Um lojista oferece desconto de 15% no produto A, e esse desconto equivale a uma redução de R$ 18,00 do preço desse produto A. O lojista oferece também o produto B com desconto de 20%, e esse desconto equivale a uma redução de R$ 30,00 do preço do produto B. Considerando os preços desses dois produtos, antes da incidência dos descontos, o aumento que deve ser aplicado sobre o produto de menor preço, de modo que esse passe a custar o mesmo que o produto de maior preço, é de
Maria decidiu comprar um celular em um site de eletrônicos. O preço original do celular era de R$ 2.500,00.
Durante uma promoção especial, o site aplicou três descontos sucessivos sobre o preço original. O primeiro
desconto foi de 15%, o segundo desconto foi de 10% sobre o valor restante após o primeiro desconto, e o
terceiro desconto foi de 5% sobre o valor restante após os dois primeiros descontos. Dessa forma, o preço final
do celular, após a aplicação desses três descontos, corresponde a um valor inferior a R$ 1.800,00.
Um cheque com valor nominal de R$ 13.750,00, pré-datado para ser recebido após 5 meses, foi descontado em uma Factory, no sistema de capitalização simples, pelo valor presente de R$ 10.000,00. Pode-se dizer que o desconto e a taxa nesse caso foram