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A organização formal é a estrutura de relações profissionais entre pessoas, planejada no sentido de facilitar o alcance de objetivos.
A organização formal é geralmente caracterizada pelo organograma e pelos manuais.
Relacione os principais aspectos retratados pela organização formal às suas respectivas características.
1- Órgãos
2- Cargos
3- Hierarquia de autoridade
4- Tecnologia
( ) Autoridade e responsabilidade previamente definidos.
( ) Diretores, gerentes, supervisores, funcionários, operários.
( ) Departamentos, divisões, seções e setores.
( ) Constrói o modo de realizar o trabalho dentro da organização.
Assinale a opção que mostra a relação correta, de cima para baixo.

Um diretor de uma empresa que atua por projetos tem encontrado algumas dificuldades no relacionamento com suas equipes. Para resolver o problema e conseguir que os projetos sob sua responsabilidade fossem realizados dentro do tempo acordado e com a qualidade necessária, que é um dos diferenciais de sua empresa, contratou um consultor.

O diagnóstico do consultor é que lhe falta liderança, fato identificado nas entrevistas realizadas com os seus funcionários. O diretor indagou, então, do consultor, quais seriam os tipos de liderança e as principais características de cada um deles, para que ele pudesse adequar-se ao estilo que considerasse mais apropriado ao seu perfil e ao seu trabalho.

No estilo de liderança

Uma empresa do setor de energia está passando por uma reestruturação para que possa tornar-se mais competitiva e ágil em relação às demandas do mercado em que atua. O consultor que está conduzindo esse processo identificou alguns elementos que dificultam as mudanças. Esses elementos compõem a cultura organizacional.

A cultura organizacional é composta por três níveis:

A estratégia organizacional deve levar em conta as tendências e forças que mudam o cenário competitivo, de tempos em tempos. Nesse sentido, os gestores devem analisar os fatores que compõem o cenário competitivo atual.

Nesse contexto, qual dos fatores identificados está INCORRETO?

Em relação ao controle nas organizações, julgue os itens que se seguem.

Nas organizações caracterizadas por possuírem culturas hierárquicas fortes, com alto nível de obediência às normas e ao comando, muitas pessoas participam das decisões.

No sentido antropológico do termo, uma cultura é composta por práticas, símbolos, hábitos e comportamentos. Diante disso, julgue os seguintes itens, referentes a cultura organizacional.

Empresas que possuem culturas organizacionais fortes costumam ter baixos índices de rotatividade, uma vez que elas são catalisadoras de mudanças e criam ambientes propícios à diversidade. Diante disso, conclui–se que fusões e aquisições são facilitadas quando envolvem empresas de cultura forte, pois, em geral, seus integrantes se mostram abertos a símbolos, práticas e rituais novos.

As teorias da liderança formam um arcabouço necessário para que

as organizações desempenhem as suas atividades conforme

prescrito em seus objetivos, porém a liderança depende também

de como a organização é constituída, sua cultura, seus esforços

sinérgicos e o planejamento de suas atividades. A respeito desse

assunto, julgue os próximos itens.

A cultura organizacional é representada por um conjunto de valores, crenças e padrões de comportamento, constituindo o núcleo de identidade de uma organização.

A respeito da gestão e do comportamento das pessoas nas organizações, julgue o item subsequente

Enquanto o conceito de eficiência está relacionado aos métodos, processos e rotinas de trabalho, normas de ação e regulamentos, a eficácia se refere aos fins, isto é, aos objetivos pretendidos pela organização.

A autoridade é o direito de dar ordens e o poder de esperar obediência, devendo estar em equilíbrio com a responsabilidade. Em relação à responsabilidade, é correto afirmar que

No planejamento de recursos humanos, a política salarial é uma importante ferramenta para a captação e retenção dos talentos. Uma política salarial apropriada deve, EXCETO:

Um acadêmico, numa situação de trancamento de matrícula, deverá registrar sua solicitação por meio de qual documento?

O planejamento estratégico, uma metodologia criada nos Estados Unidos nos anos de 1960, tem como principal funcionalidade estabelecer a direção a ser seguida pela organização. A respeito do tema, considere:
I. Constitui–se em um processo de construção de consenso, bem como uma forma de aprendizagem organizacional.
II. Envolve a definição da missão, visão e valores da organização, bem como um diagnóstico institucional que identifica os pontos fortes e os pontos fracos da organização.
III. Permite julgar os processos e produtos de acordo com sua efetividade, que constitui o grau de alcance das metas.
Está correto o que consta APENAS em

Com base em gestão da qualidade, julgue os itens seguintes.

Com foco no cidadão, organizações procuram adotar melhores práticas de gestão e representação de serviços públicos, o que orienta as ações estratégicas, táticas e operacionais dos gestores públicos em prol dos benefícios à sociedade.

O planejamento pode ser considerado um processo constituído por uma série de passos, a saber:

1. Desenvolver premissas quanto às condições futuras.
2. Definir os objetivos.
3. Verificar qual a situação atual em relação aos objetivos.
4. Escolher um curso de ação entre as várias alternativas.
5. Analisar as alternativas de ação.
6. Implementar o plano e avaliar os resultados.

Segundo Chiavenato, assinale a sequência correta do processo de planejamento.

Quanto aos tipos de planejamento em função de curto, médio e longo prazos, assinale a alternativa em que os conceitos de planejamento estão corretamente relacionados.

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