Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Antônio Flávio Barbosa Moreira (2002), no seu artigo “Currículo, Diferença Cultural e Diálogo", discorre sobre o

multiculturalismo como temática obrigatória nas discussões sobre educação, destacando que a cultura “tem adquirido

crescente centralidade nos fenômenos sociais contemporâneos (p.16), [... trazendo] à luz a sensível diversidade de

culturas" (p. 17) e “a associação das diferenças culturais às relações de poder" (p.17). O autor propõe responder “às

condições do mundo contemporâneo por meio de um multiculturalismo crítico" (p.18). Para ele, “reconhecer a diferença

cultural na sociedade e na escola traz como primeira implicação, para a prática pedagógica, o abandono de uma

perspectiva monocultural, da postura que Stoer e Cortesão (1999) denominam de daltonismo cultural" (p.25). Tendo em

vista ser imperativo, em sala de aula, o “esforço de se entender o modo ou os pressupostos de interpretação a partir

dos quais cada grupo elabora seus significados" (Moreira, ibid, p. 25), assinale a alternativa que descreve corretamente as

ações docentes que caracterizam uma postura multicultural na educação.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282