A Teoria da Administração Científica surgiu com os experimentos e a contribuição decisiva de
o industrial francês Henri Fayol é considerado por muitos estudiosos da Administração como o verdadeiro pai da moderna teoria da administração. Fayol enumerou, com base em sua experiência, 14 princípios básicos de Administração. "Lealdade e devoção devem ser conseguidas pelo administrador, mediante uma combinação de interesse humano e justiça ao lidar com os subordinados". A justiça deve prevalecer em toda organização, justificando a lealdade e a devoção de cada funcionário à empresa. Esse princípio recebeu a denominação de:
A respeito das organizações, julgue os itens que se seguem.
A amplitude de controle em uma organização deve ser reduzida nos casos em que o trabalho seja rotineiro, os subordinados, altamente treinados, o administrador, altamente capacitado, os cargos, similares e as medidas de desempenho, comparáveis.
No que se refere à administração geral, julgue os itens a seguir.
Segundo Max Weber, a organização burocrática viabiliza uma forma de dominação racional, que possibilita o exercício da autoridade e a obediência com precisão, continuidade e disciplina.
A análise das organizações do ponto de vista estruturalista é feita a partir de uma abordagem múltipla que leva em conta simultaneamente alguns fundamentos da Teoria Clássica, da Teoria das Relações Humanas e da Teoria da Burocracia.
As alternativas a seguir apresentam aspectos da abordagem múltipla , à exceção de uma. Assinale- a.
A organização é uma combinação de esforços individuais empregados com a finalidade de realização de propósitos coletivos, ao passo que a administração é o processo de conjugar recursos humanos e materiais com o objetivo de atingir determinados fins pretendidos. Com relação a esse assunto, julgue os seguintes itens.
Em administração, eficiência é a comparação entre o que se pretendia fazer e o que efetivamente foi feito, ou seja, quanto mais alto for o grau de realização dos objetivos, mais eficiente será a organização, ao passo que eficácia é a relação entre os resultados alcançados e os recursos que foram empregados, ou seja, quanto mais alto for o grau de produtividade ou economia na utilização dos recursos, mais eficaz será considerada a organização.
Dentro da Teoria Geral da Administração, a função de Planejamento refere-se, especificamente, às decisões sobre
A gestão de pessoal no Brasil pode ser dividida em cinco fases evolutivas, dispostas aqui em ordem alfabética: Administrativa, Contábil, Estratégica, Legal e Tecnicista. A tabela abaixo lista estas cinco fases e cinco características relacionadas a elas.

A alternativa que apresenta a correspondência correta entre cada uma das fases e suas características é:
Com vistas a atingir seus objetivos, cada organização adota uma determinada estrutura organizacional. As teorias Clássica e Neoclássica da Administração reconhecem três tipos tradicionais de organização: linear, funcional e linhastaff. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.
De acordo com Chiavenato (2009), os novos modelos de gestão
consideram dois fenômenos importantes: a existência de
muitos e diferentes elementos e fatores culturais trazidos
às organizações por pessoas de diferentes culturas, e o
grau de diferenças humanas básicas em uma determinada população,
realçando as diferenças individuais das pessoas. Sendo
assim, como são denominados, respectivamente, esses dois
fenômenos propostos?
A administração, essencial para a coordenação de atividades em uma entidade, tem como funções básicas o planejamento, a organização, a direção e o controle. Acerca desses assuntos, julgue os itens seguintes.
O modelo de liderança autocrático é um modelo orientado para a tarefa em que se enfatizam o controle do desempenho dos funcionários e o cumprimento de prazos e padrões de qualidade.
Considerando a distinção entre os conceitos de eficiência e eficácia na Administração, analise as características descritas a seguir, atribuindo ( 1) para eficiência e ( 2) para eficácia. (__) Trabalho realizado corretamente. (__) Realização de tarefas. (__) Resolução de problemas. (__) Treinamento de funcionários. (__) Acerto na solução proposta. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de cima para baixo.
A Teoria da Burocracia enfatiza as seguintes dimensões em seu modelo de gestão:
A aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas na realização de determinadas atividades para atingir a um conjunto de objetivos pré-definidos através da mobilização de recursos técnicos e humanos denomina-se gestão
Fayol foi o primeiro a definir as funções básicas do Administrador. Os princípios apresentados por Fayol foram retrabalhados com contribuições da abordagem neoclássica da Administração. Sobre as funções do administrador, segundo a abordagem clássica, é correto afirmar: