A Lei federal nº 12.527, de 18 de novembro de 2011, dispõe sobre os procedimentos a serem observados pela
União, Estados, Distrito Federal e Municípios, com o fim de garantir o acesso a informações institui, dentre outros mecanismos, a criação do Portal da Transparência.
Uma recomendação válida no contexto da segurança na Internet é não abrir os anexos de e-mail de remetente
desconhecido. Por cautela, é mais prudente confirmar primeiro se a mensagem é segura e, só depois, fazer o
download de qualquer anexo.
Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar algo único e exclusivo.
Maria decidiu comprar um celular em um site de eletrônicos. O preço original do celular era de R$ 2.500,00.
Durante uma promoção especial, o site aplicou três descontos sucessivos sobre o preço original. O primeiro
desconto foi de 15%, o segundo desconto foi de 10% sobre o valor restante após o primeiro desconto, e o
terceiro desconto foi de 5% sobre o valor restante após os dois primeiros descontos. Dessa forma, o preço final
do celular, após a aplicação desses três descontos, corresponde a um valor inferior a R$ 1.800,00.
Um trabalhador do campo deseja construir um cercado retangular ao longo de um rio, para uma criação de
carneiros. Ele tem à disposição 120 metros de cerca para utilizar em três lados do cercado, pois o rio atua como o quarto lado. Sabendo que uma condição para a construção desse cercado é que ele tenha área máxima, então, podemos afirmar que as dimensões dessa cerca são 40 m e 50 m.
À luz da Lei Orgânica do Município de Tupanatinga, é competência comum do Município elaborar o plano
diretor de desenvolvimento integrado.
No Brasil, a inserção da educação sexual na escola operou-se a partir de um deslocamento no campo discursivo sobre a sexualidade de crianças e adolescentes. A escola passa a ser tida como um espaço de intervenção preventiva da medicina higiênica, devendo cuidar da sexualidade de crianças e adolescentes, a fim de produzir comportamentos considerados “normais”.
A didática compõe as atividades dos professores para motivar os alunos e ajudá-los a se engajarem no currículo e torná-lo significativo.
O compromisso social do professor estabelece-se como um conjunto de princípios teóricos e abstratos, que são postos às pessoas que aprendem a partir das suas propostas de ensino desvinculadas do contexto social.
Para que a educação do campo ocorra com qualidade, deve-se prestar especial atenção às raízes da mulher e do homem do campo, que se expressam em culturas distintas, e perceber os processos de interação e transformação aos quais as comunidades rurais estão sujeitas.
Como prática formalmente organizada e sistematizada, a avaliação no contexto escolar realiza-se segundo
objetivos escolares implícitos ou explícitos que, por sua vez, refletem valores e normas sociais.
Os conteúdos estão relacionados apenas ao que diz respeito à matéria curricular, à transmissão de informações, numa relação estática, atendendo sempre às necessidades dos alunos para a aquisição do conhecimento.
As estratégias de ensino e aprendizagem são definidas como o caminho que facilitará a passagem dos alunos da situação em que se encontram até alcançarem os objetivos propostos, tanto os de natureza técnico-profissional como os de desenvolvimento individual como pessoa humana e como agente transformador.
É muito importante a contextualização do currículo, pois essa medida possibilita a produção de conhecimentos
significativos, coerentes e configuradores de uma escola democrática.
A avaliação da aprendizagem exige uma postura democrática do sistema de ensino e do professor, ou seja, para proceder à melhoria do ensino-aprendizagem, não basta avaliar somente o desempenho do aluno, mas
toda a atuação do sistema e prática pedagógica do professor.