Se então log m é:
Em uma sala, estão 5 atletas de diferentes nacionalidades (Azerbaijão, Brasil, China, Dinamarca, Escócia). Em uma urna, estão as bandeiras dessas nacionalidades. Num sorteio simples, será selecionado um atleta da sala e após uma bandeira da urna. A probabilidade de o atleta sorteado não receba a bandeira de sua nacionalidade é de:
Um crescente fluxo de lava saindo de uma fissura no sopé do vulcão Kilauea, no Havaí, destruiu mais dezenas de casas e ocupou uma pequena baía no leste da maior ilha do Estado norte-americano, estimaram autoridades da defesa civil nesta terça-feira (5).
Os números mais recentes indicam que quase 200 casas e outros prédios foram perdidos durante os últimos 30 dias.
Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/mundo/2018/06/03/interna_mundo,685830/vulcao-de-fogo-registra-forte-explosao-na-guatemala.shtml. Acesso em 02/07/2018.
O Vulcão de Fogo da Guatemala, de 3.763 metros de altura, reportou neste domingo uma forte explosão, lan-çando colunas de cinzas que levaram as autoridades a aumentar o monitoramento de sua atividade, devido ao risco às comunidades próximas, anunciou na última quinta-feira a Defesa Civil.
A forte explosão do vulcão, localizado 35km a sudoeste da capital, corresponde à segunda fase eruptiva do ano, disse a jornalistas David de León, porta-voz da Coordenadoria Nacional para a Redução de Desastres (Conred).
Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/mundo/2018/06/03/interna_mundo,685830/vulcao-de-fogo-registra-forte-explosao-na-guatemala.shtml. Acesso em 02/07/2018.
No tocante à discussão dos agentes endógenos do relevo, as notícias em questão dizem respeito:
Analise as afirmativas a seguir sobre alguns tipos de migrações internas no Brasil. I- Migração intrarregional ocorre entre municípios de um mesmo estado ou ainda entre estados de uma mesma região, sobretudo em direção a cidades de médio porte. II- Migração pendular é um arranjo populacional entre dois ou mais municípios onde há grande integração demográfica. Ocorre quando as pessoas estudam ou trabalham em um município diferente de onde moram, sendo obrigado a se deslocar diariamente para cumprir essas obrigações. III- Migração de retorno é o deslocamento de pessoas para sua região de origem, após ter migrado. IV- O exílios ocorriam apenas durante a escravidão. Estão corretas as opções:
Os blocos econômicos são associações criadas entre os países, a fim de estabelecer relações econômicas entre si. Eles surgiram do reflexo da constante competição de economias que estão sempre buscando o crescimento. Além disso, é um movimento cada vez mais comum no mercado mundial para aguentar o ritmo acelerado dos países. Sobre a formação dos blocos econômicos, assinale a afirmativa correta:
Leia e complete as lacunas: Na educação infantil, o planejamento, o registro e avaliação são práticas indispensáveis. A _________________exige do professor registros variados e sistemáticos resultantes da ________________ do dia a dia educativo, cujo conteúdo dos registros não só relata, mas também avalia, revê e replaneja todo o desenho curricular da rotina diária. A documentação pedagógica é uma prática que possibilita uma ______________mais rica, visível e significativa das experiências e aprendizagens que marcam o desenvolvi-mento profissional dos professores e o processo de formação de conceitos das crianças. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:
As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica (2013) remetem para a necessidade de propostas curriculares que contemplem o percurso formativo das crianças e adolescentes num processo articulado e sequencial, o que exige um olhar e diálogo horizontal e vertical do currículo. Na educação infantil, a organização do tempo e do espaço com a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças requer análise cuidadosa do planejamento de atividades que atendam às especificidades da faixa etária, promovendo assim seu desenvolvimento integral. Assim, ao organizarmos os espaços e os tempos na educação infantil, devemos:
Analise as afirmativas acima e assinale a alternativa correta:
I- Promover um modelo pedagógico que exija que todas as crianças façam as mesmas coisas no mesmo espaço e tempo, com os mesmos materiais.
II- Organizar rotinas heterogêneas, esquemas de ações em que as crianças possam fazer escolhas e tomar iniciativas a partir da oferta de diferentes espaços, diferentes interações, brinquedos e materiais, linguagens e brincadeiras.
III- Possibilitar espaços diferenciados, situações diversificadas, que possibilitem a criança exercitar a autonomia, a liberdade, a iniciativa dentro de uma proposta que respeite sua individualidade.
IV- Organizar um planejamento didático e segui-lo rigorosamente, com uma rotina de atividades organizadas no espaço e no tempo. Essas rotinas não devem ser modificadas, pois a sequência organizada pelo professor facilita gerir o trabalho na sala de aula.
V- Organizar o espaço físico, a fim de identificar as características e os ritmos homogêneos das crianças, considerando a brincadeira, o lúdico, as interações e as trocas entre as crianças como aspectos secundários que facilitam a apropriação do conhecimento.
As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica (2013) visam estabelecer bases comuns nacionais para a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, a partir das quais os sistemas federal, estaduais, distrital e municipais, por suas competências próprias e complementares, formularão as suas orientações assegurando a integração curricular das três etapas sequentes desse nível da escolarização, essencialmente para compor um todo orgânico. São objetivos das Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica:
I- Sistematizar os princípios e diretrizes gerais da Educação Básica contidos na Constituição, na LDB e demais dispositivos legais, traduzindo-os em orientações que contribuam para assegurar a formação básica comum nacional, tendo como foco os sujeitos que dão vida ao currículo e à escola.
II- Estimular a reflexão crítica e propositiva que deve subsidiar a formulação, execução e avaliação do projeto político-pedagógico da escola de Educação Básica.
III- Orientar os cursos de formação inicial e continuada de profissionais – docentes, técnicos, funcionários – da Educação Básica, os sistemas educativos dos diferentes entes federados e as escolas que os integram, indistintamente da rede a que pertençam.
IV- Oferecer subsídios à formulação, reformulação e monitoramento de políticas públicas e programas de inter-venção ajustados às necessidades diagnosticadas nas áreas e etapas de ensino avaliadas.
V- Articular, mobilizar e integrar os dirigentes municipais de educação para construir e defender a educação pública com qualidade social.
Assinale a alternativa correta:
Analise abaixo as responsabilidades e atribuições do Coordenador Pedagógico relacionadas aos documentos que tramitam no estabelecimento de ensino e identifique a(s) ação(ões) correta(s): I- Assegurar a autenticidade. II- Guardar e preservar. III- Assegurar sigilo. IV- Compartilhar com a comunidade escolar. Assinale a alternativa correta:
De acordo com a Lei Complementar, referente às atribuições e responsabilidades do cargo de professor, analise as afirmativas: I- Preparar as aulas, definindo metodologias de ensino, criando atividades de acordo com o conteúdo e objetivos, pesquisando, analisando e selecionando material didático e paradidático, dentro da legislação educacional vigente. II- Efetuar registros burocráticos pedagógicos, preenchendo em formulários específicos dados acerca dos conteúdos e atividades ministradas, ocorrências diversas, frequência do aluno, resultado do processo de ensino-aprendizagem, conceitos, notas, entre outros, conforme normas e padrões preestabelecidos. III- Planejar as aulas de acordo com os critérios que o professor estabeleceu, organizando conteúdos aleatórios por série, atividades esporádicas, cronograma, estratégias, entre outros, a fim de ajustá-los com a proposta individual de cada professor. IV- Definir critérios e avaliar os alunos, acompanhando o trabalho diário, aplicando instrumentos diversos de avaliação, refletindo sobre aspectos qualitativos e quantitativos, participando de reuniões de conselho de classe, corrigindo trabalhos, a fim de poder acompanhar as etapas do desenvolvimento perceptivo-motor dos alunos. V- Participar sempre que tiver vontade, de cursos encontros, seminários, com a finalidade de promover a con-tínua formação e o aperfeiçoamento profissional, bem como de Conselhos de Classe, Reuniões Pedagógi-cas, entre outros. As afirmativas corretas que correspondem à lei apresentada são:
São objetivos da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, para garantir o acesso, a participação e a aprendizagem dos estudantes com deficiência nas escolas regulares. Escreva V para verdadeiro e F para falso: ( ) Atendimento educacional especializado. ( ) Formação de professores para o atendimento educacional especializado e demais profissionais da educação para a inclusão escolar. ( ) Participação da família e da comunidade. ( ) Acessibilidade urbanística, arquitetônica, nos mobiliários e equipamentos, nos transportes, na comuni-cação e informação. ( ) Transversalidade da educação especial desde a educação infantil até a educação superior. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
De acordo com o Decreto Federal n. 5626/05, é admitida como formação mínima aos professores que atuarão no ensino de Libras na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental:
Sobre os estágios, leia as alternativas e assinale qual corresponde ao Estágio das Múltiplas Combinações:
Observe a imagem que segue:
Considerando a imagem, analise as características abaixo e, diante de cada uma, escreva V, se for característica pictórica do Romantismo, e F, se não for:
( ) Os artistas românticos se caracterizam por estar em oposição à arte neoclássica.
( ) O Romantismo confere maior valor expressivo à cor do que ao desenho.
( ) Os pintores românticos preferem salientar o sentimento em detrimento da razão.
( ) O Romantismo não se utiliza da dramaticidade, nem dos contrastes de luz e sombra.
( ) A tela “A Liberdade Guiando o Povo" retrata uma guerra civil iniciada pelo povo francês e pela burguesia, conhecida também como Os três dias gloriosos, em 27, 28 e 29 de julho de 1830.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Na questão da leitura de imagem, o autor Edmund Feldman (citado por Barbosa, 1991, p. 44) se destaca. Ele sugere leituras comparativas entre duas ou mais obras, a fim de que se evidenciem as semelhanças e diferenças, possibilitando analogias e aprendizagens mais enriquecedoras.
(Fonte: https://www.acafe.org.br/).
O autor ainda propõe mais alguns estágios para a leitura de imagem. Analise os itens abaixo e escreva V, se for verdadeira, e F, se não for:
( ) Edmund Feldman aponta quatro estágios a serem seguidos para a leitura da imagem que são distintos, mas interligados entre si e não ocorrem necessariamente nessa ordem. São eles: descrição, análise, interpretação e julgamento.
( ) A descrição se refere a prestar atenção ao que se vê e, a partir da observação, listar apenas o que está evidente, como, por exemplo, tipos de linhas e formas utilizadas pelo autor, cores, elementos e demais propriedades da obra. Nessa etapa, identificam-se, também, o título da obra, o artista que a fez, lugar, época, material utilizado, técnica, estilo ou sistema de representação, se figurativo ou abstrato etc.
( ) A análise diz respeito ao comportamento dos elementos entre si, como se influenciam e se relacionam. Por exemplo, os espaços, os volumes, as cores, as texturas e a disposição na obra criam contrastes, semelhanças e combinações diferentes que neste momento serão analisadas.
( ) O estágio da interpretação é dos mais gratificantes, pois é quando procuramos dar sentido ao que se observou, tentando identificar sensações e sentimentos experimentados, buscando estabelecer relações entre a imagem e a realidade no sentido de apropriar-se da primeira.
( ) No quarto estágio, o do julgamento, emitimos um juízo de valor a respeito da qualidade de uma imagem, decidindo se ela merece ou não atenção. Nessa etapa, as opiniões são muito divergentes, pois algumas obras têm um significado especial para algumas pessoas e nenhum valor para outras. Mas é senso comum que um bom trabalho é o que tem o poder de encantar muitas pessoas por um longo tempo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: