Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 836 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

A Teoria da Administração Científica surgiu com os experimentos e a contribuição decisiva de

o industrial francês Henri Fayol é considerado por muitos estudiosos da Administração como o verdadeiro pai da moderna teoria da administração. Fayol enumerou, com base em sua experiência, 14 princípios básicos de Administração. "Lealdade e devoção devem ser conseguidas pelo administrador, mediante uma combinação de interesse humano e justiça ao lidar com os subordinados". A justiça deve prevalecer em toda organização, justificando a lealdade e a devoção de cada funcionário à empresa. Esse princípio recebeu a denominação de:

A respeito das organizações, julgue os itens que se seguem.

A amplitude de controle em uma organização deve ser reduzida nos casos em que o trabalho seja rotineiro, os subordinados, altamente treinados, o administrador, altamente capacitado, os cargos, similares e as medidas de desempenho, comparáveis.

No que se refere à administração geral, julgue os itens a seguir.

Segundo Max Weber, a organização burocrática viabiliza uma forma de dominação racional, que possibilita o exercício da autoridade e a obediência com precisão, continuidade e disciplina.

A análise das organizações do ponto de vista estruturalista é feita a partir de uma abordagem múltipla que leva em conta simultaneamente alguns fundamentos da Teoria Clássica, da Teoria das Relações Humanas e da Teoria da Burocracia.

As alternativas a seguir apresentam aspectos da abordagem múltipla , à exceção de uma. Assinale- a.

A organização é uma combinação de esforços individuais empregados com a finalidade de realização de propósitos coletivos, ao passo que a administração é o processo de conjugar recursos humanos e materiais com o objetivo de atingir determinados fins pretendidos. Com relação a esse assunto, julgue os seguintes itens.


Em administração, eficiência é a comparação entre o que se pretendia fazer e o que efetivamente foi feito, ou seja, quanto mais alto for o grau de realização dos objetivos, mais eficiente será a organização, ao passo que eficácia é a relação entre os resultados alcançados e os recursos que foram empregados, ou seja, quanto mais alto for o grau de produtividade ou economia na utilização dos recursos, mais eficaz será considerada a organização.

Dentro da Teoria Geral da Administração, a função de Planejamento refere-se, especificamente, às decisões sobre

A gestão de pessoal no Brasil pode ser dividida em cinco fases evolutivas, dispostas aqui em ordem alfabética: Administrativa, Contábil, Estratégica, Legal e Tecnicista. A tabela abaixo lista estas cinco fases e cinco características relacionadas a elas.



A alternativa que apresenta a correspondência correta entre cada uma das fases e suas características é:

Com vistas a atingir seus objetivos, cada organização adota uma determinada estrutura organizacional. As teorias Clássica e Neoclássica da Administração reconhecem três tipos tradicionais de organização: linear, funcional e linhastaff. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.

De acordo com Chiavenato (2009), os novos modelos de gestão

consideram dois fenômenos importantes: a existência de

muitos e diferentes elementos e fatores culturais trazidos

às organizações por pessoas de diferentes culturas, e o

grau de diferenças humanas básicas em uma determinada população,

realçando as diferenças individuais das pessoas. Sendo

assim, como são denominados, respectivamente, esses dois

fenômenos propostos?

A administração, essencial para a coordenação de atividades em uma entidade, tem como funções básicas o planejamento, a organização, a direção e o controle. Acerca desses assuntos, julgue os itens seguintes.


O modelo de liderança autocrático é um modelo orientado para a tarefa em que se enfatizam o controle do desempenho dos funcionários e o cumprimento de prazos e padrões de qualidade.

Considerando a distinção entre os conceitos de eficiência e eficácia na Administração, analise as características descritas a seguir, atribuindo ( 1) para eficiência e ( 2) para eficácia. (__) Trabalho realizado corretamente. (__) Realização de tarefas. (__) Resolução de problemas. (__) Treinamento de funcionários. (__) Acerto na solução proposta. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de cima para baixo.

A Teoria da Burocracia enfatiza as seguintes dimensões em seu modelo de gestão:

A aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas na realização de determinadas atividades para atingir a um conjunto de objetivos pré-definidos através da mobilização de recursos técnicos e humanos denomina-se gestão

Fayol foi o primeiro a definir as funções básicas do Administrador. Os princípios apresentados por Fayol foram retrabalhados com contribuições da abordagem neoclássica da Administração. Sobre as funções do administrador, segundo a abordagem clássica, é correto afirmar:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282