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Considerando as ações administrativas da União, Estados e Municípios nos termos da Lei Complementar nº 140/2011, de quem seria a competência para o licenciamento de transporte fluvial de produtos perigosos, partindo de Porto Alegre (RS) e chegando em Pelotas (RS)?

De acordo com o Decreto Estadual (RS) nº 55.374/2020, que trata das infrações e das sanções administrativas ambientais, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

(  ) Entre as sanções para a punição de infrações administrativas, incluem-se: advertência, multa diária e suspensão parcial das atividades.
(  ) Entre as circunstâncias atenuantes, incluem-se: o arrependimento eficaz do infrator manifestado pela espontânea reparação do dano e o menor grau de escolaridade do infrator.
(  ) Entre as circunstâncias agravantes, incluem-se: o fato de a infração ter ocorrido em domingos ou em feriados e o fato de ter ocorrido à noite.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

No que se refere à educação inclusiva, Mittler (2003) afirma que “O objetivo da inclusão está atualmente no coração da política educacional e da política social”. De acordo com esse
autor, analise as seguintes assertivas:

I. A inclusão implica uma reforma radical nas escolas em termos de currículo, avaliação, pedagogia e formas de agrupamento dos alunos nas atividades de sala de aula.
II. O objetivo é auxiliar a criança a se encaixar no sistema educacional e beneficiá-la com o que a escola possa oferecer-lhe.
III. A política da inclusão foi planejada para beneficiar, exclusivamente, as crianças com deficiência ou dificuldades de aprendizagem.

Quais estão corretas?

O trabalho organizado e o fazer pedagógico realizado na escola precisam ser coerentes com o que acontece na sociedade. Para enfrentar essa realidade, a escola precisa conceber e organizar o seu trabalho como um todo e, nesse sentido, está a construção do Projeto Político- Pedagógico. Para Veiga (2015), é INCORRETO que a construção desse projeto:

Os processos educacionais, o docente e os alunos vivenciando novas tecnologias digitais de informação e de comunicação que mudam o cenário escolar como um todo. Diante dessa
perspectiva, assinale a alternativa correta que representa o pensamento de Gabriel (2013).

O desenvolvimento da função da Supervisão Educacional requer a realização de diversas atividades que visam a alcançar os resultados previstos no seu planejamento. Em relação à Supervisão Educacional em visitas em escolas do município, assinale a alternativa importante para concretizar com sucesso essa atividade.

Em relação à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/1996, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.

Coluna 1
1. Uma diretriz dos conteúdos curriculares da educação básica.
2. Considerado um dos princípios do ensino.
3. Finalidade da educação Básica.
4. Um dos critérios para a verificação do rendimento escolar do aluno.
5. É uma incumbência dos professores.

Coluna 2
( ) Possibilidade de aceleração de estudos para alunos com atraso escolar.
( ) Colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade.
( ) Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas.
( ) A difusão de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos, de respeito ao bem comum e à ordem democrática.
( ) Desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Conforme o Estatuto da Criança e do adolescente, Lei nº 8.069/1990, é INCORRETO afirmar que:

Instrução: As questões de números 01 a 20 referem-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados nas questões.

Sobre as ocorrências da palavra ‘que’, devidamente salientadas no texto, avalie as seguintes assertivas:

I. Nas linhas 01 e 12, a palavra ‘que’ é conjunção integrante.
II. Nas linhas 03 e 21, a palavra ‘que’ funciona como pronome relativo.
III. Nas ocorrências das linhas 43 e 49, a palavra ‘que’ poderia ser substituída, respectivamente, por ‘os quais’ e ‘a qual’, sem provocar erro aos períodos em que estão inseridas.

Quais estão corretas?

Instrução: As questões de números 01 a 20 referem-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados nas questões.

Se ‘Os países ricos’ (l. 26) fosse passado para o singular, quantas outras alterações deveriam ser feitas entre as linhas 26 e 31 visando à concordância correta dos períodos?

Instrução: As questões de números 01 a 20 referem-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados nas questões.

Em relação à frase: “Os governos podem se comprometer o quanto quiserem”, avalie as afirmações que seguem, assinalando C, se corretas, ou E, se erradas.

(  ) O uso da forma verbal ‘podem’ atribui à frase a ideia de possibilidade.
(  ) Em lugar de ‘podem’ poderíamos utilizar ‘devem’ sem que houvesse qualquer alteração semântica no período.
(  ) A forma verbal ‘podem’ atribui ao sujeito da frase a ideia de obrigação quanto a se comprometerem.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Instrução: As questões de números 01 a 20 referem-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados nas questões.

No período: ‘Uma abordagem justa e equitativa exigiria que os países ricos eliminassem a maioria do uso de combustíveis fósseis até 2030’ (l. 31-33), a oração introduzida pelo conector ‘que’ classifica-se como:

A Figura 2 abaixo apresenta a janela principal do navegador Mozilla Firefox. Na Figura, está destacado um ícone da barra de ferramentas:

Qual a função do ícone indicado pela seta nº 1 da Figura?

Com fulcro no Estatuto Estadual da Igualdade Racial, Lei nº 13.694/2011, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

(  ) A inclusão do quesito raça, a ser registrado segundo a autoclassificação, será obrigatória em todos os registros administrativos direcionados a empregadores e trabalhadores dos setores público e privado.
( ) Nas datas comemorativas de caráter cívico, as instituições de ensino públicas deverão inserir nas aulas, palestras, trabalhos e atividades afins, dados históricos sobre a participação dos negros nos fatos comemorados.
(  ) Nas instituições de ensino, públicas e privadas, deverá ser oportunizado o aprendizado e a prática de Kuduro, como atividade esportiva, cultural e lúdica, sendo facultada a participação dos mestres tradicionais de Kuduro para atuarem como instrutores desta arte-esporte.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Nos termos da Lei nº 7.960/1989, caberá prisão temporária, quando houver fundadas razões, de acordo com qualquer prova admitida na legislação penal, de autoria ou participação do indiciado, nos seguintes crimes: