Quando trabalhamos como gestores, a palavra Organização tem dois sentidos, que são apresentados pela literatura e pela prática empresarial. São eles:
Em Administração o Princípio da ___________________ significa “conduzir ordenadamente os pensamentos e o raciocínio, começando pelos aspectos mais fáceis e simples de conhecer para passar gradualmente aos mais difíceis".
A lacuna no texto acima deve ser preenchida corretamente por:
Organização é o processo administrativo que visa à estruturação da empresa, reunindo pessoas e os equipamentos, de acordo com o planejamento efetuado. O processo de organização possui algumas etapas. Não é uma etapa do processo de organização:
Há objeções críticas pelo lado da sociologia industrial e da psicologia empresarial ao princípio da extrema fragmentação do trabalho no taylorismo. O trabalho muito repetitivo é visto como um esvaziamento do conteúdo do trabalho. O gráfico precedente apresenta a conjectura de relacionamento entre o grau de complexidade da atividade e o grau de eficácia do trabalho humano.
Tendo como referência as informações precedentes, julgue o item seguinte, a respeito de ergonomia.
De acordo com o gráfico, quanto mais complexa a atividade, mais eficaz é o trabalho humano.
Julgue o seguinte item, relativo ao sistema de informação hospitalar.
Dados de morbidade, incapacidade, acesso a serviços, qualidade da atenção, condições de vida e fatores ambientais constituem métricas utilizadas na construção de indicadores de saúde.
Julgue o item seguinte, a respeito das ações de marketing nos serviços de saúde.
O marketing hospitalar constitui ferramenta importante para o desenvolvimento das instituições hospitalares e para estabelecer e manter um relacionamento saudável destas com o seu público. Para isso, ele deve procurar atender às necessidades individuais dos clientes e às necessidades coletivas de saúde da população.
Julgue o item seguinte, a respeito das ações de marketing nos serviços de saúde.
Por ser mais eficiente, a estratégia do marketing externo pode substituir a estratégia do endomarketing® com a equipe de trabalho.
A respeito das principais abordagens da administração e suas funções, julgue o item a seguir.
Organização é a função administrativa fundamentada no uso da influência na execução das tarefas essenciais da empresa como um todo.
No que se refere ao planejamento estratégico, à administração por objetivos e ao processo decisório, julgue o item seguinte.
No âmbito da administração por objetivos, a eficácia ganha relevância em detrimento da eficiência.
Julgue o item subsequente, relativo à motivação e liderança, e ao controle.
O controle da ação organizacional objetiva exclusivamente a correção de falhas ou erros existentes.
O Balance Scorecard − BSC é uma das metodologias mais difundidas para implementação de planejamento estratégico no âmbito das organizações públicas e privadas e, na etapa correspondente à análise interna, busca identificar
Quando o administrador atua corrigindo a atuação de seus subordinados, objetivando o atingimento das metas estabelecidas, está desempenhando uma das funções próprias de administrar, correspondente
O Balanced Scorecard − BSC, desenvolvido por Robert Kaplan e David Norton na década de 1990, preconiza o estabelecimento de objetivos estratégicos da organização e a correspondente avaliação sob as perspectivas
A representação gráfica da estrutura de uma organização é conhecida como:
São fatores que interferem negativamente no trabalho em equipe, exceto: