Contrapondo o típico ensino tradicional, cabe ao professor despertar interesses, fomentar atitude reflexiva, apoiar o desenvolvimento, estimular o ambiente rico em experiências ou interações e promover a ação pedagógica facilitadora para a elaboração de novas ide ias, concepções e hipóteses. Nessa perspectiva, é possível estabelecer algumas frentes de trabalho pedagógico não exclusivas, todas elas fundamentais para a conquista da língua escrita, por exemplo:
Texto para responder à questão.
O texto em análise evidencia um narrador:
Texto para responder à questão.
Ao utilizar formas típicas da linguagem oral e coloquial, o autor produz um texto com tom predominantemente:
Texto para responder à questão.
A oração entre vírgulas em "Minha mãe, que nunca tinha ouvido falar no Yannick ou na praça seca, achou que a filha estivesse delirando":
Texto para responder à questão.
O segmento "estando alerta para as casualidades e os milagres" poderia ser reescrito sem perda do sentido original e da correção linguística, por:
Texto para responder à questão.
O autor, a partir do título, já aponta que se considera um aprendiz. No desenrolar do texto, há frases que indicam essa crença de que é um aprendiz, conforme aponta a passagem transcrita a seguir:
Texto para responder à questão.
Em " - Não pode ser! - REPETIA INCRÉDULO, IRRITADO. - Eu vi o avião cair!" o segmento destacado foi iniciado por travessão haja vista:
Texto para responder à questão.
O verbo destacado em "Ele VIRA, realmente, o avião cair", quanto à regência verbal, é.
Texto para responder à questão.
Sobre o fragmento "Com os olhos da imaginação, decerto; mas para ele o avião tinha caído, e tinha incendiado, e tudo o mais." Leia as afirmativas. I. A palavra ELE, é um pronome pessoal do caso reto. II. TINHA CAÍDO e TINHA INCENDIADO estão flexionados no pretérito mais-que-perfeito composto. III. A palavra O em tudo o mais retoma o termo AVIÃO, em claro processo de coesão. Está correto apenas o que se afirma em:
Considere uma pirâmide reta quadrangular regular de aresta da base 10 em e aresta lateral Sabe-se que o pé da altura desta pirâmide é o ponto P, localizado no centro da base. Dessa forma, calcule a distância entre o ponto P e qualquer um dos apótemas desta pirâmide.
Considere as funções
definidas de
Dessa forma, pode-se afirmar que
é igual a:
Após a aplicação e correção das provas de Matemática, o professor verificou que 30% tiraram 5,0, 25% tiraram 6,5, 35% tiraram 7,5 e os demais tiraram 9,0. Dessa forma, a diferença entre a média e a mediana das notas dos alunos nessa prova foi:
O nutricionista responsável pela alimentação saudável da rede municipal de Manaus aconselhou que três nutrientes fizessem parte do cardápio diário dos alunos. Ele identificou esses nutrientes em 4 frutas, A, B, C e D. Na tabela a seguir, tem-se a quantidade destes nutrientes, em miligramas, presentes em cada uma das quatro frutas. E, na segunda tabela, o percentual de cada fruta que contém uma porção que o estudo aconselhou que fosse servida.
Dessa forma, a quantidade de nutriente 3 que estão presentes em um quilograma da porção é de
A distância entre uma cidade localizada na região norte do país e outra localizada no Uruguai é de 4.200 quilômetros. A distância sobre uma representação cartográfica é de 105 mm. Dessa forma, a escala cartográfica da representação é de:
Leia o fragmento a seguir.
A propaganda sobre o turismo na Noruega destaca uma das paisagens mais características do país que são os fiordes. Assinale a alternativa a seguir que apresenta o melhor conceito sobre fiordes.