Leia o fragmento a seguir.
A partir do fragmento, pode-se afirmar que, no atual estágio da globalização, existe:
O conceito Hotspots foi criado pelo britânico Norman Meyers, ainda na década de 80 do século XX. A partir de um artigo na revista The Environmentalist, o referido autor definia o que seria hotspots bem como quais lugares do mundo se enquadrariam. O conceito, contudo, evoluiu e ganhou novos contornos. Dessa maneira, entre os conceitos a seguir, assinale a alternativa que melhor apresenta a ideia de hotspots na atualidade.
O fenômeno denominado El Nino, que ocorre no Oceano Pacífico, gera consequências em diferentes partes do planeta. Assinale a alternativa que indica, de maneira geral, as consequências do EI Nino.
Leia o fragmento de reportagem a seguir.
A melhor opção que define o tema da reportagem é:
A classe gramatical a que pertence a palavra destacada em "Criadas pelos homens, palavras são do humano. Intriga sejam justamente as que dizem o mais humano do humano a perderem o sentido ou morrerem. OU será que estamos perdendo o prazer da convivência? [...]” é:
No fragmento "Cabe indagar: que sociedade é essa QUE SEPULTA O CAVALHEIR ISMO, A DELICADEZA, A CORDIALIDADE E A COMPAIXÃO [ .. . ]", em relação à forma pronominal ESSA, a sequência em destaque apresenta valor de:
Um usuário do MS Windows 7 em português deseja utilizar um programa para copiar, excluir, organizar e movimentar todas as pastas e arquivos que estão na máquina desse usuário. O programa adequado para essa operação é o:
Sobre currículo, leia as seguintes afirmativas.
I. O "currículo como fato" precisa ser considerado não como mera ilusão, camada superficial da prática escolar de alunos e professores, mas como uma realidade social, historicamente específica, expressando relações de produção particulares entre pessoas.
II. A ideia de "currículo como prática" pode se constituir em um elemento que favorece a distorção da realidade, uma vez que: reduz a realidade social de "curriculum" às intervenções e ações subjetivas de docentes e discentes, impedindo de entender o surgimento e persistência históricos de determinados conceitos, conhecimento e convenções (como, por exemplo, as matérias escolares).
III. A ideia de um currículo em permanente elaboração, que necessita ser renegociado e reconceitualizado em conformidade com as necessidades exclusivas da escola a qual está submetido, nos conduz à compreensão de que a composição curricular é pedagógica.
Está correto apenas o que se afirma em:
A concepção de protagonismo infanto-juvenil pressupõe:
Na relação entre professores e alunos, cabe ao docente:
No meio das teorias pedagógicas da Educação Física, uma das mais importantes é a desenvolvimentista.
Assinale a alternativa que apresenta características de aplicação didática da teoria desenvolvimentista.
Os PCNs introduzem princípios importantes para nortear a Educação Física no ensino fundamental na tentativa de reverter a tendência de seleção de indivíduos aptos e inaptos nas aulas de Educação Física e de legitimar as várias possibilidades de aprendizagem que surgem ao se considerar as dimensões afetivas, cognitivas, motoras e socioculturais dos alunos. O documento se refere aos princípios da:
0 professor de Educação Física, de uma determinada escola, não estava contente em lecionar somente desportos em suas aulas (futsal, vôlei, basquete...), sendo assim, decidiu trabalhar danças étnicas e a cultura afro brasileira como temas cognitivos à realidade de seus alunos. Para verificar o que os alunos já possuíam de informação, o professor solicitou que organizassem seus conhecimentos em seus cadernos, para posteriormente abordarem o assunto. Na abordagem cultural, essa abordagem inicial é conhecida como avaliação:
A prática regular e contínua da atividade física resulta nos seguintes itens, EXCETO:
Considerando que as raízes da equação 5x2 + 3x + t = 0 são reais e iguais, então a solução da equação 5y2 + 2 -5y+1 +5/9t = 0 é: