Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 8405 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado

No que se refere ao planejamento estratégico, à administração por objetivos e ao processo decisório, julgue o item seguinte.

O planejamento estratégico enfatiza o longo prazo, é voltado para as relações da organização com seu meio ambiente e envolve toda a organização.

Acerca da estrutura organizacional, dos tipos de departamentalização, da organização informal e da cultura organizacional, julgue o próximo item.

Entre as vantagens da departamentalização por projetos em uma organização incluem-se o foco na integração de esforços e o fato de que esse tipo de departamentalização constitui uma solução inteligente para produtos complexos.

Acerca da estrutura organizacional, dos tipos de departamentalização, da organização informal e da cultura organizacional, julgue o próximo item.

Valores compartilhados compõem um nível da cultura organizacional: são aqueles valores relevantes e importantes para os membros de uma organização que definem as razões pelas quais elas fazem o que fazem.

Os estudos sobre as relações entre autoridade e poder, conforme visto nas organizações, foram em boa parte desenvolvidos por Max Weber (1864-1920). Sabendo da diferença entre poder e autoridade. De acordo com as afirmações, abaixo, em qual delas o poder e a autoridade acontecem ao mesmo tempo?

O sistema Lifo – Life Orientation (Orientação para a vida), criado nos anos 70 pelo psicólogo e consultor norte-americano Allan Katcher, parte da ideia que o ser humano reúne pontos fortes e pontos fracos. O sistema Lifo classifica a conduta das pessoas (e presumivelmente do líder) em quatro categorias, que são:

Considerando os fatores de motivação no trabalho: ( ) Garantia de continuar no emprego. ( ) Sentimento de que faço algo importante. ( ) Preocupação com o salário. ( ) Atmosfera de amizade e cordialidade. ( ) Obrigatoriedade de participar de todos os eventos da empresa. Qual item representa a sequência dos que são verdadeiros e falsos:

São vantagens e fatores condicionantes da participação nos lucros e nos resultados:

No que concerne a cultura e clima organizacionais, julgue o item que se segue.

No caso da cultura da organização ser marcada por um alto nível de incerteza e por uma orientação de curto-prazo, os programas de treinamentos tenderão a ser mais exitosos do que os programas de educação corporativa.

Em relação à satisfação, à motivação e ao envolvimento no trabalho, julgue o seguinte item.

A satisfação no trabalho é um resultado do ambiente organizacional sobre a saúde do trabalhador, determinada prioritariamente por características pessoais dos trabalhadores, pelo ambiente físico e pela estrutura das organizações.

Julgue o item seguinte, referente à gestão da qualidade nas organizações.

O processo contínuo de medição de produtos, serviços e práticas organizacionais refere-se à técnica de melhoria contínua da gestão da qualidade total nas organizações.

Julgue o item que se segue, relativo ao processo administrativo e sua aplicação às organizações da administração pública.

A função administrativa de planejamento define objetivos, metas e a programação de quem fará o que, como e em que tempo.

Julgue o item que se segue, relativo ao processo administrativo e sua aplicação às organizações da administração pública.

A organização que, para seu funcionamento, cria departamentos de marketing, finanças e gestão de pessoas adota o critério de departamentalização por processos.

A respeito da gestão de projetos e processos e da sua aplicação às organizações públicas, julgue o item subsequente.

A adoção da gestão por processos é típica de organizações com estrutura preponderantemente horizontalizada, com muitos departamentos sob o mesmo nível hierárquico.

Em relação às abordagens clássica, burocrática e sistêmica da administração, julgue o item a seguir.

De acordo com a teoria da burocracia de Weber, as organizações formais ou burocráticas apresentam três características principais: formalidade, impessoalidade e profissionalismo.

Julgue o próximo item, relativo aos processos administrativos organizacionais.

As funções básicas da administração são marketing, produção, vendas e finanças.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282