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O levantamento de necessidades de treinamento é uma forma de diagnóstico que deve se basear em informações relevantes. Para Chiavenato (2009) muitas dessas informações devem ser agrupadas sistematicamente, enquanto outras estão disponíveis aos administradores de linha.

Analise a alternativa que NÃO representa um meio para o levantamento de necessidades de treinamento:

Em um mercado cada vez mais competitivo e inovador, é essencial para a sobrevivência das organizações a existência de uma gestão estratégica. No âmbito empresarial, agir de forma estratégica significa planejar as ações de curto, médio e longo prazo. É saber até onde se quer chegar e quais são os recursos necessários para atingir os objetivos organizacionais. São consideradas os cinco pilares básicos que sustentam a administração estratégica nas organizações:

Em um órgão público, as decisões são concentradas nos níveis mais altos da hierarquia. A direção do órgão gostaria de promover a descentralização das decisões como forma de incentivar a autonomia e a responsabilização dos gerentes. No entanto, a centralização das decisões apresenta vantagens em relação à descentralização, tais como:

A XPTO atua há muito tempo no setor químico, alcançando uma posição de destaque no mercado, apoiada em uma estratégia de liderança em custos. Recentemente, o ambiente em que a empresa atua tornou-se mais dinâmico e complexo, com a entrada de concorrentes e surgimento de inovações nas tecnologias de produção. A XPTO está reformulando sua estratégia, priorizando a inovação em produtos e processos, ao mesmo tempo em que busca estimular a tomada de decisão compartilhada. Para dar sustentação à nova estratégia, a empresa pretende alterar a estrutura atual de funcional para matricial, criando grupos de projetos formados por funcionários das diversas áreas da empresa.

Entre as vantagens da nova estrutura em relação à anterior, encontra-se:

A classe de indicadores mais difícil de ser mensurada, dada a natureza dos dados e o caráter temporal, e que está vinculada ao grau de satisfação ou ainda ao valor agregado, à transformação produzida no contexto em geral, é relacionada com a missão da instituição e que se constitui em uma das dimensões do resultado, é referente à:

Uma das características da organização por processos é medida por um indicador de desempenho. Considerando a informação retirada de uma notícia veiculada no site da CASAN de que “Em 2015 o call center da CASAN realizou uma série de melhorias que proporcionaram mais facilidade de acesso. O tempo médio de espera em uma ligação, que era superior a 90 segundos, em 2014 caiu para 15 segundos em média. E 97% das ligações recebidas são atendidas, sendo que as 3% restantes recebem retorno dos atendentes.”, responda qual é esse indicador.

Levando em conta a técnica Análise de Cenários utilizada no Planejamento Estratégico empresarial, analise as assertivas. I - A técnica antecede a década de 1950, usada durante a segunda Guerra Mundial por militares para mitigar os riscos das investidas e execução das ordens de ataque. II - No final da década de 1970, o planejamento de cenários passou a se fundamentar não apenas em probabilidades, mas em um pensamento causal qualitativo. III - Durante os anos 1980, as organizações foram desenvolvendo suas metodologias de planejamento de cenários usando técnicas de computador. IV - Os cenários são utilizados para avaliação da sensibilidade/risco, avaliação e desenvolvimento de estratégia; ajudam a organização a concentrar-se em diferentes ambientes futuros plausíveis. Estão corretas as afirmativas

A utilização da técnica de fluxograma implica conhecer um

conjunto de símbolos que representam as etapas do processo, as

pessoas ou os setores envolvidos, a sequência das operações e a

circulação dos dados e dos documentos, conforme figura a

seguir.


O losango na figura apresentada significa:

Uma empresa que fabrica equipamentos para usinas

termoelétricas está em processo de expansão para a América

Latina. Para dar suporte a sua estratégia, a competência

“articulação internacional" foi incluída no seu modelo de gestão e

desdobrada em competências de nível individual. Foram

mapeadas as competências individuais e identificados os gaps de

competências que precisam ser desenvolvidas nos planos de

desenvolvimento individuais (PDIs). A primeira rodada de

avaliação mostrou que um número expressivo de funcionários

precisa desenvolver: conhecimentos de espanhol, conhecimentos

do contexto cultural da América Latina e disposição para

cooperar. Tendo em vista os tipos de capacidade que precisam

ser desenvolvidos, são ações de capacitação adequadas:

Julgue os itens a seguir, relativos à gestão de processos para a gestão da qualidade.

O fluxograma, ferramenta comumente utilizada no mapeamento de processos, facilita a visualização do processo e evidencia as relações entre seus elementos ao descrever, graficamente, um processo existente ou um novo processo proposto.

De acordo com 5 funções essenciais da GERENCIA ADMINISTRATIVA podemos definir organizar:

_______________ é uma função da administração responsável pela distribuição de tarefas e recursos pelos membros e unidades da empresa e estabelecimento dos mecanismos de comunicação entre eles, enquanto a _______________ refere-se ao modo como as atividades de uma organização são ordenadas para alcançar um objetivo, bem como específica os papeis, as relações e os procedimentos organizacionais que possibilitam uma ação coordenada de seus membros. Organizar envolve dois aspectos de tomada de decisões antagônicos, mas inter-relacionados: _______________ e_______________. Ela precisa dividir-se em departamentos, se especializar, assim como integrar e coordenar os esforços de todos para atingir seus objetivos. O resultado final desses processos é o ________________. (SOBRAL, 2013) Assinale a alternativa que melhor completa as lacunas.

No desenvolvimento de uma estrutura organizacional, devem-se considerar seus componentes, condicionantes, níveis de influência e níveis de abrangência. São três os componentes da estrutura organizacional: sistema de responsabilidades, sistema de autoridades e sistema de comunicações. A autoridade é o direito estabelecido de se designar o que – e, se necessário, como, por quem, quando e por quanto – deve ser realizado em sua área de responsabilidade na empresa. Sobre autoridade, leia as seguintes afirmativas.
I. A autoridade formal representa a estabelecida pela estrutura hierárquica da empresa, e pode ser delegada pelo superior hierárquico imediato.
II. A autoridade informal é uma espécie de “autoridade adquirida” a qual é desenvolvida por meio de relações informais entre as pessoas da empresa, que o fazem voluntariamente e por deferência à sua posição ou status.
III. A autoridade informal serve para modificar a autoridade formal na determinação do quanto esta terá de aceitação por parte dos vários subordinados nos diferentes níveis hierárquicos da empresa.
Pode-se afirmar que:

São características da gestão por processos os seguintes elementos, EXCETO:

A respeito de comportamento organizacional, julgue os itens

seguintes.

O número suficiente de funcionários e de habilidades, a autonomia e os sistemas de recompensas não garantem o sucesso das equipes, que depende, ainda, do investimento feito pelas organizações no suporte necessário para que essas unidades se tornem eficientes e eficazes.

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