Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 440 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Se então log m é:

Em uma sala, estão 5 atletas de diferentes nacionalidades (Azerbaijão, Brasil, China, Dinamarca, Escócia). Em uma urna, estão as bandeiras dessas nacionalidades. Num sorteio simples, será selecionado um atleta da sala e após uma bandeira da urna. A probabilidade de o atleta sorteado não receba a bandeira de sua nacionalidade é de:

Um crescente fluxo de lava saindo de uma fissura no sopé do vulcão Kilauea, no Havaí, destruiu mais dezenas de casas e ocupou uma pequena baía no leste da maior ilha do Estado norte-americano, estimaram autoridades da defesa civil nesta terça-feira (5).

Os números mais recentes indicam que quase 200 casas e outros prédios foram perdidos durante os últimos 30 dias.

Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/mundo/2018/06/03/interna_mundo,685830/vulcao-de-fogo-registra-forte-explosao-na-guatemala.shtml. Acesso em 02/07/2018.

O Vulcão de Fogo da Guatemala, de 3.763 metros de altura, reportou neste domingo uma forte explosão, lan-çando colunas de cinzas que levaram as autoridades a aumentar o monitoramento de sua atividade, devido ao risco às comunidades próximas, anunciou na última quinta-feira a Defesa Civil.

A forte explosão do vulcão, localizado 35km a sudoeste da capital, corresponde à segunda fase eruptiva do ano, disse a jornalistas David de León, porta-voz da Coordenadoria Nacional para a Redução de Desastres (Conred).

Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/mundo/2018/06/03/interna_mundo,685830/vulcao-de-fogo-registra-forte-explosao-na-guatemala.shtml. Acesso em 02/07/2018.

No tocante à discussão dos agentes endógenos do relevo, as notícias em questão dizem respeito:

Analise as afirmativas a seguir sobre alguns tipos de migrações internas no Brasil. I- Migração intrarregional ocorre entre municípios de um mesmo estado ou ainda entre estados de uma mesma região, sobretudo em direção a cidades de médio porte. II- Migração pendular é um arranjo populacional entre dois ou mais municípios onde há grande integração demográfica. Ocorre quando as pessoas estudam ou trabalham em um município diferente de onde moram, sendo obrigado a se deslocar diariamente para cumprir essas obrigações. III- Migração de retorno é o deslocamento de pessoas para sua região de origem, após ter migrado. IV- O exílios ocorriam apenas durante a escravidão. Estão corretas as opções:

Os blocos econômicos são associações criadas entre os países, a fim de estabelecer relações econômicas entre si. Eles surgiram do reflexo da constante competição de economias que estão sempre buscando o crescimento. Além disso, é um movimento cada vez mais comum no mercado mundial para aguentar o ritmo acelerado dos países. Sobre a formação dos blocos econômicos, assinale a afirmativa correta:

Leia e complete as lacunas: Na educação infantil, o planejamento, o registro e avaliação são práticas indispensáveis. A _________________exige do professor registros variados e sistemáticos resultantes da ________________ do dia a dia educativo, cujo conteúdo dos registros não só relata, mas também avalia, revê e replaneja todo o desenho curricular da rotina diária. A documentação pedagógica é uma prática que possibilita uma ______________mais rica, visível e significativa das experiências e aprendizagens que marcam o desenvolvi-mento profissional dos professores e o processo de formação de conceitos das crianças. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:

As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica (2013) remetem para a necessidade de propostas curriculares que contemplem o percurso formativo das crianças e adolescentes num processo articulado e sequencial, o que exige um olhar e diálogo horizontal e vertical do currículo. Na educação infantil, a organização do tempo e do espaço com a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças requer análise cuidadosa do planejamento de atividades que atendam às especificidades da faixa etária, promovendo assim seu desenvolvimento integral. Assim, ao organizarmos os espaços e os tempos na educação infantil, devemos:

Analise as afirmativas acima e assinale a alternativa correta:

I- Promover um modelo pedagógico que exija que todas as crianças façam as mesmas coisas no mesmo espaço e tempo, com os mesmos materiais.

II- Organizar rotinas heterogêneas, esquemas de ações em que as crianças possam fazer escolhas e tomar iniciativas a partir da oferta de diferentes espaços, diferentes interações, brinquedos e materiais, linguagens e brincadeiras.

III- Possibilitar espaços diferenciados, situações diversificadas, que possibilitem a criança exercitar a autonomia, a liberdade, a iniciativa dentro de uma proposta que respeite sua individualidade.

IV- Organizar um planejamento didático e segui-lo rigorosamente, com uma rotina de atividades organizadas no espaço e no tempo. Essas rotinas não devem ser modificadas, pois a sequência organizada pelo professor facilita gerir o trabalho na sala de aula.

V- Organizar o espaço físico, a fim de identificar as características e os ritmos homogêneos das crianças, considerando a brincadeira, o lúdico, as interações e as trocas entre as crianças como aspectos secundários que facilitam a apropriação do conhecimento.

As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica (2013) visam estabelecer bases comuns nacionais para a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, a partir das quais os sistemas federal, estaduais, distrital e municipais, por suas competências próprias e complementares, formularão as suas orientações assegurando a integração curricular das três etapas sequentes desse nível da escolarização, essencialmente para compor um todo orgânico. São objetivos das Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica:

I- Sistematizar os princípios e diretrizes gerais da Educação Básica contidos na Constituição, na LDB e demais dispositivos legais, traduzindo-os em orientações que contribuam para assegurar a formação básica comum nacional, tendo como foco os sujeitos que dão vida ao currículo e à escola.

II- Estimular a reflexão crítica e propositiva que deve subsidiar a formulação, execução e avaliação do projeto político-pedagógico da escola de Educação Básica.

III- Orientar os cursos de formação inicial e continuada de profissionais – docentes, técnicos, funcionários – da Educação Básica, os sistemas educativos dos diferentes entes federados e as escolas que os integram, indistintamente da rede a que pertençam.

IV- Oferecer subsídios à formulação, reformulação e monitoramento de políticas públicas e programas de inter-venção ajustados às necessidades diagnosticadas nas áreas e etapas de ensino avaliadas.

V- Articular, mobilizar e integrar os dirigentes municipais de educação para construir e defender a educação pública com qualidade social.

Assinale a alternativa correta:

Analise abaixo as responsabilidades e atribuições do Coordenador Pedagógico relacionadas aos documentos que tramitam no estabelecimento de ensino e identifique a(s) ação(ões) correta(s): I- Assegurar a autenticidade. II- Guardar e preservar. III- Assegurar sigilo. IV- Compartilhar com a comunidade escolar. Assinale a alternativa correta:

De acordo com a Lei Complementar, referente às atribuições e responsabilidades do cargo de professor, analise as afirmativas: I- Preparar as aulas, definindo metodologias de ensino, criando atividades de acordo com o conteúdo e objetivos, pesquisando, analisando e selecionando material didático e paradidático, dentro da legislação educacional vigente. II- Efetuar registros burocráticos pedagógicos, preenchendo em formulários específicos dados acerca dos conteúdos e atividades ministradas, ocorrências diversas, frequência do aluno, resultado do processo de ensino-aprendizagem, conceitos, notas, entre outros, conforme normas e padrões preestabelecidos. III- Planejar as aulas de acordo com os critérios que o professor estabeleceu, organizando conteúdos aleatórios por série, atividades esporádicas, cronograma, estratégias, entre outros, a fim de ajustá-los com a proposta individual de cada professor. IV- Definir critérios e avaliar os alunos, acompanhando o trabalho diário, aplicando instrumentos diversos de avaliação, refletindo sobre aspectos qualitativos e quantitativos, participando de reuniões de conselho de classe, corrigindo trabalhos, a fim de poder acompanhar as etapas do desenvolvimento perceptivo-motor dos alunos. V- Participar sempre que tiver vontade, de cursos encontros, seminários, com a finalidade de promover a con-tínua formação e o aperfeiçoamento profissional, bem como de Conselhos de Classe, Reuniões Pedagógi-cas, entre outros. As afirmativas corretas que correspondem à lei apresentada são:

São objetivos da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, para garantir o acesso, a participação e a aprendizagem dos estudantes com deficiência nas escolas regulares. Escreva V para verdadeiro e F para falso: ( ) Atendimento educacional especializado. ( ) Formação de professores para o atendimento educacional especializado e demais profissionais da educação para a inclusão escolar. ( ) Participação da família e da comunidade. ( ) Acessibilidade urbanística, arquitetônica, nos mobiliários e equipamentos, nos transportes, na comuni-cação e informação. ( ) Transversalidade da educação especial desde a educação infantil até a educação superior. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

De acordo com o Decreto Federal n. 5626/05, é admitida como formação mínima aos professores que atuarão no ensino de Libras na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental:

Sobre os estágios, leia as alternativas e assinale qual corresponde ao Estágio das Múltiplas Combinações:

Observe a imagem que segue:


Considerando a imagem, analise as características abaixo e, diante de cada uma, escreva V, se for característica pictórica do Romantismo, e F, se não for:

( ) Os artistas românticos se caracterizam por estar em oposição à arte neoclássica.

( ) O Romantismo confere maior valor expressivo à cor do que ao desenho.

( ) Os pintores românticos preferem salientar o sentimento em detrimento da razão.

( ) O Romantismo não se utiliza da dramaticidade, nem dos contrastes de luz e sombra.

( ) A tela “A Liberdade Guiando o Povo" retrata uma guerra civil iniciada pelo povo francês e pela burguesia, conhecida também como Os três dias gloriosos, em 27, 28 e 29 de julho de 1830.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

Na questão da leitura de imagem, o autor Edmund Feldman (citado por Barbosa, 1991, p. 44) se destaca. Ele sugere leituras comparativas entre duas ou mais obras, a fim de que se evidenciem as semelhanças e diferenças, possibilitando analogias e aprendizagens mais enriquecedoras.

(Fonte: https://www.acafe.org.br/).

O autor ainda propõe mais alguns estágios para a leitura de imagem. Analise os itens abaixo e escreva V, se for verdadeira, e F, se não for:

( ) Edmund Feldman aponta quatro estágios a serem seguidos para a leitura da imagem que são distintos, mas interligados entre si e não ocorrem necessariamente nessa ordem. São eles: descrição, análise, interpretação e julgamento.

( ) A descrição se refere a prestar atenção ao que se vê e, a partir da observação, listar apenas o que está evidente, como, por exemplo, tipos de linhas e formas utilizadas pelo autor, cores, elementos e demais propriedades da obra. Nessa etapa, identificam-se, também, o título da obra, o artista que a fez, lugar, época, material utilizado, técnica, estilo ou sistema de representação, se figurativo ou abstrato etc.

( ) A análise diz respeito ao comportamento dos elementos entre si, como se influenciam e se relacionam. Por exemplo, os espaços, os volumes, as cores, as texturas e a disposição na obra criam contrastes, semelhanças e combinações diferentes que neste momento serão analisadas.

( ) O estágio da interpretação é dos mais gratificantes, pois é quando procuramos dar sentido ao que se observou, tentando identificar sensações e sentimentos experimentados, buscando estabelecer relações entre a imagem e a realidade no sentido de apropriar-se da primeira.

( ) No quarto estágio, o do julgamento, emitimos um juízo de valor a respeito da qualidade de uma imagem, decidindo se ela merece ou não atenção. Nessa etapa, as opiniões são muito divergentes, pois algumas obras têm um significado especial para algumas pessoas e nenhum valor para outras. Mas é senso comum que um bom trabalho é o que tem o poder de encantar muitas pessoas por um longo tempo.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: