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Nos termos do Art. 2º, da Portaria MDS nº 666, de 28 de dezembro de 2005, no que diz respeito aos “Objetivos e às Formas de Integração entre o PBF e o PETI”, assinale a alternativa correta.

Santos (2010, p. 83), afirma que “(...) a teoria não gera instrumentos próprios. O que seria, então, a relação possível entre teoria e instrumentos? A teoria empresta à prática o conhecimento da realidade, a qual é o objeto da transformação; o conhecimento dos meios e de sua utilização, os quais permitem a transformação; o conhecimento da prática acumulada, em forma de teoria; e uma finalidade ideal, que antecipa os resultados objetivos a atingir, o projeto, cujos resultados reais não correspondem às finalidades ideais”. Nesse sentido, é correto afirmar que

No segundo parágrafo é apresentada a atual situação do grego Aris Messinis no trecho “Em Lesbos, não é assim. Ele está em absoluta segurança. As pessoas que chegam estão lutando por suas vidas. Não são poucas as que morrem de hipotermia mesmo depois de pisar em terra firme, por falta de atendimento médico”. Acerca das informações apresentadas no trecho destacado, pode-se afirmar que:

“Atualmente, a relação cidade-campo se transforma, aspecto importante de uma mutação geral. Nos países industriais, a velha exploração do campo circundante pela cidade, centro de acumulação de capital, cede lugar a formas mais sutis de dominação e de exploração, tornando-se a cidade um centro de muitas decisões e aparentemente de associação. [...] A vida urbana penetra na vida camponesa despojando-a de elementos tradicionais: artesanato, pequenos centros que definham em proveito dos centros urbanos (comerciais e industriais, redes de distribuição, centros de decisão).” (Lefebvre. O direito à cidade, p. 74)
Muitos autores procuram enfatizar a relação entre o rural e o urbano não como desejo, utopia ou ilusão, pelos conteúdos expressos num “deve ser”, mas, sim, como evolução de configurações determinadas, analisando as interdependências entre estruturas sociais, o meio ambiente e as instituições a partir de um enfoque em sua evolução de longo prazo. Tendo em vista o pensamento de Lefebvre e a análise da relação entre rural e urbano de uma maneira geral, é correto afirmar que

Para Joan Scott, em seu texto intitulado “Gênero: uma categoria útil de análise histórica”, o conceito de gênero chegou até nós através de pesquisadoras norte-americanas que passaram a usar a categoria “gender” para falar das “origens exclusivamente sociais das identidades subjetivas de homens e mulheres” [...] De fato, não existe uma determinação natural de alguns comportamentos de homens e de mulheres, apesar das inúmeras regras sociais calcadas numa determinação biológica diferencial dos sexos usadas nos exemplos mais corriqueiros, como “mulher não pode levantar peso” ou “homem não tem jeito para cuidar de criança”. (SCOTT, Joan, 1990)
“[...] Por ‘gênero’, eu me refiro ao discurso sobre a diferença dos sexos. Ele não remete apenas a ideias, mas também a instituições, a estruturas, a práticas cotidianas e a rituais, ou seja, a tudo aquilo que constitui as relações sociais. O discurso é um instrumento de organização do mundo, mesmo se ele não é anterior à organização social da diferença sexual. Ele não reflete a realidade biológica primária, mas ele constrói o sentido desta realidade. A diferença sexual não é a causa originária a partir da qual a organização social poderia ter derivado; ela é mais uma estrutura social movediça que deve ser ela mesma analisada em seus diferentes contextos históricos.” (Scott, 1998:15)
Em relação a diversas concepções em pauta acerca das questões de “Gênero, sexualidade e identidades”, é correto afirmar que o comportamento masculino ou feminino das pessoas, que não está sujeito a influências exteriores.

A sociologia contemporânea tem procurado superar as dicotomias da sociologia clássica, como aquelas entre teoria e ação, indivíduo e sociedade, cultura e natureza, nacionalismos e identidades regionais, trabalho e ócio, individualismo e solidariedade, globalização e regionalização. Dentre as várias correntes de pensamento sociológico contemporâneo, destaca-se a Escola de Frankfurt, ligada ao Instituto Para Pesquisa Social da Universidade de Frankfurt, fundado em 1924. Um de seus mais famosos membros, Jürgen Habermas, procurou estudar os fracassos do movimento operário alemão, entre outras temáticas. Ao analisar a sociedade global Habermas

A sociologia clássica difere-se da sociologia contemporânea também no que se refere ao modo de coleta e tratamento de dados, ao uso sistemático de estatísticas e à incorporação de inovações tecnológicas e metodológicas. Na França, Pierre Bourdieu, professor titular de Sociologia no College de France, merece destaque como um dos grandes representantes dessa sociologia contemporânea. Pierre Bourdieu e seus colaboradores dedicaram muitas décadas à análise do sistema de ensino (francês), sem deixarem de observar com atenção outros sistemas educacionais, evidenciando a distância entre a realidade escolar e os princípios preconizados pelas políticas para a educação. Bourdieu desenvolveu uma teoria que chamou de sociologia relacional na qual identifica o conceito de Habitus, que para ele seria(m)

A Constituição Federal de 1988 foi um marco importante para a história brasileira porque ela ampliou as situações

sociais que devem ser reconhecidas como direito do cidadão. Muitas situações que antes eram vistas como

“problema de cada um" ou “coisa de pobre" passaram a ser vistas como uma “questão de todos", ou seja, passaram

para o entendimento da responsabilidade pública e devem ser garantidos pela lei. Os Poderes Legislativo, Executivo e

Judiciário que compõem o Estado brasileiro passaram a garantir a proteção do cidadão por dois caminhos: o

contributivo, que tem a ver com a proteção social para as pessoas que pagam a previdência social; e o não

contributivo, que não tem ligação com o trabalho com carteira assinada ou contribuição à previdência social. Assinale

a alternativa que descreve INCORRETAMENTE um direito social classificado como contributivo, conforme contexto

anterior.

É de grande importância o trabalho do assistente social, dentro de uma equipe interdisciplinar que atende pessoas portadoras de deficiência e suas famílias. Devido à complexidade e desgaste do tratamento tanto por parte da família quanto da equipe que, em muitas vezes, predomina a ansiedade de atender e melhorar a qualidade de vida do paciente sem saber dos valores, dúvidas e ansiedades e, em muitas vezes, a desinformação do “pra que fazer”. Analise as afirmativas em relação à atuação, características e papel do assistente social em uma equipe interdisciplinar discorrida no contexto apresentado. I.O assistente social deve atuar como um intermediador de conflitos. II.Quando há insatisfação por parte da família com a equipe interdisciplinar, é necessário que o assistente social interfira solicitando a dissolução da equipe e imediata substituição de seus membros. III.O profissional de Serviço Social necessita ter uma visão ampla da situação, procurando não tomar partido e, sim, entender a necessidade de cada parte juntando-as. IV.Quando a equipe interdisciplinar detecta que a família não está seguindo as orientações interferindo na evolução do paciente, é necessário que o assistente social intervenha, procurando fazer com que a equipe consiga enxergar a dificuldade desta família que se encontra em uma situação de informação e/ou desinformação, aceitação do diagnóstico, ou até mesmo de um diagnóstico não fechado. Estão corretas apenas as afirmativas

A Organização das Nações Unidas proclamou em 10 de dezembro de 1948 a Declaração Universal dos Direitos Humanos que estabeleceu que toda a pessoa sujeita a perseguição tem o direito de procurar e de beneficiar de asilo em outros países. Em relação aos casos em que este direito pode ser invocado, analise. I.Perseguição política ditatorial imotivada. II.Condenação criminal em processo por corrupção ativa. III.Perseguição religiosa fundamentalista imotivada. IV.Condenação criminal em processo por corrupção passiva. V.Atividades contrárias aos fins e aos princípios das Nações Unidas. Estão corretas apenas as alternativas

O Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999, que regulamentou a Lei nº 7.853, de 24 de outubro de 1989 e a

Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, estabelece que os órgãos e as entidades da

Administração Pública Federal prestarão serviços específicos de forma direta ou indiretamente à pessoa portadora de

deficiência. Em relação aos serviços específicos que deverão ser prestados de forma direta ou indiretamente à pessoa

portadora de deficiência, conforme legislação e contexto anterior, analise.

I.Reabilitação parcial, entendida como o desenvolvimento parcial das potencialidades da pessoa portadora de

deficiência, destinada a facilitar sua atividade laboral, educativa e social.

II.Formação profissional e qualificação para o trabalho.

III.Escolarização em estabelecimentos de ensino regular com a provisão dos apoios necessários, ou em estabelecimentos

de ensino especial.

IV.Orientação e promoção individual, familiar e social.

Estão corretas apenas as alternativas

Dentre os recursos utilizados pelo autor, é correto afirmar acerca do trecho “Só de saber que você não está em uma zona de guerra torna isso ainda mais emocional. E muito mais doloroso” [...] (2º§), em discurso direto, que sua principal função é

Considerando-se o significado das palavras no contexto apresentado, é correto afirmar que os vocábulos destacados poderiam ser substituídos pelos termos sugeridos, com EXCEÇÃO de:

Ao substituir “perigos da travessia” por “travessia”, mantendo-se a norma padrão da língua, em “Obviamente, são os mais vulneráveis aos perigos da travessia.” (3º§) ocorreria:

A função geradora de momentos M(t ) de uma variável aleatória X é definida para todos os valores reais de t como M(t )=E[etx]. Assinale a função geradora de momentos da distribuição Normal com média 0 e desvio-padrão 1.

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