Sendo objeto de destaque na gestão do setor público, a cultura organizacional costuma ser levada em consideração quando se trata dos esforços de explicar os fenômenos disfuncionais na administração pública. A cultura de uma organização pode ser definida, resumidamente, como o conjunto de hábitos, crenças, valores e símbolos que a particularizam frente às demais. Sob o ponto de vista dos agentes ingressantes na organização, a cultura organizacional pode representar uma barreira em face da reação refratária dos mesmos, que explica
Em 01 de janeiro de 2014, uma empresa comprou um computador para utilizar em seus negócios por R$ 5.000,00, sendo
que o pagamento foi realizado em 5 parcelas semestrais de R$ 1.000,00, a partir de fevereiro de 2014. Para o pagamento
à vista, o valor a pagar seria de R$ 4.600,00. O computador vinha com garantia de 1 ano e a empresa adquiriu
garantia de mais 2 anos por R$ 400,00. Além disso, o frete da entrega do computador foi de R$ 100,00. A empresa ainda
adquiriu por R$ 200 programas básicos de computador, fundamentais para a sua operação, e R$ 50,00 em um programa
antivírus com validade de 1 ano. Em 01 de janeiro de 2014, o computador foi reconhecido no balanço patrimonial da
empresa por
Suponha que um consumidor tome um financiamento a ser realizado à taxa efetiva de r % ao mês, r > 0, no regime de
juros compostos, a ser liquidado em n prestações iguais a P. Quanto menor a taxa efetiva r, o valor do principal tende
para
O Advogado-Geral da União, chefe da Advocacia-Geral da União, será escolhido, nos termos da Lei Complementar
nº 73/93, dentre
É correto afirmar que em uma distribuição assimétrica negativa, a moda é
Sobre a sociedade colonial do território do Guaporé, hoje, Rondônia, marque V para as afirmativas verdadeiras e F
para as falsas.
( ) Era comandada por uma elite branca, que controlava as minas e lavras e os altos cargos da administração pública.
( ) A servidão negra era praticamente inexistente na região, pois a mão de obra era exclusivamente indígena.
( ) Havia um grupo médio dominado pelos mestiços que chegavam a possuir pequenas propriedades e até escravos.
( ) Houve uma participação ativa, tanto na parte administrativa, quanto na sociedade, de um número exacerbado de
imigrantes e alemães.
A sequência está correta em
O desenho de uma via é fundamental para a boa circulação. Observe a figura com várias setas, indicando elementos que
devem ser desenhados em um projeto de cruzamento.

Assinale os elementos faltantes da tabela.
“O Estado de Rondônia possui 52 municípios, quase todos recentemente colonizados, com predominância em
atividades _______________, sendo que a formação do Estado teve início no século XVIII, com a entrada dos
bandeirantes, em 1776, em busca da mão de obra indígena, ouro, pedras preciosas, especiarias e a construção do
Forte Príncipe da Beira, situado às margens do _______________, rio internacional e fronteiriço com a República da
Bolívia." Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
Rondônia é considerado, hoje, um mosaico de diversas culturas devido ao grande número de migrantes de várias
partes do Brasil que foram para o estado. Sobre estes processos migratórios, analise.
I.Assim como o Acre, pertenceu a Bolívia e detém ainda grande número de imigrantes bolivianos que se dedicam à
extração vegetal.
II.Na década de 1970, a região atraiu milhares de migrantes com o objetivo de se fixarem em terras do estado e se
dedicarem a atividades rurais.
III.No final do século XIX, nordestinos foram para terras do estado fugindo da seca e atraídos pela intensa borracha
natural na Amazônia, muito visada na época pelos europeus.
Está(ão) correta(s ) a(s ) afirmativa( s)
“As teorias de aprendizagem buscam reconhecer a dinâmica envolvida nos atos de ensinar e aprender, partindo do
reconhecimento da evolução cognitiva do homem, tentando explicar a relação entre o conhecimento pré-existente e
o novo conhecimento." Considerando essa afirmação, relacione as teorias citadas às suas características.
1.Teoria epistemologia genética de Piaget.
2.Teoria construtivista de Bruner.
3.Teoria sociocultural de Vygotsky.
4.Teoria do aprendizado experimental de C. Rogers.
5.Teoria das inteligências múltiplas de Gardner.
( ) O ponto central desta teoria é a estrutura cognitiva do sujeito. As estruturas cognitivas mudam através dos
processos de adaptação: assimilação e acomodação.
( ) O interesse e a motivação são essenciais para o aprendizado bem sucedido. Enfatiza a importância do aspecto
interacional do aprendizado. O professor e o aluno aparecem como os corresponsáveis pela aprendizagem.
( ) O desenvolvimento cognitivo é limitado a um determinado potencial para cada intervalo de idade (ZPD); o
indivíduo deve estar inserido em um grupo social e aprende o que seu grupo produz; e, o conhecimento surge
primeiro no grupo, para só depois ser interiorizado. A aprendizagem ocorre no relacionamento do aluno com o
professor e com outros alunos.
( ) O aprendizado é um processo ativo, baseado em seus conhecimentos prévios e os que estão sendo estudados. O
aprendiz filtra e transforma a nova informação, infere hipóteses e toma decisões. O aprendiz é participante ativo
no processo de aquisição de conhecimento. A instrução está relacionada a contextos e experiências pessoais.
( ) No processo de ensino, deve-se procurar identificar as inteligências mais marcantes em cada aprendiz e tentar
explorá-las para atingir o objetivo final, que é o aprendizado de determinado conteúdo.
A sequência está correta em
A abordagem do Projeto Político-Pedagógico (PPP) como organização do trabalho na instituição como um todo está
fundada nos princípios que deverão nortear a escola democrática, pública e gratuita. São princípios norteadores do
PPP, EXCETO:
Moreira (ibid) discute o diálogo a partir de uma perspectiva contrastiva entre entrevistados e dois autores – Burbules
(1993) e Ellsworth (1989), conforme os seguintes excertos:
“Para nossos entrevistados, em síntese, o diálogo é visto como instrumento de ensino, de mediação entre grupos
distintos, de democratização da escola e da sociedade, de criação de consensos culturais e cognitivos, de eliminação de
barreiras entre as diferenças." (Moreira, 2002, p.30.)
“Burbules (1993) convida os professores a refletirem sobre seus desempenhos docentes e a avaliarem quando e como o
emprego do diálogo pode aprimorá-los." (Moreira, 2002, p.31.)
“Já Elizabeth Ellsworth (1989), em sua experiência docente na Universidade de Wisconsin, concluiu que a sala de aula não
constitui ambiente seguro e propício à ocorrência do diálogo e ao desenvolvimento de relações democráticas."
(Moreira, 2002, p.32.)
Na discussão do tema, não obstante as diferenças ilustradas pelos excertos, Moreira (ibid) subscreve um diálogo com
potencial para superar essas limitações. Esse diálogo caracteriza-se por sua natureza
Para Freitas (2007, p. 973), “as novas formas de exclusão atuam agora por dentro da escola fundamental. Adiam a
eliminação do aluno e internalizam o processo de exclusão". Dentre essas formas de exclusão, pode-se destacar a
concepção e os procedimentos avaliativos, utilizados no interior das salas de aula de escolas que atendem a maioria
da população. Uma concepção de avaliação, e respectivos procedimentos avaliativos, que estão a favor da inclusão
efetiva dos estudantes no interior da escola por auxiliá-los no sucesso escolar, é a que
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases (Lei nº 9394/1996) e o que determina o art. 39, a educação profissional e
tecnológica, no cumprimento dos objetivos da educação nacional, integra-se aos diferentes níveis e modalidades de
educação e às dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia e abrangerá os seguintes cursos:
I.formação inicial e continuada ou qualificação profissional;
II.educação profissional técnica de nível médio;
III.educação profissional tecnológica de graduação e pós-graduação;
IV.educação profissional de nível fundamental ou qualificação superior.
Estão corretas as afirmativas
À medida que as pessoas amadurecem, sofrem transformações, acumulam experiências de vida que irão fundamentar
o substrato de seu aprendizado, direcionam seus interesses para o desenvolvimento das habilidades que utiliza em
seu papel social, esperando uma imediata aplicação prática do que aprendem. Dessa forma, pode se considerar a
andragogia como uma forma sequencial do modo de aprender do que como uma teoria, segundo Kaufmann (2000),
pois ela oferece, quando muito, as diretrizes de aprendizagem para pessoas que tenham tendência à autonomia e à
autoinstrução. Sobre a andragogia, marque a afirmativa INCORRETA.