Julgue os itens a seguir, relativos à gestão de processos para a gestão da qualidade.
O fluxograma, ferramenta comumente utilizada no mapeamento de processos, facilita a visualização do processo e evidencia as relações entre seus elementos ao descrever, graficamente, um processo existente ou um novo processo proposto.
Os principais problemas que comprometem o
desempenho dos emissores no processo de
comunicação são:
1) sobrecarga de informações.
2) codificação incorreta.
3) reação apressada.
4) falta de feedback.
5) desatenção.
Estão corretos, apenas:
Comunicação é considerada uma ferramenta essencial no processo de administração que envolve duas vias que contêm elementos interligados. São eles:
A responsabilidade social se expressa pelo desejo e pelo propósito das organizações incorporarem considerações socioambientais em seus processos decisórios e, como também, responsabilizarem-se pelos impactos de suas decisões e atividades na sociedade e no meio ambiente. Indique qual a alternativa CORRETA que representa a nova Norma de Responsabilidade Social.
Entre as atividades inerentes às rotinas administrativas e financeiras está a de fazer levantamentos de pagamentos e recebimentos, constatar as irregularidades e emitir relatórios parar subsidiar as decisões gerenciais e da chefia. A elaboração de relatórios técnico-gerenciais deve ser cuidadosamente planejada, seguindo algumas etapas básicas (apresentadas a seguir). Identifique a que está incorreta.
Quais são os requisitos básicos para um bom atendimento?
O marketing social pode empregar uma série de táticas para alcançar seus objetivos. Seu processo de planejamento segue muitos passos do processo tradicional para produtos e serviços, sendo um deles a segmentação de público-alvo. No texto acima, o Ministério da Saúde utilizou qual tipo de segmentação?
Vários fatores dificultam a doação de órgãos, a começar pelo fato de o potencial doador não ter manifestado o desejo de doar, que se soma ao medo e desconhecimento da família sobre o procedimento e faz com que a negativa do familiar seja o principal fator de insucesso das captações. Nesse sentido, campanhas de comunicação de marketing no setor público são desenvolvidas. Na mensagem apresentada acima, o objetivo do Ministério da Saúde é o de:
Todas as formas de comunicação estão sujeitas a
dificuldades que comprometem a transmissão, a
recepção e a interpretação da informação e dos seus
significados. São falhas do processo de comunicação:
1) falta de um sistema comum de códigos.
2) complexidade da mensagem.
3) incorreção da linguagem.
4) codificação incorreta.
5) falta de feedback.
Estão corretas, apenas:
A comunicação é essencial para o gradativo alcance da consonância e consistência do comportamento das pessoas nas organizações. Existem três tipos de canais formais de comunicação: as comunicações descendentes, as comunicações ascendentes e as comunicações horizontai (CHIAVENATO, 2005). São exemplos da comunicação descendente: I. implementação de objetivos estratégicos; II. assessoria de staff para os departamentos; III. práticas e procedimentos; IV. problemas e exceções; V. retroação de desempenho. Estão de acordo com a afirmação de Chiavenato apenas as afirmativas
O telefone tocou no meio da reunião de supervisores de que você participava, e o coordenador parou tudo para atendê-lo. Em seguida, desculpou-se dizendo: “Era algo que gritava por atenção porque tem um tempo limite para ser feito”. O que o coordenador quis dizer com esta frase era que se tratava de algo:
No que se refere aos conceitos e às aplicações da gestão do
conhecimento e da gestão por competências, julgue os próximos
itens.
O conhecimento tácito é pessoal, específico ao contexto e de difícil formulação e comunicação; o conhecimento explícito, por sua vez, é transmitido em linguagem formal e sistemática, propiciando ao indivíduo a apreensão de fatos.
O processo que, planeja e executa concepções, preços, promoções e distribuição de ideias, bens e serviços, organizações de eventos para criar trocas que venham a satisfazer objetivos individuais e organizacionais é conhecido por:
A respeito dos processos de comunicação, descentralização e delegação concernentes à liderança administrativa, julgue os itens seguintes.
A coerência entre o discurso e as atitudes do líder tende
a promover o fortalecimento do processo de comunicação.
O processo de aprendizagem é explicado por meio de várias maneiras, segundo Chianenato (2005). Dentre elas, podem ser citadas: I. Condicionamento clássico; II. Condicionamento operante; III. Aprendizagem por observação; IV. Aprendizagem por memorização; V. Aprendizagem por repetição. Estão de acordo com as afirmações de Chiavenato apenas as afirmativas