Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 154 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

Segundo a teoria das fases do desenvolvimento de Jean Piaget, a fase pré-operatória é responsável pelo surgimento:

Para trabalhar com atividades que envolvam hipóteses e abstrações na resolução de problemas, estimulando o raciocínio hipotético dedutivo, é preciso que, de acordo com os estágios do desenvolvimento de Piaget, a criança esteja na etapa:

Piaget sempre deixou claro que sua opção metodológica por estudar a criança não era casual, mas sim para elaborar uma teoria geral da origem e evolução da inteligência humana. Então, afirma que a relação sujeito-objeto é dialética, pois na medida em que o sujeito determina o objeto, é também determinado por ele, transformando esta relação numa via de mão dupla e rompendo de vez com a epistemologia clássica. Entretanto, para que essa relação de dupla determinação aconteça, é preciso a ação conjugada de dois esquemas de ação, que são:

Com base nos pressupostos de Piaget analise as afirmativas abaixo:

I - Concebe a criança como um ser passivo.

II - O pensamento aparece antes da linguagem.

III - Minimiza o papel da interação social.

IV - Privilegia a maturação biológica.

Está correto o que se afirma em:

Em relação á epistemologia genética a teoria da equilibração coloca que os sujeitos tornam-se reflexivamente conscientes do equilíbrio do conhecimento somente quando ele está em desequilíbrio, sendo assim equilíbrio cognitivo tem como componentes fundamentais: assimilação e acomodação: Sobre assimilação é CORRETO afirmar:

Assinale a alternativa INCORRETA em relação a construção do conhecimento segundo Piaget.

A criança constrói o conhecimento na sua interação com o objeto, entendido como o seu próprio corpo, as coisas, as pessoas, os animais, a natureza, os fenômenos do mundo físico em geral. Ao nascer, cada criança apresenta processos internos que lhe possibilitam a aprendizagem, mas que resultam em desenvolvimento a partir, essencialmente, da sua experiência com o meio e das condições que o meio lhe oferece para isso. O trecho acima refere-se a uma concepção de:

Dentre as várias teorias de aprendizagem, Piaget é um dos mais estudados quando falamos do desenvolvimento da criança. Assinale a opção CORRETA sobre sua teoria:

Uma abordagem educacional que preze pela importância do raciocínio lógico-matemático, valorizando uma prática reflexiva e dedutiva deve ser considerada uma abordagem de uma tendência:

O equilíbrio entre os momentos de acomodação e assimilação, segundo a teoria de Jean Piaget, é entendido como a modificação de algo para as qualidades de outra coisa, ou melhor, quando a criança passa de um certo nível de conhecimento para outro mais complexo. Futuramente passou a receber o nome de equilibração, porém em sua origem levava o nome de:

Leia com atenção:

I- Para Piaget o pensamento da criança evolui com a linguagem e dela depende;

II- Para Bruner o desenvolvimento da linguagem acontece paralelamente ao do pensamento, caminha em paralelo com a lógica.

Sobre os itens acima:

A adaptação é a essência do funcionamento intelectual, assim como a essência do funcionamento biológico. É uma das tendências básicas inerentes a todas as espécies. As estruturas cognitivas se modificam por meio de diferentes processos de adaptação. Esse processo de adaptação é então realizado sob duas operações:

Os jogos coletivos de regras, para Piaget, são paradigmáticos para:

É incorreto afirmar a respeito do conceito de acomodação para Piaget:

Durante o estágio das operações concretas, segundo Jean Piaget em sua teoria sobre o desenvolvimento infantil, a criança passa a adquirir:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282