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Segundo a Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS (Lei nº 8.742, de 07 de dezembro de 1993), os recursos do

cofinanciamento do Suas (Sistema Único de Assistência Social), destinados à execução das ações continuadas de

Assistência Social, poderão ser aplicados no pagamento dos profissionais que integrarem as equipes de referência,

responsáveis pela organização e oferta daquelas ações, conforme percentual apresentado pelo Ministério do

Desenvolvimento Social e Combate à Fome e aprovado pelo CNAS (Conselho Nacional de Assistência Social). Marque

V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas em relação aos elementos que devem ser considerados, segundo

deliberações do CNAS (Conselho Nacional de Assistência Social), para a formação das equipes de referência

supracitadas.

( ) O número de famílias e indivíduos referenciados.

( ) O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) médio dos usuários.

( ) Os tipos e modalidades de atendimento.

( ) As aquisições que devem ser garantidas aos usuários.

A sequência está correta em

É de suma importância no cenário contemporâneo, a política de Assistência Social no conjunto protetivo da seguridade social possuindo papel fundamental no processo de emancipação das famílias, enquanto sujeito coletivo, objetivando a manutenção e a extensão de direitos, em sintonia com as demandas e necessidades particulares expressas pelas próprias famílias. Nessa ótica, a centralidade da família é garantida à medida que na Assistência Social, com base em indicadores das necessidades familiares, se desenvolva uma política que em conjunto com as transferências de renda em patamares aceitáveis, se desenvolva, prioritariamente, em redes socioassistenciais que suportem as tarefas cotidianas de cuidado e que valorizem a convivência familiar e comunitária. Assinale, entre as alternativas a seguir, a que descreve de forma correta a natureza e o cunho que a política de Assistência Social deve desenvolver para garantir a centralidade da família e para que em conjunto com as transferências de renda em patamares aceitáveis se desenvolva, prioritariamente, em redes socioassistenciais que suportem as tarefas cotidianas de cuidado e que valorizem a convivência familiar e comunitária.

“Vivemos num mundo com acesso a todo tipo de informação de diversas maneiras." (2º§) Acerca das estruturas

linguísticas do trecho destacado, analise e assinale a afirmativa correta.

Considerando o contexto, e os significados atribuídos no texto aos vocábulos em destaque, identifique a relação

estabelecida de forma indevida a seguir.

O 4º§ é introduzido pelo termo “contudo" que estabelece uma relação tal entre as informações que o antecedem e

que o sucedem que poderia ser substituído sem qualquer prejuízo semântico por:

A respeito do recrutamento de pessoas para recursos humanos de uma empresa, pode-se afirmar sobre os

candidatos, para qualquer que seja o cargo especificado, que estes poderão:

I. Estarem aplicados.

II. Estarem empregados.

III. Estarem desempregados.

Está(ão) correta(s) a(s) alternativa(s)

Sobre o termo absenteísmo, analise as afirmativas.

I. É um conceito referente à alternância de férias denominado pelo setor de RH de uma empresa.

II. Pode designar a soma dos períodos de ausência de um funcionário de seu ambiente de trabalho.

III. É um padrão habitual de ausências no processo de trabalho, dever ou obrigação, seja por falta ou atraso, devido a

algum motivo interveniente.

Estão corretas as afirmativas

Segundo Chiavenato (2004), o termo qualidade de vida no trabalho foi apresentado por Louis Davis na década de 1970,

quando desenvolvia um projeto sobre desenvolvimento de cargos. Para esse autor, o conceito de qualidade de vida

no trabalho refere-se à preocupação com o bem-estar geral e à saúde dos trabalhadores no desempenho de suas

tarefas. Atualmente, esse conceito envolve aspectos

Meu filho e seus ídolos

Todas as épocas têm os seus ídolos juvenis. Principalmente depois do fenômeno da comunicação de massa,

pessoas como James Dean ou Elvis Presley, para falar de astros de outros tempos, ou como Sandy e Junior e os

Backstreet Boys, fenômenos mais recentes, arrastam multidões de jovens aos seus shows. E não só isso. Além de

frequentarem os shows, os jovens são capazes de atitudes muito mais drásticas, como passar dias em uma fila para

comprar ingresso, fazer plantão na frente do hotel ou da casa do cantor simplesmente para dar uma olhadinha a

distância. Em casa, as paredes do quarto são forradas de pôsteres, revistas são consumidas aos milhares, álbuns são

confeccionados com devoção e programas de TV são ansiosamente esperados apenas para assistir a uma rápida

aparição do ídolo.

Muitos pais se perguntam: o que essas pessoas têm de tão especial para atrair a atenção de tantos jovens? A

primeira e mais óbvia resposta é que todos esses astros, mais do que qualquer outro mortal, detêm objetos de desejo

de nossa cultura ocidental, como fama, sucesso, beleza, dinheiro etc. Isso, porém, não justificaria as atitudes que os

adolescentes são capazes de tomar em relação a cantores, atores ou jogadores de futebol. Se a tietagem se justificasse

apenas pela admiração de certas características dos artistas (como a beleza, por exemplo), esse comportamento de fã

não pareceria tão restrito à juventude. Isso pode nos indicar que esse fenômeno tem a ver com a própria adolescência.

A adolescência traz desafios importantes para o jovem. Além de ser uma fase em que deixamos de ser criança e nos

preparamos para a vida adulta, a convivência social tem um grande peso. Por vezes, aos olhos dos pais, os filhos dão

mais importância aos amigos e suas opiniões do que à própria família. Não é incomum ouvir pais de adolescentes

reclamando que os filhos só ouvem, vestem, assistem e gostam daquilo que os amigos ouvem, vestem, assistem e

gostam. O que os pais têm dificuldade de entender são as transformações típicas que se operam nessa fase. O preparo

para a vida adulta envolve uma espécie de libertação das opiniões familiares. É como se o jovem tivesse uma

necessidade de se desligar daquela dependência infantil e encontrar sua própria identidade. Onde encontrar essa

identidade? Primeiro, no grupo social mais próximo, ou seja, nos amigos. Depois, em outras pessoas. E é aí que entram

os ídolos da juventude.

Essas pessoas famosas representam uma série de características valorizadas pelos adolescentes: às vezes a rebeldia

ou a aparente independência; às vezes a beleza ou a fama. Além de representarem esses valores, os ídolos parecem,

aos olhos do fã, pessoas que conseguem materializar seus sonhos, que conseguem tudo o que querem. Por isso esse

interesse fora do comum por tudo que se passa com eles.

Sob esse ponto de vista, ter ídolos é algo absolutamente normal. Torna-se preocupante, no entanto, quando esse

interesse passa a ser o foco central do adolescente, quando a sua vida gira completamente em torno do seu ídolo e ser

fã passa a ser a sua principal e única ocupação. Nesses casos, é importante que os pais estejam atentos para impedir

que a admiração do filho vire uma obsessão e ajudá-lo a lidar de forma mais saudável com a admiração que sente por

alguma pessoa famosa.

Porém, quando esse interesse não interfere na vida do adolescente, não há por que se preocupar. Pode ser até

uma oportunidade para que os pais conheçam melhor seus filhos. Discutir sobre os gostos, os desejos, enfim, as

preferências dos adolescentes nessa fase pode ser uma experiência muito rica para os pais. Até porque quem de nós

nunca teve seu ídolo?

(DELY, Paula. Meu filho e seus ídolos. Disponível em: http://www.aprendebrasil.com.br/falecom/psicologa_artigo027.asp.

Acesso em: 05/07/2011. Adaptado.)

No trecho “Essas pessoas famosas representam uma série de características valorizadas pelos adolescentes: às vezes a rebeldia ou a aparente independência; às vezes a beleza ou a fama.” (4º§), as expressões “às vezes” e “ou” conferem ao período ideia de, respectivamente:

Paula, Karine e Carla estão correndo na esteira da academia. Considere que: ? Karine corre durante x minutos; ? Carla corre x + 3 minutos a mais que Karine; e, ? Paula, com a intenção de superar as duas amigas, corre 8 minutos a mais que Carla, totalizando 35 minutos. Quantos minutos Karine correu na esteira?

Alice comprou um notebook pagando uma entrada de R$ 560,00 e dividiu o restante em 12 vezes de R$ 96,80. O valor

que Alice irá pagar neste notebook está compreendido entre:

“Está encravado no interior de um Estado, pelo choque entre forças oficiais e movimentos internos em geral ligados a minorias étnicas ou religiosas e que têm como objetivo a formação de Estados Independentes, como é o caso da guerrilha ETA (Pátria Basca e Liberdade), partidária da soberania do país Basco, região encravada entre a França e a Espanha.” (Manual Compacto de Geografia Geral. 1 ed. São Paulo: Editora Rideel, 2010. p. 339.) Trata-se de uma situação

Nos Sistemas Operacionais Windows, a data/hora, configuração de vídeo e contas de usuário podem ser alteradas através do

Computadores são importantes ferramentas utilizadas no cotidiano de praticamente todas organizações do país. Em um computador, o dispositivo utilizado para promover a entrada de dados através de teclas é conhecido como:

Nos programas de treinamento e capacitação profissional, as instituições precisam atentar para o fator motivação, que deve estar atrelado à vontade do indivíduo de mudar seus comportamentos e resultados no trabalho, bem como a um sistema de remuneração apropriado. Com relação aos fatores específicos que afetam a motivação do treinando, é correto afirmar que

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