Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica (2013) remetem para a necessidade de propostas curriculares que contemplem o percurso formativo das crianças e adolescentes num processo articulado e sequencial, o que exige um olhar e diálogo horizontal e vertical do currículo. Na educação infantil, a organização do tempo e do espaço com a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças requer análise cuidadosa do planejamento de atividades que atendam às especificidades da faixa etária, promovendo assim seu desenvolvimento integral. Assim, ao organizarmos os espaços e os tempos na educação infantil, devemos:

Analise as afirmativas acima e assinale a alternativa correta:

I- Promover um modelo pedagógico que exija que todas as crianças façam as mesmas coisas no mesmo espaço e tempo, com os mesmos materiais.

II- Organizar rotinas heterogêneas, esquemas de ações em que as crianças possam fazer escolhas e tomar iniciativas a partir da oferta de diferentes espaços, diferentes interações, brinquedos e materiais, linguagens e brincadeiras.

III- Possibilitar espaços diferenciados, situações diversificadas, que possibilitem a criança exercitar a autonomia, a liberdade, a iniciativa dentro de uma proposta que respeite sua individualidade.

IV- Organizar um planejamento didático e segui-lo rigorosamente, com uma rotina de atividades organizadas no espaço e no tempo. Essas rotinas não devem ser modificadas, pois a sequência organizada pelo professor facilita gerir o trabalho na sala de aula.

V- Organizar o espaço físico, a fim de identificar as características e os ritmos homogêneos das crianças, considerando a brincadeira, o lúdico, as interações e as trocas entre as crianças como aspectos secundários que facilitam a apropriação do conhecimento.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282