Um usuário do MS-Word pressionou a
opção de menu ribbon (faixa), destacada
por um círculo e apontada por uma seta na
figura a seguir. Sabendo disso, assinale a
alternativa correta que corresponda a uma
das possibilidades do comando disparado
com o clique do mouse nessa opção do menu
ribbon do MS-Word.

Um dos critérios mais relevantes para a classificação de planos é o da permanência. Com base na notícia veiculada no site da CASAN de que as “Inscrições para o concurso público da CASAN vão até 7 de janeiro”, assinale a alternativa que apresenta o instrumento do plano temporário que é caracterizado por essa notícia.
Uma das características da organização por processos é medida por um indicador de desempenho. Considerando a informação retirada de uma notícia veiculada no site da CASAN de que “Em 2015 o call center da CASAN realizou uma série de melhorias que proporcionaram mais facilidade de acesso. O tempo médio de espera em uma ligação, que era superior a 90 segundos, em 2014 caiu para 15 segundos em média. E 97% das ligações recebidas são atendidas, sendo que as 3% restantes recebem retorno dos atendentes.”, responda qual é esse indicador.
Os grupos formais, também chamados equipes de trabalho, são aqueles criados pela administração para equipar qualquer unidade de trabalho. Há dois tipos principais de grupos formais ou equipes de trabalho nas organizações. A notícia no site da CASAN de que “força-tarefa da CASAN duplica equipes para última semana do ano” pertence a qual tipo de equipe de trabalho?
Uma boa administração de materiais requer alguns fatores para que a organização disponha, de modo contínuo, dos insumos necessários para suas atividades. Assinale a alternativa que apresenta o fator que demonstra a importância de se ter na organização mecanismos competentes de especificação, recebimento, triagem, monitoração e avaliação.
"Estamos Enlouquecendo Nossas Crianças!
Estímulos Demais... Concentração de Menos"
31 Maio 2015 em Bem-Estar, filhos
Vivemos tempos frenéticos. A cada década que
passa o modo de vida de 10 anos atrás parece ficar
mais distante: 10 anos viraram 30, e logo teremos
a sensação de ter se passado 50 anos a cada 5. E
o mundo infantil foi atingido em cheio por essas
mudanças: já não se educa (ou brinca, alimenta,
veste, entretêm, cuida, consola, protege, ampara e
satisfaz) crianças como antigamente!
O iPad, por exemplo, já é companheiro
imprescindível nas refeições de milhares de crianças.
Em muitas casas a(s) TV(s) fica(m) ligada(s) o tempo
todo na programação infantil – naqueles canais cujo
volume aumenta consideravelmente durante os
comerciais – mesmo quando elas estão comendo
com o iPad à mesa.
Muitas e muitas crianças têm atividades extracurriculares
pelo menos três vezes por semana,
algumas somam mais de 50 horas semanais de
atividades, entre escola, cursos, esportes e reforços
escolares.
Existe em quase todas as casas uma profusão
de brinquedos, aparelhos, recursos e pessoas
disponíveis o tempo todo para garantir que a criança
"aprenda coisas" e não "morra de tédio". As pré-
escolas têm o mesmo método de ensino dos cursos
pré-vestibulares.
Tudo está sendo feito para que, no final,
possamos ocupar, aproveitar, espremer, sugar,
potencializar, otimizar e, finalmente, capitalizar todo
o tempo disponível para impor às nossas crianças
uma preparação praticamente militar, visando seu
"sucesso". O ar nas casas onde essa preocupação
é latente chega a ser denso, tamanha a pressão
que as crianças sofrem por desenvolver uma boa
competitividade. Porém, o excesso de estímulos
sonoros, visuais, físicos e informativos impedem que
a criança organize seus pensamentos e atitudes, de
verdade: fica tudo muito confuso e nebuloso, e as
próprias informações se misturam fazendo com que
a criança mal saiba descrever o que acabou de ouvir,
ver ou fazer.
Além disso, aptidões que devem ser estimuladas
estão sendo deixadas de lado: Crianças não
sabem conversar. Não olham nos olhos de seus
interlocutores. Não conseguem focar em uma
brincadeira ou atividade de cada vez (na verdade
a maioria sequer sabe brincar sem a orientação de
um adulto!). Não conseguem ler um livro, por menor
que seja. Não aceitam regras. Não sabem o que é
autoridade. Pior e principalmente: não sabem esperar.
Todas essas qualidades são fundamentais na
construção de um ser humano íntegro, independente
e pleno, e devem ser aprendidas em casa, em suas
rotinas.
Precisamos pausar. Parar e olhar em volta. Colocar
a mão na consciência, tirá-la um pouco da carteira,
do telefone e do volante: estamos enlouquecendo
nossas crianças, e as estamos impedindo de entender
e saber lidar com seus tempos, seus desejos, suas
qualidades e talentos. Estamos roubando o tempo
precioso que nossos filhos tanto precisam para
processar a quantidade enorme de informações e
estímulos que nós e o mundo estamos lhes dando.
Calma, gente. Muita calma. Não corramos para
cima da criança com um iPad na mão a cada vez que
ela reclama ou achamos que ela está sofrendo de
"tédio". Não obriguemos a babá a ter um repertório
mágico, que nem mesmo palhaços profissionais
têm, para manter a criança entretida o tempo todo. O
"tédio" nada mais é que a oportunidade de estarmos
em contato conosco, de estimular o pensamento, a
fantasia e a concentração.
Sugiro que leiamos todos, pais ou não, "O Ócio
Criativo" de Domenico di Masi, para que entendamos
a importância do uso consciente do nosso tempo.
E já que resvalamos o assunto para a leitura:
nossas crianças não lêem mais. Muitos livros infantis
estão disponíveis para tablets e iPads, cuja resposta
é imediata ao menor estímulo e descaracteriza a
principal função do livro: parar para ler, para fazer a
mente respirar, aprender a juntar uma palavra com
outra, paulatinamente formando frases e sentenças,
e, finalmente, concluir um raciocínio ou uma estória.
Cerquem suas crianças de livros e leiam com elas,
por amor. Deixem que se esparramem em almofadas
e façam sua imaginação voar!
(Fonte: http://www.saudecuriosa.com.br/estamos-enlouquecendo-nossas-criancas-estimulos-demais-concentracao-de-menos/)
Assinale a alternativa correta em relação à sintaxe da oração: “Muitas e muitas crianças têm atividades extra-curriculares pelo menos três vezes por semana”.
Um número X somado com sua metade é igual a 56 menos um quarto de X. Então X vale
Paulo e André têm, juntos, R$ 2500,00. Sabese que um deles tem o quádruplo do valor que o outro tem. O que possui menos dinheiro tem
Observe a seguinte imagem do MS-Excel:

Com base nessa imagem e no ponteiro do
mouse em destaque, é correto afirmar que o
usuário está
O técnico de laboratório da CASAN, ao preparar uma solução de ácido clorídrico (HCl), realizou os seguintes procedimentos: em um balão volumétrico de 1L, adicionou aproximadamente 600mL de água destilada; acrescentou vagarosamente 100mL do ácido concentrado e completou o volume para 1L com água destilada. A concentração dessa solução é de
O parâmetro químico de qualidade da água que mede a concentração de cátions multimetálicos em solução, originados da dissolução de minerais contendo cálcio e magnésio, é conhecido como
A coagulação é uma das etapas do tratamento de água realizada pela CASAN, na qual se adicionam coagulantes químicos para a formação de flóculos que carregam a sujeira. Os principais coagulantes utilizados nessa etapa de tratamento são:
De acordo com a Resolução CONAMA 357/05 as águas doces podem ser classificadas em classes, sendo que a classe que possui águas que podem ser destinadas à navegação e à harmonia paisagística é a classe
Sobre os lipídios, analise as afirmativas abaixo,
dê valores Verdadeiro (V ) ou Falso (F ) e assinale a
alternativa que apresenta a sequência correta de cima
para baixo.
( ) Os alimentos que contem lipídios são fontes de energia.
( ) Os lipídios dos alimentos são convertidos no corpo
humano em outros componentes essenciais de tecidos
e podem ser transportados para depósitos de energia
como reserva de gordura em tecido adiposo.
( ) Mesmo com dietas pobres em lipídios, o corpo irá
sintetizar grande quantidade de ácidos graxos a partir
das proteínas e dos carboidratos.
( ) Os lipídios são encontrados em carnes, produtos lácteos
e em algumas frutas e vegetais, como abacate, nozes,
amêndoas, soja e oliva.
Considerando o conceito do instrumento administrativo
denominado Rotinas, leia as frases abaixo e a seguir
assinale a alternativa correta.
I. Descrição sistemática dos passos a serem dados para
a realização das ações componentes de uma atividade
e a sequência em que devem ser executadas.
II. Guia escrito, que fornece instruções gerais do serviço
de saúde.
III. Trata-se de um ato normativo, que contém as diretrizes
básicas para o funcionamento do serviço como filosofia,
objetivos do serviço, dimensionamento de pessoal e
descrição das linhas hierárquicas.
IV. Guia orientador, contendo informações gerais do
trabalho e de padrões comportamentais.