Em espanhol para acentuarmos uma palavra devemos em primeiro lugar separar as sílabas e conhecer a sílaba mais forte, chamada em português sílaba “tônica", conhecer os tipos de acento e saber que mesmo a sílaba sendo forte nem sempre ela é acentuada, pois há regras diferentes as da Língua Portuguesa. Assinale a alternativa que explica dentro das regras da RAE ( Real Academia Española ) o acento diacrítico em sua definição e exemplos :
Segundo Cereja & Magalhães (2005), os poetas de 30, livres da necessidade de combater o academicismo parnasiano, incorporaram em suas produções as conquistas formais por que tinham se empenhado os primeiros modernistas e sentiram-se à vontade para retomar algumas posturas antes rejeitadas. Assim, os procedimentos formais deste período eram:
I. Uso de versos livres.
II. Falta de pontuação.
III. Simultaneidade de imagens; flashes da realidade, fragmentação.
IV. Excesso de lógica.
V. Linguagem simples, coloquial, prosaica.
Assinale a alternativa que apresenta a afirmativa incorreta.
No Barroco, movimento literário do século XVII, a contradição é um tema recorrente e constante. O gosto pelas realidades opostas, pelo conflito e pelas contradições violentas está diretamente relacionado ao contexto sócio-histórico. É possível verificar-se, na linguagem barroca, tanto na forma quanto no conteúdo, uma rejeição constante da visão ordenada das coisas. (Cereja & Magalhães, 2005) A este respeito, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro ( V ) ou Falso ( F ).
( ) O homem barroco poderá, ou assumir uma atitude estoica perante a vida ou adotar um comportamento epicurista, de liberdade, de carpe diem, aproveitando o presente, livre de compromissos.
( ) Os temas são aqueles que refletem os estados de tensão da alma humana, tais como vida e morte, matéria e espírito, amor platônico e amor carnal, pecado e perdão.
( ) Visando a ampliar e a acentuar o sentido trágico desses temas, os autores utilizam uma linguagem de fácil acesso e entendimento, não havendo rebuscamentos ou figuras de linguagem.
Assinale a alternativa que traga, de cima para baixo, a sequência correta.
A respeito de coesão e coerência textuais, considere as afirmativas a seguir atribuindo valores de Verdadeiro ( V ) ou Falso ( F ).
( ) 'Adorei a vitória da Seleção Brasileira. Mas vamos comemorar com champanhe.' Este enunciado apresenta um problema de coerência textual.
( ) Coesão e coerência são fatores da textualidade regulados pelo contexto discursivo.
( ) Para um texto ter unidade de sentido, para ser um todo coerente, é necessário que apresente conexões gramaticais e articulação de ideias, ou seja, é necessário que haja coesão e coerência textuais.
( ) 'João tem dois lindos filhos. João não possui filho algum.' Este enunciado apresenta um problema de coerência textual.
( ) Embora os conectores sejam portadores de sentido, eles não contribuem para construir a coerência de um texto.
Assinale a alternativa que traga, de cima para baixo, a sequência correta.
Alguns recursos linguísticos são extremamente relevantes para a construção e composição textual. O paralelismo sintático e semântico é um destes recursos. Construir um texto com clareza, coesão e coerência não é uma tarefa tão simples a ser executada. A respeito dos recursos acima, considere:
I. O termo paralelismo corresponde a uma relação de equivalência, por semelhança ou contraste, entre dois ou mais elementos. É um recurso responsável por uma boa progressão textual.
II. Os conectivos são importantes marcadores textuais para ajudar a identificar as estruturas que devem permanecer em relação de equivalência.
III. No enunciado 'Durante as quartas de final, o time do Brasil vai enfrentar a seleção da Holanda.' não há quebra de paralelismo.
IV. O enunciado 'Se eles comparecessem à reunião, ficaremos muito agradecidos.' tem um problema de paralelismo verbal.
V. “não só... mas (como) também" são conectivos que auxiliam no estabelecimento do paralelismo.
Assinale a alternativa que apresenta a afirmativa incorreta:
A respeito da concordância nominal, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro ( V ) ou Falso ( F ).
( ) 'Dedicava todo seu tempo ao comércio e à navegação costeiros.'
( ) 'Estudo a língua italiana e francesa.'
( ) 'Fruta é bom para a saúde.'
( ) 'Seguem inclusos as notas promissórias.'
( ) 'A porta, meia aberta, deixava ver o interior da sala.'
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
A respeito dos estudos sobre a estrutura, formação e classificação das palavras, também chamados de Morfologia, considere:
I. Morfema é a menor unidade linguística portadora de significado.
II. As derivações ocorrentes em processos morfológicos são: prefixal, sufixal, parassintética, regressiva e redução.
III. É considerada composição por justaposição aquela em que as palavras associadas se fundem num todo fonético.
IV. Temos o Hibridismo quando as palavras são formadas por elementos provenientes de línguas diferentes.
V. As desinências verbais apresentam informações sobre o modo, o tempo, o número e a pessoa dos verbos.
Estão corretas as afirmativas:
O PNAIC (2015) adota a abordagem da alfabetização na perspectiva do letramento, buscando favorecer situações propícias de aprendizagem do funcionamento do sistema de escrita alfabética, de modo articulado e simultâneo às aprendizagens relativas aos usos sociais da escrita e da oralidade. A esse respeito, considere as afirmativas a seguir atribuindo valores Verdadeiro ( V ) ou Falso ( F ).
( ) O PNAIC defende que a alfabetização é o processo em que as crianças aprendem não somente a ler e a escrever, mas também a falar e a escutar em diferentes contextos sociais.
( ) É um dos objetivos do PNAIC compreender os pressupostos da defesa do trabalho sistemático para o ensino do Sistema de Escrita Alfabética, com vistas a garantir os direitos de aprendizagem das crianças, no Ciclo de Alfabetização.
( ) É necessário refletir sobre a concepção de alfabetização na perspectiva do letramento e suas implicações para a ação docente.
( ) Não é parte dos objetivos refletir sobre as inter-relações entre oralidade e escrita, ainda que esta inter-relação seja considerada como existente pelo PNAIC.
( ) O PNAIC busca refletir sobre o ensino da leitura e da escrita no Ciclo de Alfabetização, para compreender os dois processos e suas interligações.
( ) Refletir sobre a integração entre Língua Portuguesa e os demais componentes curriculares, bem como planejar situações didáticas interdisciplinares não é parte dos objetivos do PNAIC.
Assinale a alternativa que traga, de cima para baixo, a sequência correta.
Dada a matriz
, assinale a alternativa que indica corretamente a matriz inversa de A:
Analise as quatro afirmações abaixo sobre funções matemáticas:
I. Uma função é injetora se cada elemento do domínio da função possui uma imagem diferente no contradomínio.
II. Uma função é sobrejetora se cada elemento do contradomínio for imagem de um elemento do domínio da função.
III. Uma função não pode ser injetora e sobrejetora simultaneamente.
IV. O contradomínio de uma função numérica sempre será um conjunto numérico maior que o domínio da mesma: por exemplo, se o domínio de uma função for os números naturais, o contradomínio será, no mínimo, o conjunto dos números inteiros.
Assinale a alternativa que indica quais destas afirmações estão corretas:
Considere as duas equações de retas
. Assinale a alternativa correta acerca da relação entre estas duas retas.
Considere três conjuntos finitos A, B, C. A tabela abaixo indica quantos elementos existem em cada conjunto e em suas intercessões. Assinale a alternativa que indica a quantidade de elementos em A ∪ B ∪ C.

Considere que para uma quantia de R$ 2.000,00 sejam oferecidas duas opções de investimento:
- Opção 1: Juros simples de 7% ao mês, ao longo de 3 meses.
- Opção 2: Juros compostos de 5% ao mês, ao longo de 2 meses.
Assinale a alternativa que indica qual a diferença entre o total de juros obtidos nestas duas opções:
Considere a função f(x) = 2x · (x2 + 4x -5). Assinale a alternativa que indica o valor da soma dos zeros da função, ou seja, onde a função se anula.
No contexto da Aritmética, a divisão de um valor não nulo por zero é considerada indefinida. Abaixo seguem alguns argumentos, utilizando os números naturais, apresentados por um professor a seus alunos, para demonstrar que essa divisão seria indefinida:
I. Ao se dividir objetos entre pessoas, como se atribuir algo a nenhuma pessoa? Por exemplo, ao se dividir seis doces entre duas crianças cada uma receberia três doces; quantos doces seriam dados a cada pessoa se não houvesse nenhuma pessoa?
II. A divisão por zero iria fazer com que falsas igualdades fossem criadas. Por exemplo, 2 · 0 = 3 · 0. Se dividirmos ambos os lados por zero, teríamos 2 =3.
III. A divisão com resto pode ser considerada como uma sequência de subtrações: subtrai-se o divisor do dividendo sucessivas vezes até atingir um número menor que o divisor. Por exemplo, ao dividir 7 por 3, subtraímos 3 duas vezes de 7 até chegar em 1; assim o quociente é 2 e o resto é 1. Se subtrairmos zero, nunca seria atingido um número menor que o divisor.
Porém, parte destes argumentos pode levar, erroneamente, à conclusão que ao se dividir um número qualquer não nulo por zero também resultaria em zero. Assinale a alternativa que indica quais destes argumentos podem levar a esta conclusão equivocada.