Julgue os próximos itens, relativos ao DevOps.
A prática continuous delivery permite que as alterações do código sejam automaticamente preparadas para uma liberação para produção e possibilita automatizar testes, inclusive os de unidade e de carga, por exemplo.
Um dos métodos ágeis bastante utilizados para implementação de softwares é o XP (Extreme Programming), que contempla um elevado nível de envolvimento do cliente durante o processo de implementação. Uma prática característica do XP consiste
Sobre Scrum, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) O Scrum não requer a realização de reuniões específicas, deixando a equipe livre para decidir como se organizar.
( ) Em Scrum, o backlog do produto é uma lista dinâmica de funcionalidades que não precisa ser priorizada.
( ) Scrum é um framework ágil que facilita o desenvolvimento, entrega e manutenção de produtos complexos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
No Scrum, o artefato que apresenta uma lista de características do software que está sendo desenvolvido é denominado
Para entregar um projeto de software, foi designado um modelo adaptativo capaz de integrar fundamentos de projeto e
análise de negócios, com foco na entrega frequente de produtos.
Considerando a situação precedente, assinale a opção em que é apresentado o modelo que atende ao referido projeto.
Julgue os próximos itens, relativos ao DevOps.
Continuous integration é uma prática de desenvolvimento de software do DevOps cujo objetivo é encontrar e investigar erros mais rapidamente, por meio de processo de criação e testes automáticos de código, sempre que um desenvolvedor da equipe realizar alterações de código, para o controle de versão.
Numa aplicação web, considere o caso em que um arquivo intitulado xpto.txt é obtido do servidor sem que a página inteira seja recarregada.
A estrutura básica correta do código para o uso da tecnologia Ajax nesse caso é:
Acerca de gerenciamento de projetos de desenvolvimento de softwares, assinale a opção correta
Um Analista de Sistemas atua no desenvolvimento de software utilizando diferentes processos e metodologias cujas características são:
I. A fase de transição se concentra nas atividades necessárias para colocar o software nas mãos dos usuários. Tipicamente, essa fase inclui várias iterações, incluindo versões beta, versões de disponibilidade geral, além de correções de erros e lançamentos de aprimoramento. Um esforço considerável é gasto em atividades ligadas ao usuário: documentação de sistema, treinamento e suporte no uso inicial do produto. Neste ponto, no entanto, o feedback do usuário deve limitar-se principalmente a problemas de ajuste, configuração, instalação e usabilidade do produto.
II. Aspectos significativos do processo devem estar visíveis aos responsáveis pelos resultados. A transparência requer que estes aspectos tenham uma definição padrão comum para que os observadores compartilhem um mesmo entendimento do que está sendo visto. Por exemplo: uma linguagem comum referindo-se ao processo deve ser compartilhada por todos os participantes; e aqueles que realizam o trabalho e aqueles que inspecionam o incremento resultado do trabalho devem compartilhar uma definição comum de Pronto.
III. A implementação inicial do software apoia duas atividades do processo de engenharia de requisitos: a) levantamento de requisitos, pois os usuários podem realizar experiências para ver como o sistema apoia seu trabalho, podendo ter novas ideias para os requisitos, identificar pontos positivos e negativos do software e até propor novos requisitos de sistema; b) validação de requisitos, pois a implementação pode revelar erros e omissões nos requisitos propostos, levando os usuários a crerem que sua visão inicial era incorreta e incompleta e dando a eles oportunidade de fazerem ajustes na especificação de sistema para refletir sua compreensão alterada dos requisitos.
IV. O cliente está sempre participando do desenvolvimento do sistema; testes de unidade e de aceitação fornecem feedback sobre o sistema; oportunidades e problemas são identificados o mais rápido possível; os códigos são integrados e testados constantemente, para o caso de algum problema ser detectado, poder ser corrigido imediatamente.
As características I, II, III e IV são, respectivamente,
Uma equipe de desenvolvimento de sistemas de software (EDSS) está trabalhando no desenvolvimento de uma nova aplicação Web utilizando práticas ágeis alinhadas com o Scrum. Algumas funcionalidades da aplicação Web já foram disponibilizadas aos clientes, porém um dos Product Owners solicitou mudanças em algumas delas.
Sabendo-se que a EDSS está no meio do andamento de uma Sprint de 4 semanas cujo Sprint Goal não tem relação direta com as funcionalidades entregues, para atender à solicitação do Product Owner, a EDSS deve:
“O Scrum é um arcabouço que ajuda pessoas, times e organizações a gerar valor por meio de soluções adaptativas para problemas complexos.”
SCHWABER, K. ; SUTHERLAND, J. O Guia do Scrum, O Guia Definitivo para o Scrum: As Regras do Jogo. Nov. 2020. p 3. Adaptado.
Para cumprir seu objetivo, o Scrum se baseia em quatro eventos formais, contidos dentro de um evento de maior duração: a Sprint.
Tais eventos formais implementam os três pilares empíricos do Scrum, que são
Para acelerar os resultados e as entregas do desenvolvimento de um sistema, optou-se pelo uso de metodologias ágeis e pelo emprego de um quadro Kanban (lista de atividades para fazer, fazendo e prontas). Para a modelagem visual do sistema, optou-se pela linguagem de modelagem unificada (UML 2.2) como apoio à análise e ao projeto orientado a objetos. O gerente do projeto deseja adotar o padrão de arquitetura modelo-visão-controle (MVC), buscando um baixo acoplamento entre os componentes da aplicação.
Considerando desenvolvimento do sistema descrito nessa situação hipotética bem como os conceitos de engenharia de software, julgue o item que se segue.
Para medir o tempo de condução (lead time) de uma das Sprints do sistema, deve ser selecionada no quadro Kanban uma Sprint da situação Fazendo
No roteiro SCRUM, de gerenciamento Ágil, a atividade que discute funcionalidades de modo a atualizar o que já foi feito, o que
será feito e dificuldades é
A respeito do Scrum, julgue os itens a seguir.
De maneira geral, o Scrum possui uma ou mais equipes, sendo cada uma composta basicamente de três papéis: o product owner, o scrum master e o time de desenvolvimento.
Acerca das metodologias ágeis de desenvolvimento, julgue os itens que se seguem.
Na modelagem tradicional, parte significativa do tempo da equipe de desenvolvimento e dos recursos é despendida com manutenção e ajustes de modelos e diagramas; na modelagem ágil, por princípio, mudanças de requisitos ocorridas ao longo do processo de desenvolvimento ensejarão o descarte dos modelos e diagramas que não forneçam valor em longo prazo, ainda que sejam relacionados aos requisitos afetados.