamentalização por:
Programas de melhoria em processos podem ser conduzidos de diversas formas (abordagens), dependendo do que se pretende priorizar. Quando a intenção é melhorar os processos de atendimento ao público, a abordagem mais apropriada é aquela focada: