Considere o modelo AR(2): Zt = 0,5Zt–1 + 0,3Zt–2 + at, em que at é ruído branco de média zero e variância σ2. A autocorrelação
de ordem é, aproximadamente,
Dispõe o art. 57 da Lei nº 68/1992 que “ao servidor matriculado em estabelecimento de Ensino Superior será concedido,
sempre que possível, horário especial de trabalho que possibilite a frequência normal às aulas, mediante comprovação
mensal por parte do interessado do horário das aulas, quando inexistir curso correlato em horário distinto ao do
cumprimento de sua jornada de trabalho”. Acerca de tal possibilidade, analise.
I. O horário especial de que trata este artigo somente será concedido quando o servidor não possuir curso superior.
II. Para os integrantes do Grupo Magistério, o benefício deste artigo poderá ser concedido, também, aos servidores
possuidores de curso de Licenciatura Curta, para complementação de estudos até o nível de Licenciatura Plena.
III. Durante o período de férias escolares, o servidor fica obrigado a cumprir jornada integral de trabalho, exceto no
derradeiro ano, em que tenha de apresentar trabalho final de conclusão de curso.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
O Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, cujo nome serviu de inspiração para o nome “Rondônia", destacou-se,
entre outros fatos, por ser uma personalidade brasileira que
Sobre a atitude profissional ética, analise.
I.Os indivíduos possuem certos valores, considerados universais, independentemente do resultado alcançado, que
contribuem para o funcionamento da sociedade e sem os quais as relações sociais tendem a se degradar.
II.Os tomadores de decisão devem ter como principal orientação o bem maior para a organização.
III.Os grupos sociais que possuem valores antagônicos se apoiam na cultura aceita para equilibrar a convivência e evitar
o conflito.
IV.A busca de um bem maior para um grande número de pessoas.
V. As empresas demonstram ter responsabilidade social por meio de uma preocupação efetiva com a qualidade de vida
das pessoas e a preservação do ambiente.
VI. O estabelecimento e a publicação de códigos de ética resolvem e solucionam o problema ético enfrentado pela
sociedade.
Estão corretas apenas as afirmativas
O pedagogo, dentro da empresa, tem como objetivo principal auxiliar o desenvolvimento comportamental e
psicológico das pessoas, levando o grupo a se relacionar melhor uns com os outros, aprendendo a respeitar e a
valorizar as ideias de cada um. Acerca desse pressuposto, analise.
I.O desenvolvimento desse trabalho representa um conjunto de atividades que objetiva explorar o potencial de
aprendizagem e a capacidade produtiva das pessoas, visando mudanças de comportamentos e atitudes, assim como
a aquisição de novas habilidades e conhecimentos.
II.Possibilita mudanças no desempenho profissional e motivacional do ser humano, gerando competividade, aumento
do desequilíbrio harmonioso e, consequentemente, uma boa lucratividade.
III.Deve-se trabalhar continuamente a autoestima do grupo, pois é fundamental para que todos estejam em harmonia,
assim os trabalhos fluem com mais facilidade; se um funcionário está com a autoestima baixa, seu rendimento não
será tão satisfatório quanto poderia ser.
Está(ão) correta( s) a( s) afirmativa( s)
Quanto à concepção do Projeto Político-Pedagógico, analise.
I.É um processo democrático de decisões.
II.Preocupa-se em instaurar uma forma de organização de trabalho pedagógico que desvele os conflitos e as
contradições.
III.Contém opções implícitas na direção da superação de problemas no decorrer do trabalho educativo voltado a uma
realidade específica.
IV.É construído continuamente, pois, enquanto produto é, também, processo, incorpora ambos numa interação
possível.
Estão corretas as afirmativas
A história da humanidade está interligada à história da educação. Considerando a história da educação escolar,
entende-se que a escola surgiu a partir de uma necessidade social. Dessa maneira, afirma-se que a história da
educação não está desvinculada da história do mundo. Acerca dessa assertiva, analise.
I.A educação grega tinha como objetivo principal guiar os educandos, de modo que eles pudessem assumir o controle
da sociedade vigente. Não se ocupava apenas em um conceito particular do homem, mas do desenvolvimento de
todas as suas capacidades físicas, morais e intelectuais.
II.No que tange à educação medieval, sua melhor representatividade, tem-se na era de Quintiliano. Na época deste
imperador, a educação era dividida em três campos. Em primeiro lugar vinha a dialética (as leis do raciocínio), em
segundo, a ética (as leis da justiça) e, em terceiro, a física.
III.A educação romana ficou exclusivamente nas mãos da igreja católica que geria as escolas, organizava o que pode se
chamar de currículo e ministrava os conhecimentos científicos, mas, principalmente, os conceitos morais retirados e
interpretados da doutrina cristã.
IV.A educação, no Renascimento da história humana, denota que o novo método da ciência buscava confirmação nos
fatos da natureza, não havia mais ilusão ou alegoria, e sim a experiência. Enfatizavam-se os aspectos particulares em
lugar das generalidades. Encontra-se, então, o começo do método hipotético da ciência moderna.
Estão corretas as afirmativas
Em “Pedagogia da Autonomia" (2011), Paulo Freire retoma suas preocupações em relação a uma educação libertária e
emancipadora. Ao fazer referência a frases como “a realidade é assim mesmo, que podemos fazer?" ou “o desemprego
no mundo é uma fatalidade do fim do século" expressa bem o fatalismo desta ideologia e sua indiscutível vontade
imobilizadora. Do ponto de vista de tal ideologia, só há uma saída para a prática educativa: adaptar o educando a esta
realidade que não pode ser mudada. O que se precisa, por isso mesmo, é treino técnico indispensável à adaptação do
educando, à sua sobrevivência; Paulo Freire reafirma que o propósito da educação é outro. Segundo o autor, o
propósito da educação se expressa em várias ações docentes, EXCETO:
Saviani, citado por Silva (2004, p. 63), cumpriu importante papel nos debates no interior do campo crítico do currículo.
Para Saviani, em seus questionamentos e propostas no interior do campo do currículo, é correto afirmar que
O economista italiano Vilfredo Pareto (1848-1907) propôs um modelo que dispõe sobre a distribuição da renda dos
países, conhecido na teoria econômica como Lei de Pareto de distribuição de renda. Utilizando-se desse modelo
desenvolvido, considerando que em um país a distribuição da renda seja dada por

onde y é a
quantidade de pessoas que ganham mais ou igual a x, que é a renda mensal de cada habitante desse país, quantas
pessoas, aproximadamente, ganham pelo menos R$ 15.000,00 por mês?

Analise as seguintes funções de demanda e oferta:

Assinale a alternativa que apresenta o valor do excedente do consumidor produzido neste mercado, considerando-o
como de concorrência perfeita.
“O Patrimônio Líquido pode ser definido como a diferença entre o Ativo e o Passivo de uma entidade em determinado
momento." (Iudícibus et al, 2010)
Constitui-se em uma das fontes do Patrimônio Líquido:
Com o intuito de conter o desmatamento no estado, foi criado, no início deste século, um corredor ecológico binacional
na fronteira com a Bolívia, que teve o financiamento inicial advindo do(a)
Analise a estrutura isostática a seguir.

As reações VA e VB são, respectivamente,
“Trata-se de um produto onde a pozolana é substituída pela escória de alto forno finamente pulverizada. Sua fabricação
envolve a operação de britagem, moeduras, peneiramento da escória e subsequentemente misturada à cal hidráulica
em proporções variáveis de quatro a dois para um em peso." Trata-se de cal