Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 154 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

No que diz respeito à formação ética/moral há também dois modos de conceber a tolerância em relação ao outro. Pode-se tomar um sentido preventivo: não fazer algo ruim, não molestar, não agredir para não sofrer ações recíprocas. Esse modo corresponde, no plano ético/moral, à aceitação cultural. Outra forma é aquela em que o sentido de interdição é retirado, tornando-a propositiva – fazer ao outro o que desejaríamos que ele nos fizesse, acompanhada por questões como: quais são os interesses do outro? De que maneira o outro pode tomar conhecimento dos nossos interesses? Em relação à segunda concepção de tolerância, podemos afirmar que nela há:

Os estágios do desenvolvimento segundo Piaget são:

Piaget dividiu os primeiros anos de vida da criança em dois grandes estágios: o estágio sensório-motor e o estágio pré-operatório. Relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando os estágios às suas características.

COLUNA I

1 - Estágio sensório-motor

2 - Estágio pré-operatório

COLUNA II

( ) Construção dos esquemas de ação iniciais.

( ) Construção da noção de permanência do objeto.

( ) Capacidade de interiorizar suas ações.

( ) A palavra representa um objeto ausente.

Assinale a sequência CORRETA.

Quando Jean Piaget afirmava que “educar é provocar a atividade”, ele queria dizer com isso que a procura e o desenvolvimento do conhecimento se dava:

A busca contínua do equilíbrio está subjacente em todas as interações do organismo e do ambiente, particularmente na cognição. O processo de equilibração gera diferentes estados de equilíbrio correspondentes a cada estágio e refere-se sempre à forma como se coordenam:

Piaget considera que cada fase do desenvolvimento prepara a fase seguinte de tal forma que as aquisições ocorridas em uma fase ou período constituem pré-condição para a seguinte.

Em relação à teoria de Piaget, analise as afirmativas a seguir e assinale V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas.

( ) O primeiro período é designado de pré-operatório e nele a criança é egocêntrica, centrada em si mesma, e não consegue se colocar, abstratamente, no lugar do outro.

( ) No estágio sensório-motor, mais ou menos de zero a 2 anos, a atividade intelectual da criança é de natureza sensorial e motora. A principal característica desse período é a ausência da função semiótica, isto é, a criança não representa mentalmente os objetos.

( ) No estágio das operações concretas, que engloba mais ou menos dos 5 aos 6 anos de idade, a criança já possui uma organização mental integrada, os sistemas de ação reúnem-se em todos integrados, entretanto a criança ainda não é capaz de ver a totalidade de diferentes ângulos.

( ) No estágio das operações formais, mais ou menos dos 12 anos em diante, ocorre o desenvolvimento das operações de raciocínio abstrato, a criança se liberta inteiramente do objeto, inclusive o representado, operando agora com a forma (em contraposição a conteúdo).

A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a

De base dialética, as teorias psicogenéticas, representadas, entre outros, por Jean Piaget (1896-1980) e Vygotsky (1896-1934), chamados teóricos interacionistas, entendem a gênese do comportamento humano na perspectiva interacionista, em que sujeito e objeto interagem em um processo que constrói e reconstrói estruturas cognitivas. Com relação ao exposto, analise as afirmativas a seguir.
I. Piaget sustenta que a gênese do conhecimento está no próprio sujeito, ou seja, o pensamento lógico não é inato ou tampouco externo ao organismo, mas é fundamentalmente construído na interação homem-objeto.
II. Para Vygotsky, o desenvolvimento cognitivo do aluno se dá por meio da interação social, ou seja, de sua interação com outros indivíduos e com o meio e aprendizagem é uma experiência social, mediada pela utilização de instrumentos e signos, de acordo com os conceitos utilizados pelo próprio autor.
III. Para Piaget, a aprendizagem seria uma experiência social, a qual é mediada pela interação entre a linguagem e a ação. Sendo assim, o professor deve mediar a aprendizagem utilizando estratégias que levem o aluno a tornar-se independente.
IV. Para Vygotsky, o desenvolvimento da filogenia humana se dá através de um mecanismo autorregulatório que tem como base condições inatas biológicas e que é ativado pela ação e interação do organismo com o meio ambiente.
V. A teoria piagetiana defende que durante os dois primeiros anos de vida a linguagem tem um papel insignificante no desenvolvimento da criança, tendo em vista que sua forma de agir sobre o mundo e de compreendê-lo são individuais e construídas no plano de ação imediata. A criança se relaciona com o mundo e o elabora por meio dos seus sentidos e movimentos (período sensório-motor).
Estão corretas apenas as afirmativas

Provas: FUNRIO - 2016 - IF-BAIANO - Pedagogo
Disciplina:

Pedagogia

- Assuntos: Piaget


A tirinha acima da Mafalda, criada por Quino, nos remete à noção de como as crianças pensam o tempo. Piaget escreveu

sobre a noção de tempo nas crianças tentando entender como ela ocorre e afirmando que tal noção é

O espaço físico da instituição, além de favorecer a aprendizagem da criança e o desenvolvimento, deve propiciar um local seguro, evitando acidentes. Os acidentes envolvendo crianças representam números elevados nas estatísticas de mortalidade infantil. De acordo com o exposto, relacione adequadamente as faixas etárias às afirmativas a seguir.
1- 0 a 6 meses.
2- 6 meses a 2 anos.
3- 2 a 6 anos.
( ) Os acidentes que acontecem com mais frequência são os traumatismos dentários, intoxicações, afogamentos, acidentes esportivos e automobilísticos e queimaduras.
( ) Os acidentes mais comuns nessa idade são as queimaduras, sufocações, intoxicações medicamentosas, enforcamentos em berços, quedas, ingestão e aspiração de pequenos objetos.
( ) Os acidentes mais comuns são as intoxicações, quedas, traumatismo dentário, choque, cortes e perfurações, ingestão de corpos estranhos, afogamentos, queimaduras com fósforo, panelas e líquidos quentes sobre o fogão.
A sequência está correta em

Acerca de teorias e bases psicológicas de aprendizagem, julgue os itens que se seguem.

Piaget considera que a aprendizagem depende do desenvolvimento cognitivo e que as crianças têm papel ativo na construção de seus conhecimentos.

O Construtivismo é uma posição compartilhada por tendências de pesquisa psicológica e educativa com foco em como a inteligência é construída. Considera que mais importante do que uma resposta pronta é a reflexão sobre como todo esse conhecimento ajuda o professor a compreender seu aluno e a planejar suas aulas. Sobre o Construtivismo, é correto afirmar:

Os estágios de desenvolvimento cognitivo definidos por Jean Piaget são:

Acerca das ideias de Piaget e Vygotsky, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) Vygotsky rejeitou a ideia de funções mentais fixas e imutáveis, trabalhando com a noção do cérebro como um sistema aberto, de grande plasticidade, cuja estrutura e modos de funcionamento são moldados ao longo da história da espécie e do desenvolvimento individual. ( ) Piaget postulou que o homem normal não é social da mesma maneira aos seis meses ou aos vinte anos de idade e, por conseguinte, sua individualidade não pode ser da mesma qualidade nesses dois diferentes níveis. Contudo, afirmar que o homem é ser social não significa optar por uma teoria que explique como este “social” interfere no desenvolvimento e nas capacidades da inteligência humana. ( ) As concepções de Vygotsky sobre o funcionamento do cérebro humano fundamentam-se em sua ideia de que as funções psicológicas superiores são construídas ao longo da história social do homem. Na sua relação com o mundo, mediada pelos instrumentos e símbolos desenvolvidos culturalmente, o ser humano cria as formas de ação que o distinguem dos outros animais. ( ) Piaget postula que a coação representa o tipo dominante na vida da criança pequena e representa uma etapa obrigatória e necessária na socialização da criança. Todavia, se somente houvesse coação, não se compreenderia o desenvolvimento das operações mentais. A sequência está correta em

Assinale a alternativa que identifica os fatores apenas da fase operacional, de acordo com a teoria de Piaget.

Se um brinquedo é colocado no campo visual do bebê e depois escondido por uma tela na frente do brinquedo, o bebê não procura mais pelo objeto por entender que ele continua a existir mesmo estando fora do seu campo de visão. Assinale a alternativa que condiz com essa teoria de Piaget e o desenvolvimento do bebê

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282