O texto abaixo contextualiza o tema tratado nas questão.
Leia-o atentamente.
O acordo provisório alcançado em Genebra, em 24 de novembro de 2013, estabelece um congelamento durante seis meses de algumas das atividades nucleares mais sensíveis do Irã, limitando o enriquecimento de urânio a 5%, em troca de um levantamento parcial das sanções econômicas impostas pelo Ocidente. As potências e Israel temem que o Irã use seu controverso programa nuclear para fins militares, o que Teerã repetidamente nega. O governo israelense criticou várias vezes o acordo, que considera um "erro político".
(oisponivelem: 01-www.g1.globo.com-em12/o1/2014, as17h40.)
Analise as assertivas correlatas.
I."Além das sanções da Organização das Nações Unidas - ONU, os Estados Unidos e a União Europeia (UE) já impuseram embargo e punições financeiras contra nações que comprassem petróleo do Irã."
PORQUE
II."Informações da Agência Internacional de Energia Atômica, da ONU, indicaram que as ações envolvendo as atividades nucleares do Irã só faziam sentido se fossem para construir a bomba atômica, mas a Rússia e a China se opuseram a novas sanções por meio da ONU."
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Leia a tabela a seguir.

Acerca das informações apresentadas na tabela sobre o trabalho escravo no Brasil, segundo levantamento da Comissão
Pastoral da Terra, analise.
I.A indústria têxtil registrou mais trabalhadores libertados em área urbana.
II.A pecuária registra o maior número de casos de trabalho escravo no campo.
III.O campo concentra o maior número de casos de trabalho escravo no Brasil.
IV.O número de pessoas resgatadas da escravidão em 2013 foi maior no campo.
As afirmativas INCORRETAS referentes aos dados apresentados anteriormente são apenas
O ciclo Operação de Serviço, do ITIL, é composto por vários processos e funções. Assinale os dois processos do ciclo operação de serviços.
O Scrum engloba um padrão de processos enfatizando prioridades de projeto, unidades de trabalho compartimentalizadas, comunicação e feedback frequente por parte dos clientes. Enfatiza o uso de um conjunto de padrões de processo de software que provaram ser eficazes para projetos com prazos de entrega apertados, requisitos mutáveis e críticos de negócio. "Não são introduzidos(as) durante execução de urgências (Sprint). Portanto, Sprint permite que os membros de uma equipe trabalhem em um ambiente de curto prazo, porém estável." Trata-se de
A falta de detalhamento das estruturas dos grandes órgãos da Advocacia-Geral da União se fez sentir desde o início do funcionamento da Instituição, omissão trazida pela Lei Complementar ne 73, de 1993. O Decreto na 7.392, de 13 de dezembro de 2010, baseado no art. 84, VI, "a", da Constituição, segundo o qual "compete privativamente ao Presidente da República" "dispor, mediante decreto, sobre" "organização e funcionamento da administração federal, quando não implicar aumento de despesa nem criação ou extinção de órgãos públicos" aprovou a estrutura regimental e o quadro demonstrativo dos cargos em comissão da Advocacia-Geral da União e da Procuradoria-Geral Federal. Tendo em mente as disposições de tal decreto, assinale a alternativa INCORRETA.
Considerando as regras constitucionais sobre a administração pública, analise as afirmativas. I.Os vencimentos dos cargos do Poder Legislativo e do Poder Judiciário não poderão ser superiores aos pagos pelo Poder Executivo. II.A remuneração e o subsídio dos ocupantes de cargos, funções e empregos públicos da administração direta, autárquica e fundacional, dos membros de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, dos detentores de mandato eletivo e dos demais agentes políticos e os proventos, pensões ou outra espécie remunerató- ria, percebidos cumulativamente ou não, incluídas as vantagens pessoais ou de qualquer outra natureza, não poderão exceder o subsídio mensal, em espécie, dos Ministros do Supremo Tribunal Federal. III.É vedada a vinculação ou equiparação de quaisquer espécies remuneratórias para o efeito de remuneração de pessoal do serviço público. Está(ão ) correta(s ) a(s ) afirmativa(s )
As obrigações são classicamente definidas pela doutrina pátria, como o vínculo jurídico através do qual uma pessoa (sujeito ativo) pode exigir da outra (sujeito passivo) o cumprimento de uma prestação economicamente apreciável. Desta forma, é cediço que a obrigação já nasce com o objetivo de ser extinta pelo pagamento, ou seja, pelo cumprimento da prestação. Dentre as espécies de pagamento elencadas a seguir, assinale aquela que ocorre quando duas pessoas forem, ao mesmo tempo, credora e devedora uma da outra, extinguindo-se ambas as obrigações.
"João e José, auditores fiscais da Receita Federal foram denunciados no dia 04.07.2012 pela prática dos crimes de concussão
e corrupção passiva, em concurso material. De acordo com a acusação, teriam comparecido à loja de Manoel, comerciante,
no dia 03.08.2010, com o fim de realizarem fiscalização nos livros contábeis do estabelecimento e, mesmo não tendo
encontrado qualquer irregularidade, teriam decidido, no local, exigir de Manoel que pagasse R$ 2.000,00 a cada um deles,
com o que Manoel haveria concordado. Por esses mesmos fatos, Manoel foi denunciado pela prática do crime de
corrupção ativa, também em continuidade delitiva. Após o oferecimento de defesa preliminar, foi a denúncia recebida no
dia 06.08.2012. Durante a instrução, os fatos foram comprovados exatamente como descritos na inicial. No dia 10.08.2013,
foi proferida sentença condenando os fiscais como incursos nos crimes de concussão e corrupção passiva, em concurso
material, bem como Manoel, como incurso no crime de corrupção ativa. Analisando as circunstâncias judiciais do art. 59,
do Código Penal, o juiz fixou as penas de João e José em 2 anos e 4 anos, respectivamente, pelos crimes de concussão e
corrupção passiva, e a de Manoel em 3 anos, pelo crime de corrupção ativa."
Considerando a conduta de cada um dos envolvidos, bem como o seu enquadramento típico, apontando ainda os
aspectos penais envolvidos na questão, assinale a afirmativa correta.
Considere a situação hipotética em que seja necessário realizar a cessão onerosa, para exploração por prazo determinado, de área e infraestrutura públicas localizadas dentro do porto organizado, este entendido como o bem público construído e aparelhado para atender às necessidades de navegação, de movimentação de passageiros ou de movimentação e armazenagem de mercadorias, e cujo tráfego e operações portuárias estejam sob jurisdição de autoridade portuária. Segundo a Lei nº 12.815, de 5 de junho de 2013, que dispõe sobre a exploração direta e indireta pela União de portos e instalações portuárias e sobre as atividades desempenhadas pelos operadores portuários, tal cessão deverá se dar por meio de
Sobre a avaliação formativa, assinale a alternativa INCORRETA.
Antônio Flávio Barbosa Moreira (2002), no seu artigo “Currículo, Diferença Cultural e Diálogo", discorre sobre o
multiculturalismo como temática obrigatória nas discussões sobre educação, destacando que a cultura “tem adquirido
crescente centralidade nos fenômenos sociais contemporâneos (p.16), [... trazendo] à luz a sensível diversidade de
culturas" (p. 17) e “a associação das diferenças culturais às relações de poder" (p.17). O autor propõe responder “às
condições do mundo contemporâneo por meio de um multiculturalismo crítico" (p.18). Para ele, “reconhecer a diferença
cultural na sociedade e na escola traz como primeira implicação, para a prática pedagógica, o abandono de uma
perspectiva monocultural, da postura que Stoer e Cortesão (1999) denominam de daltonismo cultural" (p.25). Tendo em
vista ser imperativo, em sala de aula, o “esforço de se entender o modo ou os pressupostos de interpretação a partir
dos quais cada grupo elabora seus significados" (Moreira, ibid, p. 25), assinale a alternativa que descreve corretamente as
ações docentes que caracterizam uma postura multicultural na educação.
Ao selecionar conhecimentos, as teorias de currículo agem intencionalmente; pensam na formação do ser humano
para uma determinada sociedade. A escolha de um currículo é sempre intencional. Silva (2005) classificou as teorias do
currículo em teorias:
1.tradicionais;
2.críticas;
3.pós-críticas.
Relacione-as adequadamente com as afirmativas apresentadas a seguir.
( ) Enfatizam ensino, aprendizagem, avaliação, metodologia, didática, organização, planejamento, eficiência, objetivos.
( ) Enfatizam identidade, alteridade, diferença, subjetividade, significação e discurso, saber-poder, representação
cultural, gênero, raça, sexualidade e multiculturalismo.
( ) Enfatizam ideologia, reprodução cultural e social, poder, classe social, capitalismo, relações sociais de produção,
conscientização, emancipação e libertação, currículo oculto e resistência.
A sequência está correta em
Acerca da análise sobre a escola pública feita por Anísio Teixeira, na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, em “a
escola pública universal e gratuita" (1956), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Com a chegada da democracia e a consciência da emancipação política, atingida pelo povo brasileiro, deve-se
repensar os problemas de organização e, entre eles, o de educação.
( ) Deve-se reestabelecer o verdadeiro conceito de educação.
( ) Uma das sugestões apresentadas para o fortalecimento de algumas tendências e correção de outras da expansão
educacional é a padronização das escolas, independentemente das suas condições locais.
( ) A escola primária é o fundamento, a base da educação de toda a nação.
( ) A escola primária, visando a formação de hábitos de trabalho, de convivência social, de reflexão intelectual, de
gosto e de consciência, deve e precisa ser de tempo parcial para que as atividades não fiquem extensas.
A sequência está correta em
Segundo Cortella (2011, p.43), que lida com “processos pedagógicos na sua modalidade intencional", é necessário
reforçar a consciência de que valores e conhecimentos são resultantes de uma sucessão de ocorrências existenciais e
não determinações de natureza humana imóvel. Nessa perspectiva, esses processos pedagógicos estão imersos no
tecido social, tendo a responsabilidade de educar para a vida coletiva, devendo ser enfocados e compreendidos
Sobre a história da formação de Rondônia, analise.
I. Antes de receber a nomeação atual, era denominado território federal de Guaporé, tendo sido formado com terras
dos estados do Amazonas e Mato Grosso.
II. Foi elevada a condição de unidade federada do Brasil por meio da Constituição de 1988, juntamente com os então
territórios do Amapá e Roraima.
III. Sua colonização mais intensa ocorreu no final do século XIX, quando nordestinos se dirigiram ao estado para
trabalhar nas minas de cassiterita.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)