Os princípios e as práticas de diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade (DEIA) estão cada vez mais presentes nos discursos acadêmicos, na pesquisa científica e na agenda das políticas públicas. Eles envolvem a discussão das dimensões das desigualdades, abordando aspectos étnicos, raciais, geracionais, sexuais, de gênero, classe, dentre outros, que interagem em níveis múltiplos e, muitas vezes, simultâneos. Tais princípios são permeados pela compreensão de que aspectos das identidades sociais e políticas se combinam para criar diferentes formas de discriminação e, também, de privilégios.
Essa compreensão expressa uma perspectiva
“O estudo da estrutura de classes preenche um espaço importante na análise de estratificação social desde a Sociologia clássica, com Marx e Weber. A forma como os indivíduos são alocados na estrutura de classes e as chances de vida associadas às posições sociais é tema central na literatura sociológica. Na esteira das teorias marxista e weberiana, diversas diretrizes teórico-conceituais foram traçadas para análise de classes".
Com base nas reflexões feitas por Marx e Weber sobre as classes sociais, avalie as afirmações a seguir.
I. Na perspectiva marxiana, as relações entre classes estão relacionadas às relações sociais de produção e ao domínio das forças produtivas.
II. Marx e Weber partem de um pressuposto comum fundamentado na ideia de que as pessoas estabelecem relações para executar funções no interior de uma sociedade.
III. O ponto de vista weberiano enfoca a complexidade do mercado de trabalho capitalista, observando situações, posições e mobilidades dos agentes no seu interior.
É correto o que se afirma em
"Quais são as ideias-chave da sociologia - aquelas que, mais do que quaisquer outras distinguem a sociologia em face das demais ciências sociais?" {NISBET, R: 2003; 18-9). A essa questão o grande sociólogo Robert Nisbet responde com cinco conceitos: "comunidade, autoridade, status, o sagrado, e a alienação" (idem, ibidem). Há de se notar que, para cada um desses conceitos, há um oposto correspondente, mas de igual importância. Nesse sentido, em oposição ao conceito de status, está o de:
Em seu importante comentário sobre o pensamento sociológico contemporâneo, o sociólogo brasileiro José Maurício Domingues (1999; 54) assevera que coube a Bourdieu a tentativa de síntese mais bemsucedida entre Marx e Weber no que concerne às reflexões sobre a sociabilidade em geral e à diferenciação social e às tensões inerentes à estratificação social em especial. Nas palavras de Bourdieu: "As diferenças primárias, encontram seu princípio no volume global de capital como conjunto de recursos e de poderes efetivamente utilizados, capital econômico, capital cultural, e também capital social: as diferentes classes (e frações de classe) se distribuem assim desde aquelas que são mais bem providas simultaneamente de capital econômico e capital cultural até aquelas que são mais desprovidas segundo essas duas relações". (Pierre Bourdieu, apud DOMINGUES, J. M: 1999; 54). Essa caracterização refere-se ao fenômeno denominado:
A mensuração dos fatos sociais depende da categorização do mundo social. As atividades sociais devem ser distinguidas antes que qualquer frequência ou percentual possa ser atribuído a qualquer distinção. É necessário ter uma noção das distinções entre categorias sociais, antes que se possa medir quantas pessoas pertencem a uma ou outra categoria. (BAUER, M., GASKELL, G. & ALLUM, N. Qualidade, quantidade e interesses do conhecimento. Petrópolis: Vozes: 2005. p. 24) Em termos metodológicos, o argumento apresentado pelos autores sustenta a:
Mobilidade social é o movimento de indivíduos e grupos entre os diferentes estratos da sociedade. O movimento na escala socioeconômica pode ser ascendente ou descendente. No que diz respeito ao assunto, é correto afirmar que:
Em algumas teorias sociológicas, identificamos a estratificação das sociedades segundo o sistema de castas, estamentos e classes sociais. A partir dessas divisões, aponte a alternativa correta sobre esses sistemas de divisão das sociedades em grupos sociais.