No que se refere a liderança, comunicação e controle, julgue os itens subsequentes.
Nos ambientes organizacionais, a comunicação é realizada de maneira padronizada e, por isso, a abordagem para alcançar determinado objetivo será sempre uniforme.
Em uma organização, existem vários fluxos
comunicativos. A comunicação que se processa entre
departamentos, seções, serviços, unidades de
negócios é denominada:
Rebouças (2014) apresenta o conceito de estruturas organizacionais. A respeito disso, a rede de relações sociais e pessoais, que surge da interação das pessoas, caracteriza:
Nesse tipo de departamentalização, tendo em vista sua característica de responsabilidade compartilhada, exigem-se nível de confiança mútua e capacidade de improvisação na solução de problemas. Do ponto de vista evolutivo, surgiu porque as formas tradicionais de organizar as empresas não eram eficazes para lidar com atividades complexas, envolvendo várias áreas do conhecimento científico e com prazos determinados para sua realização. Tais características e vantagens como possibilidade de maior aprimoramento técnico de sua equipe de trabalho, maior desenvolvimento da capacitação profissional, maior especialização nas atividades desenvolvidas, uso adequado dos vários recursos e melhor atendimento aos clientes do projeto referem-se à departamentalização:
Análise a seguir, o conjunto de características de
uma determinada organização
I. Processo decisorial: As decisões são totalmente
delegadas aos níveis organizacionais. Embora o nível
institucional defina as políticas e diretrizes, ele apenas
controla os resultados, deixando as decisões
totalmente a cargo dos diversos níveis hierárquicos.
Apenas em ocasiões de emergência os altos escalões
assumem decisivamente, porém sujeitando-se à
ratificação explícita dos grupos envolvidos.
II. Sistema de comunicações: As comunicações fluem
em todos os sentidos e a empresa faz investimentos em
sistemas de informação, pois são básicos para sua
flexibilidade e eficiência.
III. Relacionamento interpessoal: A formação de grupos
espontâneos permite maior relacionamento entre as
pessoas. As relações interpessoais baseiam-se na
confiança mútua entre as pessoas e não em esquemas
formais (como descrições de cargos ou relações formais
previstas no organograma).
IV. Sistema de recompensas e punições: Há uma ênfase
nas recompensas simbólicas e sociais, embora não
sejam omitidas as recompensas materiais e salariais.
Raramente ocorrem punições, as quais quase sempre
são decididas e definidas pelos grupos envolvidos.
Likert, um expoente da Teoria Comportamental,
considera que a Administração nunca é igual em todas
as organizações, e que pode assumir feições diferentes,
dependendo das condições internas e externas
existentes.
Diante das características delineadas e considerando
a classificação de Likert, a organização supracitada
apresenta um sistema:
De acordo com Robbins (2014), o ato de comunicar envolve o
compartilhamento, assim como a compreensão de significados.
Tendo em vista a comunicação organizacional, relacione os elementos
do processo de comunicação às respectivas descrições.

A sequência correta é
Que ferramenta de Organização de Sistemas e Métodos (OSM) permite à gestão tornar a visão da distribuição das tarefas entre os setores e pontuar a ordem em que as atividades devem ser executadas, viabilizando processos mais ágeis e eficientes?
A estrutura organizacional espelha a criação e a construção de uma arquitetura que propõe o entendimento dos sistemas e dos processos básicos que guiam a organização. A estrutura espelha, portanto, a distribuição de um conjunto de fatores necessários ao adequado funcionamento da organização, EXCETO a distribuição de:
A estrutura de Redes de Comunicação se dá
de três formas distintas: em roda, em cadeia ou em
círculo. A este propósito, considere a representação
gráfica e as descrições abaixo:

1- Nessa rede de comunicação, a influenciação é
lenta, a acuracidade é pobre e a ênfase no líder não
existe.
2- Nessa outra, a influenciação é rápida, a
acuracidade é boa e a ênfase no líder é marcada.
3- Nessa, a influenciação é rápida, a acuracidade é
boa e há muita ênfase no líder.
Assinale a opção que apresenta a correta correlação
entre a representação gráfica e a descrição dos três
tipos de redes de comunicação:
Das situações descritas abaixo, qual não terá atendimento prioritário na recepção onde você está atendendo:
Um gerente recebeu uma avalição negativa do desempenho da
sua equipe. Surpreso com os resultados, ele convocou a equipe,
apresentou os resultados e perguntou como aquilo podia ter
acontecido, se todos os relatórios e informações que recebia dos
subordinados apontavam que as atividades estavam sendo
desempenhadas sem problemas e os resultados estavam sendo
atingidos. Os subordinados reconheceram que muitas vezes
amenizaram as más notícias, para evitar “problemas com o
chefe". Essa atitude dos subordinados indica que ocorreu a
seguinte barreira à comunicação:
Esta questão aborda a temática da comunicação de trabalho. Von Cranach propôs uma formalização que delimita a noção de comunicação de trabalho, distinguindo, de um lado, as informações, e, de outro lado, as interações e as comunicações propriamente ditas. As assertivas a seguir podem ser falsas ou verdadeiras. Identifique com F as FALSAS e com V as VERDADEIRAS. ( ) A comunicação é uma situação particular da interação, definida pela utilização de códigos que podem ser pré-elaborados ou não. ( ) A interação entre homem máquina ocorre quando o aporte de informação é traduzido por uma modificação do comportamento, seja do sujeito, seja da máquina. ( ) As informações emitidas pela máquina e que são recebidas pelo homem são designadas respostas. ( ) As informações podem ser identificadas pelo analista tanto sob seu aspecto quantitativo como sob seu aspecto qualitativo. ( ) A informação é uma unidade pertinente, que um sujeito (ou uma máquina) deduz da observação de um outro sujeito (ou uma máquina). ( ) As informações emitidas pelo homem e que são recebidas pela máquina são designadas sinais. A alternativa que reproduz fielmente a sequência CORRETA dos julgamentos em relação às assertivas acima, de cima para baixo, é:
O diretor de uma empresa afirmou que a maior parte de seu tempo é dedicada à participação em reuniões com stakeholders externos e entrevistas à mídia, informando sobre as atividades, políticas e resultados da organização. O diretor desempenha, principalmente, um papel:
Uma empresa do setor de serviços criou uma área de relacionamento, cujo objetivo é ser um canal direto de comunicação com seus clientes.
Esse canal é o
Comunicar é gerar uma ação em comum. Sobre algumas
ações e definições envolvidas em um processo
comunicativo eficiente e eficaz, analise as sentenças
abaixo, atribua valores verdadeiro (V ) ou falso (F ),
e assinale a alternativa que representa a seqüência
correta de cima para baixo:
( ) Fazer comunicação é comungar, partilhar, tornar comum
a outros: ideias, sentimentos, ações.
( ) Ofertar é outro ato básico da comunicação. Significa
partilhar com o outro algo que é seu, ou que está sobre
seus cuidados.
( ) Ofertar algo que não se tem é inconsequência, e pode
gerar muitos desencontros ao longo de um processo
comunicativo. Nunca devemos ofertar ou prometer
aquilo que não poderemos cumprir.