O trecho da reportagem a seguir é sobre o economista francês Thomas Piketty, autor do bestseller O capital no século XXI. A reportagem tem como título “Como Desatar o nó da
desigualdade”.
“[...] no Brasil a maior parte dos impostos incide sobre o consumo, e não sobre a renda ou o patrimônio. Como as pessoas com menos renda tendem a gastar a maior parte de seus recursos
com consumo, a tributação fica mais pesada para quem ganha menos. [...]. O diagnóstico de Piketty sobre o atraso do Brasil em seguir um modelo de tributação mais redistributivo aponta
‘limitações doutrinais e ideológicas’, mas também a ‘ausência de uma maioria parlamentar adequada’: ‘No Brasil, como na Europa e nos Estados Unidos, é impossível reduzir as desigualdades tanto quanto seria desejável sem transformar igualmente o regime político, institucional e eleitoral’, escreve o economista. [...] Segundo Piketty, em 2018, a parte que os
10% mais ricos abocanhavam da renda total atingia 54% no Brasil, 65% na África Subsaariana e 64% no Oriente Médio. [...].
Fonte: Revista ÉPOCA. 07/10/2019. p. 56-61.
A reflexão do economista Thomas Piketty permite compreender que
A globalização constitui um processo complexo de conexão entre os povos e seus territórios fortemente influenciados pela tecnologia e a divisão social e territorial do trabalho. Sobre esse processo é INCORRETO afirmar:
Sobre a realidade social, econômica e política do Brasil, julgue os itens abaixo e em seguida assinale a alternativa CORRETA:
I - No Brasil, 25.255 jovens de 15 a 29 anos foram mortos por armas de fogo em 2014, um aumento de quase 700% em relação aos dados de 1980, quando o número de vítimas nessa faixa etária era de cerca de 3,1 mil. Com isso, o Brasil ocupa a 10ª posição em número de homicídios de jovens num ranking que analisou cem países (ONU, 2017).
II - No Piauí em 2016, 30% dos gastos com saúde pública foram com vítimas de acidentes de trânsitos, dos quais 80% são homens, com idade entre 20 a 29 anos (SESAPI, 2016).
III - A Lei nº 11.445/07, define saneamento básico como um conjunto de serviços que abrange abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, manejo de resíduos sólidos e drenagem das águas pluviais.
IV - A ausência de saneamento básico eleva os gastos com a saúde no Brasil, sobretudo, nas regiões Norte e Nordeste onde os índices de saneamento são menores.
Quanto aos Crimes contra o Patrimônio, é CORRETO afirmar:
Julgue os itens a seguir acerca da tipicidade, ilicitude, culpabilidade e punibilidade.
I - Não há crime quando o agente pratica o fato em estado de necessidade.
II - Extingue-se a punibilidade pelo casamento do agente com a vítima, nos crimes contra a dignidade sexual.
III - Tipicidade é a conduta típica realizada.
IV - Para ser culpável, o agente deverá ser imputável.
Quanto ao Inquérito policial e notitia criminis, marque a alternativa CORRETA.
De acordo com a Constituição do Estado do Piauí, marque a alternativa CORRETA.
Marque a alternativa CORRETA de acordo com Estatuto da Polícia Civil do Estado do Piauí.
No trecho: Os 48 retratos ao lado formam uma galeria que o país não gosta de ver., a palavra em destaque, quanto a sua classificação, apresenta as mesmas características morfológicas da palavra/expressão que se destacou em:
Em relação à aplicação da lei penal é CORRETO afirmar que:
O erro acidental não afasta o dolo do agente, podendo ocorrer em algumas situações. Qual das hipóteses está CORRETA?
Com relação às medidas de segurança, marque a alternativa INCORRETA.
Em relação aos procedimentos do inquérito policial, é CORRETO afirmar que:
De acordo com a legislação processual penal caberá recurso, no sentido estrito da decisão, despacho ou sentença
As Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) são uma das formas do Poder Legislativo exercer sua função fiscalizadora. Sobre as CPIs, assinale a alternativa CORRETA.