Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 154 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

Conforme algumas pesquisas psicogenéticas, pesquisadores concluíram que o ensino da Matemática é beneficiado por um trabalho de incidisse no desenvolvimento de estruturas de pensamentos lógicos-matemáticos, ou seja, podendo ser considerado experiências-chaves, para o processo de desenvolvimento: Verifique a questão CORRETA.

Segundo Piaget, o conhecimento é a equilibração/ reequilibração entre assimilação e acomodação, ou seja, entre os indivíduos e os objetos do mundo. Assinale a alternativa CORRETA sobre assimilação:

São tendências pedagógicas:

I- Epistemologia genética de Piaget;
II- Teoria sócio-cultural de Vygotsky.

Sobre os itens acima:

Para Piaget, o desenvolvimento intelectual divide-se em três estágios, sendo eles a:

Segundo a teoria desenvolvida por Jean Piaget da psicologia genética, a relação entre o professor e o aluno frente à aprendizagem deve ser dirigida por:

Piaget construiu a sua teoria cognitiva epistemologia genética na articulação de dois conceitos: Epistemologia (estudo dos conhecimentos) e Gênese (origem), estrutura sua teoria fundamentando seu estudo científico a partir de três vertentes, a dimensão biológica, a interação dos fatores sujeitomeio e o construtivismo psicogenético. Assinale a alternativa CORRETA sobre interação dos fatores sujeito-meio em relação ao conhecimento:

Para Piaget, os humanos passam por quatro fases de desenvolvimento de sua inteligência. São características do Período das operações concretas, EXCETO:

De acordo com Piaget, o processo de desenvolvimento cognitivo requer que o indivíduo faça uma adaptação as informações provenientes do meio ambiente e as intelectualize por processos complementares de acomodação e assimilação. Este processo de aquisição de informações visando ao desenvolvimento cognitivo das crianças se organiza nas seguintes fases:

As metodologias e os recursos didáticos lúdicos podem ser utilizados nas diversas fases e idades dos seres humanos para ampliar e potencializar a aprendizagem, por mobilizarem os esquema mentais. Baseado nas concepções aprendizagem de Piaget, existem três categorias de jogos e, dentre estas, os jogos simbólicos estimulam a assimilação do mundo físico e simbólico pelo aluno. Com relação a estes jogos, assinale a alternativa CORRETA:

Leia o trecho com atenção.
I- Biólogo, Piaget definiu a inteligência como uma das manifestações da vida, isto é, uma forma de adaptação, sendo a ação o modo de interação do homem com o meio;
II- Isto significa que em todos os níveis do desenvolvimento, uma conduta cognitiva é uma ação interiorizada, cuja função é a adaptação do sujeito a seu meio pela subjetividade;
III- Este desenvolvimento é contínuo, sua continuidade encontra-se, por um lado, na noção de ação e, por outro, na de função: através de processos de assimilação e acomodação, o sujeito vai, pouco a pouco, coordenando suas ações num nível de complexidade estrutural cada vez mais alto. (Soares, Maria Vilani)
.
Dentro do contexto apresentado, considera-se correta a alternativa:

Para Piaget, o processo de assimilação se refere à tentativa feita pelo sujeito, de solucionar determinada situação, utilizando uma estrutura mental já formada, isto é, a nova situação ou o novo elemento:

Para Piaget o aparecimento da linguagem se dá na superação do estágio sensório-motor, em torno dos 18 meses, onde acontece o desenvolvimento da:

Piaget considera que a criança se desenvolve por um processo maturacional onde está relacionada com experiências que são adquiridas em contato com seu meio, ou seja, todo desenvolvimento infantil passa por etapas em seu desenvolvimento, porém sofre influências do meio para que os aspectos biológicos se desenvolvam. Nesse sentido, é necessário que ocorra alguns processos de aprendizagem, sendo eles:

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas abaixo:

Segundo Piaget, no estágio ____________________ o declínio do egocentrismo passa a ser mais visível. A linguagem se torna mais socializada, a criança é capaz de levar em conta o ponto de vista do outro, assim objetos e pessoas passam a ser mais bem explorados nas interações das crianças. Surge a capacidade de fazer análises lógicas. A criança começa sucessivamente a compreender a conservação das quantidades, do peso e do volume.

A teoria piagetiana sobre o desenvolvimento ocorre através de três princípios. Sobre isso, analise as seguintes afirmações:

I – Equilibração é um esforço para manter um balanço ou equilíbrio estável.

II – Estruturas também são chamadas de arranjos.

III – Organização é a tendência de criar estruturas cognitivas cada vez mais complexas.

IV – Adaptações é o termo que descreve como a criança lida com informações antigas, pois as novas são descartadas.

Agora, assinale a alternativa CORRETA:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282