No que diz respeito a conceitos e tipos de estrutura organizacional, a relações humanas, a desempenho profissional e a desenvolvimento das equipes de trabalho, julgue o item subsecutivo.
As organizações funcionais têm como desvantagem a possibilidade de tornar o chefe um generalista que não pode se especializar em nada.
A abordagem Clássica da Administração tem como base as ideias de dois engenheiros: Frederick Winslow Taylor e Henri Fayol. O primeiro iniciou a chamada Escola da Administração Científica, e o segundo desenvolveu a chamada Teoria Clássica. Sobre essas duas correntes, marque a opção INCORRETA:
Uma das práticas usuais para identificação das forças motrizes que influenciarão determinado cenário é o princípio de Pareto. Assinale a alternativa que apresenta a definição desse princípio.
Bons resultados nos processos de planejamento, controle, aquisição e de movimentação de materiais, além da gestão de fornecedores, podem ser obtidos com análise, identificação das necessidades, planejamento e destinação dos materiais de uma organização, com:
Sobre a problemática que envolve os quatro níveis administrativos na visão de Cury (2005), numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, relacionando o nível administrativo com suas respectivas atribuições e responsabilidades básicas.
COLUNA I
1. Administração de cúpula de produção e administração setorial
2. Administração estratégica
3. Administração funcional
4. Administração de supervisão
COLUNA II
( ) Definição das políticas e estabelecimento de estratégias e diretrizes com lógica de sistema aberto; planos gerais, visando fins.
( ) Definir, a partir dos objetivos setoriais, as metas a serem desenvolvidas pelos órgãos subordinados; planos instrumentais.
( ) Realizar atividades e tarefas com lógica de sistema fechado; planos operacionais.
( ) Traduzir as políticas, estratégias e diretrizes em objetivos setoriais; planos direcionais, visando adequar meios a fins.
Assinale a sequência CORRETA.
É um dos motivos para que um processo seja encerrado:
A mudança organizacional é um processo complexo que altera a relação entre a organização e o seu meio ambiente e pode ocorrer de forma planejada ou não. Em relação às abordagens, assinale a alternativa em que todas se referem à mudança planejada.
Quando analisamos as diferentes teorias da Administração, percebemos maneiras distintas de compreender o indivíduo. Nesse sentido, identifique se as afirmativas a seguir são verdadeiras “V" ou falsas “F" e assinale a sequência correta, de cima para baixo.
( ) A Escola de Relações Humanas teve o grande mérito de revelar uma maior complexidade relativa ao comportamento humano nas organizações, o qual não depende apenas de estímulos econômicos, como diziam os teóricos da Escola Clássica, mas é também influenciado por fatores de ordem social e afetiva.
( ) Os autores da Escola de Relações Humanas têm em comum com os autores clássicos a consideração do homem como um ser passivo, que reage de forma padronizada aos estímulos aos quais é submetido na organização.
( ) O conceito de homem complexo vai além do conceito de “homo social", desenvolvido pela Escola de Relações Humanas. O homem complexo tem necessidades múltiplas, não só as de associação e filiação a grupos informais, como propunha essa escola.
( ) São características do homem social, conforme a Escola de Relações Humanas, necessidades múltiplas e complexas, desejos de autodesenvolvimento e realização e autonomia de pensamento.
( ) O conceito de homem complexo, que embasou o movimento de humanização do trabalho, foi criticado, uma vez que, embora ampliasse a compreensão do indivíduo em comparação às teorias anteriores, pressupunha que o ser humano buscasse sua realização e construísse sua identidade necessariamente nas relações de trabalho.
Quanto aos tipos de organização, julgue o próximo item.
Na organização linha-staff, coexistem órgãos de linha (de apoio e de consultoria) e de assessoria (de execução), mantendo relações entre si.
“Compreende um sistema de avaliação e certificação de qualidade de serviços de saúde, tendo caráter eminentemente educativo e voltado para a melhoria contínua, sem a finalidade de fiscalização ou controle oficial/governamental.” Esta definição está se referindo a:
Na teoria Neoclássica, temos diferentes tipos de organizações. Sobre a organização Linear, que constitui uma forma estrutural mais simples e antiga, assinale a opção INCORRETA, quanto às suas vantagens.
É uma atividade que ocorre na etapa de Planejamento:
Os conceitos de análise de cargos e de descrição de cargos, embora intrinsecamente relacionados, não se confundem, guardando características próprias, tais como I. a análise preocupa-se com as especificações do cargo em relação ao ocupante que irá preenchê-lo, abordando fatores como instrução e habilidades necessárias. II. a descrição relaciona as tarefas, os deveres e as responsabilidades do cargo, ou seja, o seu conteúdo. III. a análise precede a descrição do cargo, sendo a primeira aplicada para cargos novos, nunca ocupados, e a segunda para cargos já existentes, que comportam, assim, a explicitação de suas atribuições. Está correto o que se afirma APENAS em
A transição da Era Industrial para a Era do Conhecimento foi marcada por mudanças estruturais que redefiniram a maneira de conceber a aprendizagem em organizações. Uma dessas mudanças tem relação com as carreiras, que, anteriormente, podiam ser tratadas como estáveis, contínuas e passíveis de um planejamento de longo prazo, mas que se tornaram instáveis e marcadas por descontinuidades. Diante disso, coube ao profissional
Acerca de gestão da qualidade, julgue o item que se segue.
A implantação do downsizing em uma organização tem o inconveniente de promover um aumento no tempo de ciclo de produção.