Segundo a teoria das fases do desenvolvimento de Jean Piaget, a fase pré-operatória é responsável pelo surgimento:
Para trabalhar com atividades que envolvam hipóteses e abstrações na resolução de problemas, estimulando o raciocínio hipotético dedutivo, é preciso que, de acordo com os estágios do desenvolvimento de Piaget, a criança esteja na etapa:
Piaget sempre deixou claro que sua opção metodológica por estudar a criança não era casual, mas sim para elaborar uma teoria geral da origem e evolução da inteligência humana. Então, afirma que a relação sujeito-objeto é dialética, pois na medida em que o sujeito determina o objeto, é também determinado por ele, transformando esta relação numa via de mão dupla e rompendo de vez com a epistemologia clássica. Entretanto, para que essa relação de dupla determinação aconteça, é preciso a ação conjugada de dois esquemas de ação, que são:
Com base nos pressupostos de Piaget analise as afirmativas abaixo:
I - Concebe a criança como um ser passivo.
II - O pensamento aparece antes da linguagem.
III - Minimiza o papel da interação social.
IV - Privilegia a maturação biológica.
Está correto o que se afirma em:
Em relação á epistemologia genética a teoria da equilibração coloca que os sujeitos tornam-se reflexivamente conscientes do equilíbrio do conhecimento somente quando ele está em desequilíbrio, sendo assim equilíbrio cognitivo tem como componentes fundamentais: assimilação e acomodação: Sobre assimilação é CORRETO afirmar:
Assinale a alternativa INCORRETA em relação a construção do conhecimento segundo Piaget.
A criança constrói o conhecimento na sua interação com o objeto, entendido como o seu próprio corpo, as coisas, as pessoas, os animais, a natureza, os fenômenos do mundo físico em geral. Ao nascer, cada criança apresenta processos internos que lhe possibilitam a aprendizagem, mas que resultam em desenvolvimento a partir, essencialmente, da sua experiência com o meio e das condições que o meio lhe oferece para isso. O trecho acima refere-se a uma concepção de:
Dentre as várias teorias de aprendizagem, Piaget é um dos mais estudados quando falamos do desenvolvimento da criança. Assinale a opção CORRETA sobre sua teoria:
Uma abordagem educacional que preze pela importância do raciocínio lógico-matemático, valorizando uma prática reflexiva e dedutiva deve ser considerada uma abordagem de uma tendência:
O equilíbrio entre os momentos de acomodação e assimilação, segundo a teoria de Jean Piaget, é entendido como a modificação de algo para as qualidades de outra coisa, ou melhor, quando a criança passa de um certo nível de conhecimento para outro mais complexo. Futuramente passou a receber o nome de equilibração, porém em sua origem levava o nome de:
Leia com atenção:
I- Para Piaget o pensamento da criança evolui com a linguagem e dela depende;
II- Para Bruner o desenvolvimento da linguagem acontece paralelamente ao do pensamento, caminha em paralelo com a lógica.
Sobre os itens acima:
A adaptação é a essência do funcionamento intelectual, assim como a essência do funcionamento biológico. É uma das tendências básicas inerentes a todas as espécies. As estruturas cognitivas se modificam por meio de diferentes processos de adaptação. Esse processo de adaptação é então realizado sob duas operações:
Os jogos coletivos de regras, para Piaget, são paradigmáticos para:
É incorreto afirmar a respeito do conceito de acomodação para Piaget:
Durante o estágio das operações concretas, segundo Jean Piaget em sua teoria sobre o desenvolvimento infantil, a criança passa a adquirir: