São entendidos como tripé de fundamentação do Projeto Ético-Político do Serviço Social:
A observação sistemática, guiada por um projeto e materializada por um registro detalhado, é fonte para reflexão e sistematização sobre o exercício profissional, assim como para o conhecimento mais preciso sobre a realidade em que o profissional atua e sobre os usuários atendidos. Essa afirmativa dá destaque a qual dimensão do exercício profissional do Assistente Social?
A figura abaixo ilustra um fragmento de tela da área de trabalho do Microsoft Word 2007 (idioma Português) com algumas regiões destacadas e numeradas de 1 a 6.

Sobre a figura, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) As ferramentas indicadas pelos números 1 e 2 permitem alternar a formatação de um texto selecionado entre maiúsculas e minúsculas, respectivamente.
( ) O botão indicado pelo número 3 é utilizado para limpar toda a formatação de um texto selecionado, deixando o texto sem formatação.
( ) Por meio da ferramenta indicada pelo número 4, é possível aumentar ou diminuir o tamanho da fonte de um texto selecionado.
( ) O botão indicado pelo número 5 corresponde ao alinhamento de parágrafo Justificado.
( ) A ferramenta indicada pelo número 6 possibilita alterar o espaçamento entre as linhas de um texto selecionado.
Assinale a sequência correta.
Considere a figura apresentada abaixo de uma planilha do LibreOffice Calc 4.2.5.2 (idioma Português) em sua configuração padrão de instalação.

De acordo com a planilha, o texto exibido na célula D2 pode ser obtido pela fórmula
Observe a figura abaixo.

Essa pintura mural registra a visão da Igreja Católica acerca das relações entre empresas, projetos agropecuários, posseiros e indígenas no Nordeste de Mato Grosso durante o período militar. Sobre essas relações, assinale a afirmativa correta.
A coluna da esquerda apresenta Tipos de Gastos ou Despesas Públicas e a da direita, elemento de cada tipo ou despesa. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.

Assinale a sequência correta.
Na legislação nacional brasileira, a educação básica é direito
Há na história contemporânea da Educação Brasileira, diferentes níveis de planejamento educacional que são regidos pelo princípio de colaboração entre os diferentes âmbitos dos poderes federativos, abrangendo o sistema educacional, chegando-se até a escola. Todavia, a escola, como afirma Felix (1986), não se resume à agência que reproduz as relações sociais que se dão fora dela, mas é um espaço onde se reproduzem movimentos contraditórios que geram elementos para transformação social.
(FELIX, M. F. C. Administração escolar: um problema educativo ou empresarial. 3ªed., São Paulo: Cortez, 1986)
A partir do texto, analise as afirmativas.
I - A educação é soberana na definição de seus fins, cabendo ao Estado o cuidado para que sejam atingidos.
II - O planejamento educacional deve se revestir de neutralidade, comportando o caráter técnico em detrimento do político.
III - O planejamento educacional reflete as relações entre poder e saber numa dada sociedade.
IV - O alcance relativo do planejamento educacional é resultante do confronto entre mudanças propostas e práticas já consolidadas.
Está correto o que se afirma em
A coluna da esquerda apresenta funcionalidades do Firefox 34.0.5 e a da direita, o que cada uma permite realizar. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.

Marque a sequência correta.
A chamada “sociedade informacional" refere-se à era
Em relação ao que é estabelecido no Código de Ética da Radiodifusão Brasileira sobre a programação das
emissoras de Rádio e Televisão, analise as afirmativas.
I - A violência física e psicológica é passível de ser apresentada, desde que observado o contexto da
trama, sua relevância artística e social, o horário destinado a esse tipo de conteúdo, além da
demonstração das consequências negativas para aqueles que a praticam.
II - A responsabilidade das emissoras quanto ao conteúdo que transmitem tem prioridade sobre direitos e
deveres de pais e responsáveis, em relação ao acesso de menores a programas inadequados, tendo em
vista os limites etários obrigatoriamente anunciados.
III - É facultada a cada emissora a transmissão de programas que apresentem curandeirismo e
charlatanismo, desde que observado o estímulo à discussão de tais práticas e as restrições de horário.
Está correto o que se afirma em
Comparando os veículos de comunicação tradicionais – impressos e eletrônicos – com a internet, é possível
generalizar algumas características que ora os aproximam, ora os distanciam. A esse respeito, marque V para
as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Em relação ao conteúdo da mensagem, a imprensa escrita possui potencial idêntico ao rádio e à
televisão para explicar e analisar a informação. Em relação à internet, o conteúdo impresso é superior
e mais aprofundado por dispor de mais espaço para a mensagem.
( ) A velocidade de distribuição da mensagem nos meios impressos é a menor em relação aos outros
meios. Com o fenômeno da convergência digital e uso de tecnologias avançadas, é possível que rádio,
televisão e internet alcancem limites semelhantes de imediatismo e instantaneidade.
( ) Os veículos impressos possuem um público mais específico e culto do que o rádio e a televisão. Na
internet, a exclusão digital e fatores econômicos podem limitar o acesso de usuários.
( ) O potencial de formar opinião pública é maior na internet e na imprensa escrita devido ao semelhante
caráter informativo que possuem esses meios, enquanto rádio e televisão possuem maior potencial
opinativo e interpretativo.
Assinale a sequência correta.
No percurso da comunicação organizacional em âmbito internacional, um dos principais estudiosos do
assunto, Gaudêncio Torquato, destaca as fases que marcaram a evolução dessa comunicação. Sobre o tema,
assinale a afirmativa INCORRETA.
O termo 'marketing social' apareceu pela primeira vez em 1971, para descrever o uso de princípios e
técnicas de marketing para a promoção de uma causa, ideia ou comportamento social. Desde então, o termo
passou a significar uma tecnologia de administração da mudança social, associada ao projeto, à implantação
e ao controle de programas voltados para o aumento da disposição de aceitação de grupos de adotantes
escolhidos como alvo. Recorre a conceitos de segmentação de mercado, pesquisa de consumidores,
desenvolvimento e teste de conceitos de produtos, comunicação direta, facilitação, incentivos e teoria da
troca, para maximizar a resposta dos adotantes como alvo. A instituição patrocinadora persegue os objetivos
de mudança na crença de que eles contribuirão para o interesse dos indivíduos ou da sociedade.
(KOTLER, P.; ROBERTO, E. L. Marketing social: estratégias para alterar o comportamento
público. Rio de Janeiro: Campus, 1992)
Assinale a alternativa que NÃO apresenta exemplo de marketing social.
O roteiro é a peça básica para a produção audiovisual, seja ela para produto informativo, de entretenimento
ou publicitário. Existem vários formatos para atender as mais variadas aplicações. No telejornalismo, as
informações técnicas e de conteúdo informativo resultante da apuração formam o