Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 24653 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Todo início do mês, após receber seus vencimentos, Maria, ocupante do cargo efetivo de Técnico Superior Especializado da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, comemora, em seu horário de almoço, bebendo vários copos de chope e retorna, em seguida, para o Departamento de Recursos Humanos, onde está lotada. No mês passado, no dia do pagamento, Maria retornou do almoço para a repartição e, visivelmente embriagada, fez um striptease, tirando suas roupas durante dança sensual, sendo a incontinência pública e escandalosa presenciada por diversos servidores.

Com base no Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Poder Executivo do Estado do Rio de Janeiro, após o devido processo administrativo disciplinar, Maria:

Com o objetivo de investir na formação e na qualificação continuada de seus servidores, a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro pretende realizar contratação de serviços técnicos de treinamento e aperfeiçoamento de pessoal, de natureza singular, com determinada sociedade empresária de notória especialização. Estudos preliminares realizados revelaram que o valor proposto pela futura eventual contratada de cento e cinquenta mil reais atende à economicidade, eis que compatível com o valor de mercado.

No caso em tela, o Defensor Público-Geral do Estado:

Em uma determinada obra, foram recebidas 200 telhaspadrão de fibrocimento tipo P3 para a execução da cobertura. Considere que o local de estocagem atende às orientações da NBR 7196:2014.

O menor número possível de pilhas das referidas telhas quando estocadas na horizontal é igual a:

Os valores dos momentos fletores (em módulo) nos nós C e D (figura) são, respectivamente:

No que diz respeito aos procedimentos executivos estabelecidos na NBR 6120:2010 – Projeto e execução de fundações, relacionados ao uso de estacas pré-moldadas de concreto, é correto afirmar que:

Uma amostra de solo de 0,025 m3 apresenta peso específico dos sólidos ou dos grãos (γs) igual a 22,8 kN/m3. Sabendo-se que, após secagem em estufa, a massa do solo é 30 kg, o índice de vazios dessa amostra é:

Considere a gravidade igual a 10 m/s2.

A figura mostra uma estação elevatória de um sistema de abastecimento com reservatórios abertos. As perdas de carga na sucção são de 0,8 m e no recalque, de 2,5 m.

Sabendo-se que a vazão recalcada é de 1 m3/h, que o peso específico da água é de 10.000 N/m3 e que o rendimento do conjunto é de 60%, a potência transferida para o líquido é:

Para realizar a construção de um aeroporto com pista de 4 km de comprimento, uma empresa desenvolveu um projeto em CAD no qual a pista apresentava comprimento de 2 cm.

A escala desse projeto é:

Para executar um serviço de 1 m2 de impermeabilização e
proteção de superfície com papel KRAFT betumado duplo são
consumidos:

A tabela mostra o custo desses insumos, incluindo leis sociais

Considerando um BDI nulo, o custo desse serviço, incluindo mão de obra e materiais, é:

Em uma obra de pavimentação, o material para base do pavimento está sendo obtido de 6 jazidas com diferentes distâncias de transporte ao centro da obra, conforme os dados da tabela a seguir

O valor da distância média de transporte para a obra é:

Um gerador de corrente contínua (CC) do tipo Shunt possui:

O circuito apresentado abaixo é composto por uma fonte senoidal U, sete resistores, um capacitor e um indutor.

A ddp da fonte é igual a 60 V e o valor de R é igual a 10 Ω.

Sabendo-se que a potência reativa do circuito é igual a zero, a corrente elétrica fornecida pela fonte do circuito, em ampères, é igual a:

Considere um sistema elétrico trifásico de sequência de fases ABC, a três fios, equilibrado, e com a fonte e a carga na configuração estrela. A tensão da fase A em relação à fase B é igual a 380 V com um ângulo de fase igual a 0o. A impedância de cada carga monofásica que compõe a carga trifásica é igual a 10 Ω, com ângulo de 30o.

A corrente elétrica na fase A é igual a:

A figura abaixo apresenta um diagrama em blocos de um sistema linear invariante no tempo.

A saída y(t) é igual a:

A demanda média de energia de uma instalação elétrica industrial é de 576 kW. Todas as cargas que são atendidas por essa instalação possuem fatores de potência invariáveis e iguais a 0,6 indutivo e o transformador que alimenta essa instalação nas condições apresentadas não pode ser solicitado por uma potência maior que 1.200 kVA.

Para o limite máximo de operação do transformador, o fator de carga da instalação é igual a:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282