Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 154 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

Os indivíduos adquirem o conhecimento segundo o seu estágio de desenvolvimento, e é a partir das diversas formas de aquisição do conhecimento que se dá a aprendizagem. Piaget (LOPES) classifica os estágios de desenvolvimento da criança em quatro períodos. Marque a alternativa correta correspondente ao estágio das operações concretas.

Marque a opção que representa o correto preenchimento da lacuna no texto a seguir, que trata sobre a Teoria do Desenvolvimento, formulada por Jean Piaget. “Segundo Piaget, os processos equilibradores da _______ e da acomodação são responsáveis por todas as mudanças associadas ao desenvolvimento _______. O Psicólogo suíço dividiu o desenvolvimento cognitivo em quatro estágios principais: sensório-motor, pré-_______, operatório _______ e operatório _______.

A aprendizagem é um processo de construção de estruturas cognitivas que vão evoluindo de acordo com o desenvolvimento físico da espécie humana. Para Piaget, os humanos passam por quatro fases de desenvolvimento da sua inteligência: I. Sensório Motor. II. Sensibilização manejada. III. Intuitivo ou simbólico. IV. Operações concretas. V. Operações formais. VI. Sócio ambiental. Assinale a alternativa correta:

Sobre a teoria de Piaget, é correto afirmar que:

Para Piaget, o desenvolvimento sintético mútuo e progressivo é acompanhado de quatro processos. Não é um deles:

Tomando como princípio a concepção construtivista de aprendizagem e sua relação com os conteúdos, deve-se planejar intervenções educativas que:

O conceito de abstração reflexionante, desenvolvido por Jean Piaget, serve para determinar a capacidade em:

De acordo com Piaget (1876), “o infante através do movimento corporal, vai enriquecendo a experiência subjetiva de seu corpo e vai ampliando a experiência motora e cognitiva. Portanto, é extremamente importante que a criança passe pela fase de vivência corporal. Por essa vivência corporal, ela corre, brinca, trabalha e conhece seu corpo. A criança precisa ter suas próprias experiências e não ser sempre guiada pelos adultos, pois é pela sua prática pessoal, pela sua exploração que se ajusta, domina, descobre e compreende o meio em que vive”. Essa afirmação diz sobre a:

A teoria interacionista de Jean Piaget, concebe o desenvolvimento e aprendizagem humana como

Piaget define a aprendizagem humana como a construção de estruturas de assimilação, ou seja, aprender é construir estruturas de assimilação. Em outras palavras, aprende-se porque se age para conseguir algo e, em um segundo momento, para se apropriar dos mecanismos dessa ação primeira. Aprende-se porque se age e não porque se ensina. Isso significa que:

I. O ensino não pode ser visto como a fonte da aprendizagem.

II. A fonte da aprendizagem é a ação do sujeito para conseguir aprender.

De acordo com a proposição acima:

Provas: CESPE - 2018 - EBSERH - Pedagogo
Disciplina:

Pedagogia

- Assuntos: Piaget

Julgue o item seguinte, referente à teoria cognitivista de Jean Piaget.

Piaget foi quem formulou o conceito de zona de desenvolvimento proximal.

De acordo com Piaget, o desenvolvimento humano se dá por estágios dentro do processo evolutivo. Cada um desses estágios é caracterizado por formas diferentes de organização mental que possibilitam as diferentes maneiras do indivíduo relacionar-se com a realidade que o rodeia. De uma forma geral, todos os indivíduos vivenciam esses estágios, porém o início e o término de cada um deles pode sofrer variações em função das características da estrutura biológica de cada indivíduo e da riqueza (ou não) dos estímulos proporcionados pelo meio ambiente em que ele estiver inserido. Por isso mesmo é que "a divisão nessas faixas etárias é uma referência, e não uma norma rígida",

Assinale a alternativa CORRETA, de acordo com a ordem evolutiva proposta por Piaget.

Provas: CESPE - 2018 - EBSERH - Pedagogo
Disciplina:

Pedagogia

- Assuntos: Piaget

Julgue o item seguinte, referente à teoria cognitivista de Jean Piaget.

Segundo Piaget, a aprendizagem independe do estágio de desenvolvimento mental da criança.

As tendências pedagógicas, por via de regra, manifestam-se por concepções de estudiosos de temáticas que envolvem a educação, bem como a aplicação em leis e o exercício na prática educativa. Representa um expoente da Tendência Liberal Renovadora Progressiva o seguinte autor:

No contexto dos esquemas representativos propostos por Jean Piaget, a habilidade de localizar um objeto, descrevendo sua posição ou interpretando a descrição de sua localização, ou localizar uma informação em um texto refere-se à seguinte competência cognitiva:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282