O Conselho de Saúde é uma instância colegiada, deliberativa e permanente do Sistema Único de Saúde (SUS) em cada esfera de Governo, integrante da estrutura organizacional do Ministério da Saúde, da Secretaria de Saúde dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, com composição, organização e competência fixadas na Lei nº 8.142/90, tendo como objetivos consolidar, fortalecer, ampliar e acelerar o processo de Controle Social do SUS, consagrados pela efetiva participação da sociedade civil organizada. Considerando a organização, estrutura e funcionamento dos conselhos de saúde, avalie as afirmações abaixo:
I- Aos Conselhos de Saúde compete deliberar, encaminhar e avaliar a Política de Gestão do Trabalho e Educação para a Saúde no SUS.
II- O Plenário do Conselho de Saúde se reunirá, no mínimo, a cada quinze dias e, extraordinariamente, quando necessário.
III- As reuniões plenárias dos Conselhos de Saúde são fechadas ao público em geral e deverão acontecer no horário de trabalho dos servidores, favorecendo sua participação.
IV- O Conselho de Saúde poderá instalar outras comissões intersetoriais e grupos de trabalho de conselheiros para ações transitórias, podendo contar com integrantes não conselheiros.
V- Aos Conselhos de Saúde compete acompanhar a aplicação das normas sobre ética em pesquisas aprovadas pelo Conselho Nacional de Saúde.
É correto o que se afirma em:
Assinale as afirmações abaixo:
I- Reconhecendo a necessidade para o seu desenvolvimento profissional, o intérprete deve agrupar-se com colegas profissionais com o propósito de dividir novos conhecimentos de vida e desenvolver suas capacidades expressivas e receptivas em interpretação e tradução.
II- O intérprete jamais deve encorajar pessoas surdas a buscarem decisões legais ou outras em seu favor.
III- Em casos legais, o intérprete deve informar à autoridade qual o nível de comunicação da pessoa envolvida, informando quando a interpretação literal não é possível, e o intérprete, então, terá que parafrasear de modo claro o que está sendo dito à pessoa surda e o que ela está dizendo à autoridade.
IV- O intérprete deve esclarecer o público no que diz respeito ao surdo sempre que possível, reconhecendo que muitos equívocos (má informação) têm surgido devido à falta de conhecimento do público sobre a área da surdez e a comunicação com o surdo.
Assinale a alternativa correta:
Os fatores tempo e velocidade do discurso na interpretação, as reformulações, omissões, generalizações, empréstimos e compensações são algumas das marcas encontradas na performance de muitos tradutores/intérpretes de Libras. O processo interpretativo envolve então, compreensão de ordem linguística, semântica, pragmática, cultural e cognitiva, sendo assim, uma estratégia muito útil é obter conhecimento dos tipos discursivos, sendo eles:
Fator que possibilita o entendimento da mensagem transmitida no texto. Tem como função a construção dos sentidos da textualidade. Por meio desse recurso, ocorre a concatenação das ideias do texto, ou seja, a forma-ção de uma cadeia de ideias. Estamos falando de:
Analise as afirmativas a seguir com base na temática ortografia: I- Loquaz. II- Empedernido. III- Alvíssaras. IV- Dijuntor. V- Espesso. Agora, assinale a opção correta:
À luz da Lei N. 9394/96, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, analise os princípios abaixo e marque V, para os devem nortear o ensino ministrado, e F, para os que não devem: ( ) Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber. ( ) Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas. ( ) Respeito à liberdade e apreço à tolerância. ( ) Consideração com a diversidade étnico-racial. ( ) Garantia do direito à educação e à aprendizagem ao longo da vida. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Considerando os preceitos constitucionais referentes à educação, assinale a alternativa correta:
Assinale a alternativa correta, de acordo com as informações do texto:
Após o acordo ortográfico de 2009, sabe-se que algumas regras do uso do hífen se alteraram. Analise as afir-mativas a seguir e assinale a opção correta, de acordo com as regras vigentes:
Leia um trecho do texto de Rubem Braga “O mato" e responda ao que se pede:
Agora, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas:
Considerando o Anexo III da Lei Complementar N. 662/2007, referente a cargo de Professor, analise os requi-sitos abaixo e identifique o(s) correto(s): I- Para Professor de Educação Especial, a exigência é formação superior completa em pedagogia ou curso normal superior e/ou formação superior completa licenciatura plena e especialização na área de educação especial. II- Para Professor de Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental, exige-se formação superior completa em pedagogia ou curso normal superior, admitindo-se como habilitação mínima o magistério nor-mal de nível médio. III- A habilitação mínima representada pelo magistério normal de nível médio não é mais admitida para atuação do Professor de Séries Iniciais do Ensino Fundamental. IV- Para Professores de Séries Finais do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos, é exigida a formação superior completa licenciatura plena, com registro no conselho ou órgão fiscalizador do exercício da profissão. Assinale a alternativa correta:
Leia o texto e responda à questão.
“A Chegada do acervo inicial da Real Biblioteca no Brasil foi concomitante com a chegada de D. João VI e sua corte ao Rio de Janeiro, como consequência da invasão de Portugal pelas tropas de Napoleão Bonaparte. Junto com a comitiva, desembarcaram cerca de 60 mil peças, entre livros, manuscritos, mapas, estampas, moedas e medalhas."
Fonte: https://www.bn.gov.br/sobre-bn/historico
Sobre a Biblioteca Nacional, podemos afirmar:
I- A Biblioteca Nacional do Brasil é considerada pela UNESCO uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo.
II- É a maior biblioteca da América Latina.
III- Seu acervo está calculado hoje em cerca de dez milhões de itens.
IV- Sua origem remonta às coleções de livros de D. João I que foi consumida pelo incêndio que se seguiu ao terremoto de Lisboa de 1º de novembro de 1810.
Assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas:
“Jean-Baptiste Debret, o principal personagem da arte brasileira no século XIX, integrou a chamada Missão Artística Francesa e foi o maior articulador da fundação da Academia de Belas-Artes no Rio de Janeiro. Res-ponsável por formar a primeira geração de artistas brasileiros voltados à produção artística oficial."
(SPACA, 2006. p. 5).
Sobre Jean-Baptiste Debret, podemos afirmar:
I- Foi colega de Grandjean de Montigny e do pintor de paisagens Nicolas- Antoine Taunay.
II- Retratou Dom Pedro II no ápice do seu reinado, esta obra acompanha as ilustrações de sua “Viagem pito-resca e histórica ao Brasil".
III- Foi cenógrafo do Teatro da Corte.
IV- Debret observou os diversos personagens da sociedade brasileira, além dos índios e dos escravos.
Assinale a alternativa correta.
Leia o texto e marque a opção certa.
“Jean-François Champollion foi um egiptólogo e linguista francês do século XIX, responsável pela decifração da Pedra de Rosetta, a partir de inscrições contidas na peça. Foi a primeira vez que se alcançou o entendimento dos mecanismos da escrita egípcia, contribuindo-se para o estudo da cultura."
(PETERSON p. 16. 2017)
A Pedra Rosetta datada em 196 a.C possui registros em 3 parágrafos com o mesmo texto traduzido para três diferentes línguas, estas são:
O lado de um triângulo equilátero mede 3 cm, unindo-se os pontos médios de seus lados obtém-se um novo triângulo equilátero. Unindo-se os pontos médios dos lados do novo triângulo obtém-se outro triangulo equilá-tero. Fazendo isso sucessivamente, determine a soma do perímetro de todos os triângulos que serão formados.