O diâmetro nominal mínimo do ramal de descarga (DN) do chuveiro, do lavatório e do tanque de lavar roupa de uma residência é
Ao definir a infraestrutura de urbanização, a via urbana caracterizada por intersecções em nível, geralmente controlada por semáforo, com velocidade máxima de 60 km/h é a via
No projeto de iluminação pública de vias de uso noturno moderado por pedestres, como passeios e acostamentos, a iluminância horizontal média deve ser de
Em uma edificação, pintou-se uma parede externa retangular, medindo 20,00 m por 2,80 m, com tinta látex acrílico em três demãos, sem massa corrida. Nessa parede, há uma porta de 0,80 m por 2,10 m; outra porta de 0,90 m por 2,10 m; uma janela de 1,50 m por 1,20 m e outra janela de 2,00 m por 1,50 m. Se o critério de medição estabelece que vãos com área inferior ou igual a 2 m2 devem ser considerados cheios e que, em vãos com área superior a 2 m2, desconta-se apenas o que exceder a essa área, o total da medição dessa parede, em m2, é
No programa AutoCAD®, durante elaboração de desenhos, há circunstâncias em que se necessita alterar a posição (coordenadas de localização) dos elementos do desenho ou esticar uma ou mais entidades selecionadas por meio de uma janela. Isso se faz utilizando-se respectivamente os comandos
De acordo com a Constituição Federal, em seu ordenamento jurídico o Brasil NÃO poderá adotar a seguinte pena:
Conforme regra estabelecida na Constituição Federal Brasileira, os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público serão estáveis após:
Pelo seguinte princípio administrativo, o administrador público justifica sua ação administrativa, indicando os fatos que ensejam o ato e os preceitos jurídicos que autorizam sua prática:
Os atos que a Administração pode praticar com liberdade de escolha de seu conteúdo, de seu destinatário, de sua conveniência, de sua oportunidade e do modo de sua realização, são chamados de:
As atividades de assessoria e consultoria no Serviço Social, do ponto de vista da produção teórica e da condução prática revelam alguns traços que particularizam a própria trajetória da profissão, portanto, estas atividades não se dissociam das condições em que a profissão se desenvolve e atua, ao contrário, é a partir delas que são produzidas as demandas por este tipo de atividade.Considerando esta assertiva, assinale a opção CORRETA.
Avaliar as políticas sociais em uma perspectiva crítica pressupõe, conhecer a conformação da política social ou programa social avaliado, que muitos autores designam de quadro institucional da política social. Nesta direção marque a alternativa INCORRETA.
Para a Professora Marilda Iamamoto, o processo de reprodução das relações sociais não é mera repetição ou reposição do instituído. É, também, criação de novas necessidades, de novas forças produtivas sociais do trabalho em cujo processo aprofundam-se desigualdades e são criadas novas relações sociais entre os homens na luta pelo poder e pela hegemonia entre as diferentes classes e grupos na sociedade. Diante dessa assertiva, marque a alternativa INCORRETA.
A Lei Orgânica Municipal de Queluz poderá ser emendada mediante proposta:
I – de um terço, no mínimo, dos membros da Câmara Municipal.
II – do Prefeito Municipal;
III-de cidadãos, mediante iniciativa popular assinada, no mínimo, por 10 (dez) por cento dos eleitores do Município.
São corretas:
Segundo a Constituição do Brasil em seu art. 39: A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios instituirão conselho de política de administração e remuneração de pessoal, integrado por servidores designados pelos respectivos Poderes A fixação dos padrões de vencimento e dos demais componentes do sistema remuneratório observará:
I - a natureza, o grau de responsabilidade e a complexidade dos cargos componentes de cada carreira;
II - os requisitos para a investidura;
III - as peculiaridades dos cargos
São corretas: