Choose the option that completes the sentence below correctly. The parents would like:
Consider the following question: "How long have you had your iPad?" Among the different answers below, choose the one which would be a correct answer to the question above.
A organização curricular escolar, bem como a formação dos docentes na nossa sociedade, se tornou extremamente específica, limitando assim, a visualização da conexão entre a Educação Musical e a relação entre os conteúdos estudados nas outras disciplinas. Uma das maneiras de não perder a visão holística de educação é despertar para a:
A linguagem visual se organiza por intermédio de um sistema de representações simbólicas influenciado por significações que fazem parte de uma determinada cultura. Ler a imagem torna-se, assim, uma ação de desconstrução e reconstrução da imagem, o leitor tenta compreender a sua materialidade, a maneira como foi:
Peculiar pela batida do tambor curimbó acompanhado por banjo e maracá, o carimbó é considerado um gênero de dança. O ritmo sofreu proibição, até as primeiras décadas do século XX, através da repressão governamental, devido à:
Hélio Oiticica buscou a superação da noção de objeto de arte, como tradicionalmente definido pelas artes plásticas, em diálogo com a Teoria do não objeto. O espectador também foi redefinido pelo artista carioca, que alçou o indivíduo à posição de participador, aberto a um novo comportamento que o conduzisse:
Dançar é uma das maneiras adequadas para ensinar, na prática, todo o potencial de expressão do corpo humano. Introduzir a dança na escola equivale a um tipo de alfabetização. O mais importante, no entanto, não é convencer a turma a ensaiar para se apresentar no final do ano. A prioridade é levar o aluno a:
Na prática do teatro na escola, é comum, já no primeiro momento das aulas, os integrantes trabalharem utilizando o corpo para se expressar e resolver problemas. Nas improvisações em que um contracena com outro sem texto prévio, o aluno necessita desenvolver a capacidade de:
A máscara teatral na Grécia antiga era confeccionada de materiais como: folhas, madeira, argila e couro. Eram feitas de modo que toda a face do ator ficasse coberta, exceto os olhos e a boca. Tinha diversas funções em cena, como por exemplo, conferir ao ator traços expressivos acentuados, para que todo o público pudesse:
Partindo das políticas já existentes, das discussões que vinham sendo feitas em torno da elaboração da LDB, das demandas de estados e municípios e tendo em vista suas prioridades, o Ministério da Educação, em 1995, definiu a melhoria da qualidade no atendimento educacional às crianças de O a 6 anos como um dos principais objetivos e, para atingi-lo, apontou quatro linhas de ação: I. Incentivo à elaboração, implementação e avaliação de propostas pedagógicas e curriculares. II. Promoção da formação e da valorização dos profissionais que atuam nas creches e nas pré-escolas. III. Investimento em novas tecnologias e informatização nas salas de aula. IV. Apoio aos sistemas de ensino municipais para assumirem sua responsabilidade com a Educação Infantil. V. Criação de um sistema de informações sobre a educação da criança de O a 6 anos. As alternativas que apontam as quatro linhas de ação são, apenas:
Qual a tendência pedagógica que concebe a aprendizagem como receptiva e mecânica, sem se considerar as características próprias de cada idade?
Sobre interdisciplinaridade é correto afirmar que:
Pesquisas realizadas nas últimas décadas, baseadas na análise de produções das crianças e das práticas correntes, têm apontado novas direções no que se refere ao ensino e aprendizagem da linguagem oral e escrita. Ao se considerar as crianças ativas na construção de conhecimentos e não receptoras passivas de informações há uma transformação substancial na forma de compreender como elas aprendem a falar, a ler e a escrever. Assinale a alternativa que exemplifica esta transformação da prática de ensino.
É recomendado nos Parâmetros Básicos de Infraestrutura para Instituições de Educação Infantil:
Trabalhar com projetos na Educação Infantil permite que as crianças inventem, criem, observem, estabelecendo relações e criando cultura. Como surgem os projetos na prática pedagógica cotidiana na Educação Infantil?