Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 154 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Em relação às obras e contribuições de Jean Piaget e Lev Vigotski, assinale a alternativa correta.

Provas: FCC - 2014 - TCE-PI - Pedagogo
Disciplina:

Pedagogia

- Assuntos: Piaget

Com base na concepção piagetiana de aprendizagem, conclui-se que cabe ao professor

Jean Piaget e Lev S. Vygotsky são identificados como grandes estudiosos do desenvolvimento humano: Piaget apresenta uma tendência hiperconstrutivista em sua teoria, com ênfase no papel estruturante do sujeito; Vygotsky considera que é no plano intersubjetivo, isto é, na troca entre as pessoas, que têm origem as funções mentais

Provas: ESPP - 2013 - MPE-PR - Psicólogo
Disciplina:

Pedagogia

- Assuntos: Piaget

Jean Piaget construiu um nicho próprio de pesquisa em uma disciplina que ele denominou epistemologia genética, que estuda as mudanças na inteligência conforme a criança cresce. Quanto à teoria deste autor, assinale a alternativa incorreta:

O conceito de número é elaborado por meio de um processo longo. Segundo Piaget, desde muito pequena, a criança tem percepções numéricas e os conhecimentos matemáticos não passam de um nível perceptivo a um nível conceitual de forma espontânea e imediata e sim gradativamente, conduzindo-se por sucessivos momentos de avanços e retrocessos. Com base nas investigações de Piaget, está correto afirmar que o conceito de número depende do desenvolvimento dos processos de

Diante da teoria da construção do conhecimento, Piaget (1977) considerou o desenvolvimento intelectual como um processo que ocorre durante toda a vida e que é concebido em seus aspectos biológicos, cognitivos, afetivos e sociais, como um todo, por meio de fases que se inter-relacionam e se sucedem até que atinjam estágios da inteligência caracterizados por maior mobilidade e estabilidade, num processo progressivo de adaptação do homem ao meio. Podemos afirmar que isto se dá por meio:

Jean Piaget desenvolveu diversos estudos que buscaram

explicar o processo de aquisição do conhecimento pelo

indivíduo. Sua teoria, denominada epistemologia genética,

enfatizou a importância da interação da criança com o meio. A

obra de Piaget no campo educacional possibilitou compreender

que:

Provas: IF-SP - 2012 - IF-SP - Psicólogo
Disciplina:

Pedagogia

- Assuntos: Piaget

De uma forma geral, considerando a teoria clássica de Piaget, as crianças de cerca de 8 anos de idade apresentam um desenvolvimento cognitivo característico do estágio denominado:

Provas: IF-SP - 2012 - IF-SP - Psicólogo
Disciplina:

Pedagogia

- Assuntos: Piaget

A noção de aquisição de conhecimento proposta por Piaget é o resultado de um processo:

Provas: IF-SP - 2012 - IF-SP - Psicólogo
Disciplina:

Pedagogia

- Assuntos: Piaget

Considerando que a Teoria Piagetiana propõe uma visão ativa do homem no processo de aprendizagem, assinale a alternativa correta.

Provas: IF-SP - 2012 - IF-SP - Psicólogo
Disciplina:

Pedagogia

- Assuntos: Piaget

Segundo a proposta de Piaget para o desenvolvimento cognitivo, ao final do período sensório-motor, as crianças:

A Teoria dos Estágios de Desenvolvimento, de Jean Piaget, descreve condutas e afetividade referente a cada estágio. No estágio Sensório-Motor, quais seriam os aspectos relevantes desses conteúdos respectivamente?

Julgue os itens subsequentes, acerca das bases psicológicas da
aprendizagem.

A perspectiva epistemológica do interacionismo, representada pelo pensamento de Piaget, nega o empirismo e o racionalismo. A ideia central da teoria de Piaget é a de que o conhecimento precede à experiência.

Jean Piaget divide em estágios as fases de desenvolvimento das crianças.
Esses estágios são:


Numa abordagem cognitivista, centrada na proposta de Piaget, a resposta de Manolito à sua professora revela a(o)

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282