Competências é o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que possibilitam desempenhar determinada função na busca de resultados concretos. Sobre Habilidades, é correto afirmar:
Assinale a alternativa que apresenta o que
constitui o processo administrativo.
Dentro da Teoria Geral da Administração, em nossos dias, há um debate sobre a denominação de uma das funções administrativas. Sugere-se que a consagrada função de Direção seja renomeada como função de Execução. A justificativa para essa alteração é que
Algumas teorias tentam explicar o conteúdo da motivação, dentre elas a Teoria das Necessidades, ou Teoria de Maslow.
Sobre essa teoria, assinale a alternativa incorreta.
De acordo com a Teoria Clássica, a divisão do trabalho processa-se de duas maneiras distintas: vertical e horizontal. A divisão do trabalho no sentido horizontal é denominada
De acordo com Chiavenato (2011., ambiente, pessoa, estrutura
e tarefas são, respectivamente, enfoques principais de quais
teorias da administração?
o nível administrativo conhecido como administração de cúpula ou alta administração, cuja área de eficácia envolve as
decisões sobre fins, a definição dos objetivos da organização e o planejamento estratégico, denomina–se Administração
De acordo com Chiavenato (200), a cultura organizacional,
pode ser comparada a um iceberg, em que, na parte superior,
acima do nível da água, estão os aspectos visíveis e superficiais
que são publicamente observáveis, como as normas
formais que são orientadas para os aspectos operacionais e
de tarefas cotidianas. Na parte submersa, estão os aspectos
invisíveis e profundos, orientados para os aspectos sociais
e psicológicos, como as normas informais e não escritas que
orientam o comportamento dos membros da organização. Assinale
a opção que apresenta uma característica que corresponde
aos aspectos informais e ocultos de uma Organização.
Com relação às abordagens da administração, da clássica à contingencial, julgue os itens a seguir.
A Teoria das Relações Humanas é marcada pela introdução da aplicação de uma abordagem mais humanística na administração das organizações, em que seu foco são as pessoas, e não as tarefas.
No que se refere à administração geral, julgue os itens a seguir.
As ideias e princípios propostos por Winslow Taylor, que liderou o movimento da administração científica, não são empregados atualmente, devido à evolução das relações de trabalho, aos avanços tecnológicos e aos novos modelos de gestão.
Chiavenato (2010) discute funções administrativas e as apresenta ao que denomina de etapas. São elas: Estabelecimento de objetivos ou padrões de desempenho; Avaliação ou mensuração do desempenho atual; Comparação do desempenho atual com os objetivos ou padrões estabelecidos e; Tomada de ação corretiva para corrigir possíveis desvios ou anormalidades. Essas quatro etapas, segundo Chiavenato, referem-se à função administrativa de:
Com relação aos aspectos relacionados à organização, julgue os itens seguintes.
De acordo com o enfoque situacional, tanto no modelo mecanicista quanto no modelo orgânico, as principais variáveis condicionantes da estrutura organizacional são a estratégia, o ambiente, a tecnologia e o fator humano.
O enfoque do processo administrativo define não apenas o processo administrativo, mas também o próprio papel dos gerentes. Fayol indicou os deveres e princípios que devem ser seguidos pelos gerentes para que a administração seja eficaz. Assinale a opção que não apresenta um dos princípios de administração propostos por Fayol.
Sobre a função administrativa de planejamento, afirma-se: I É um processo que começa com os objetivos e define os planos para alcançá-los. II Define onde se pretende chegar, o que deve ser feito, quando, como e em que sequência. III Abrange somente o nível estratégico da organização. IV O seu produto é o plano que proporciona respostas às questões: o que, quando, como, onde e por quem. Está CORRETO somente o que se afirma em:
O Planejamento Estratégico visa ao registro do plano de ação (projetos e melhorias de processos). Para isso, o empreendedor pode fazer uso da Análise SWOT, que permite a realização da análise dos ambientes interno e externo da Organização ao identificar: